21.1.09

Com 209 anos, Casa Branca passou por incêndios e reformas

Com 132 quartos e 35 banheiros, casa já presenciou 17 casamentos.
Saiba mais sobre o novo lar da família Obama



 

Ampliar FotoFoto: Reprodução/Wikemedia Commons

Imagem mostra a fachada sul da Casa Branca (Foto: Reprodução/Wikemedia Commons)

Barack Obama tomou posse na presidência dos EUA nesta terça-feira (20) e mudou-se para a Casa Brana, residência oficial dos presidentes norte-americanos.

 

A história da Casa Branca começou em 1790, quando o presidente George Washington assinou um ato declarando que a sede do governo federal deveria ficar em um distrito perto do Rio Potomac. Junto com o arquiteto Pierre L’Enfant, o presidente escolheu o local para a nova casa, que hoje fica no número 1.600 da Avenida Pensilvânia.

 

 

Ampliar FotoFoto: Reprodução/Wikemedia Commons

Projeto de James Hoban, em 1793 (Foto: Reprodução/Wikemedia Commons)

Um concurso para o projeto foi instaurado, e nove propostas foram analisadas. O projeto vencedor, de James Hoban, começou a ser construído em 1792, e só ficou pronto em 1800.

 

O primeiro presidente a morar na casa foi John Adams, com sua mulher, Abigail. Desde essa época, o presidente faz suas próprias mudanças quando entra na casa, decorando-a do jeito que quiser.

 

Até 1901, a casa era chamada apenas de "casa do presidente". Foi Theodore Roosevelt que deu o nome oficial da residência de Casa Branca. No ano seguinte, Roosevelt deu início a uma série de mudanças e, em 1909, o Salão Oval ficou pronto, nas novas dependências da casa.

 

Na presidência de Harry S. Truman, entre 1945 e 1953, uma reforma alterou muito o interior da casa, com exceção do terceiro andar. As paredes da parte externa, no entanto, ainda são originais.

 

Incêndios

A Casa Branca sobreviveu a dois incêndios. Um em 1814, durante a guerra anglo-americana de 1812, quando as tropas britânicas invadiram e puseram fogo em boa parte de Washington. Outro, no Natal de 1929, quando Herbert Hoover era presidente. Nesse último, conta-se que Hoover teve de deixar a festa de Natal às pressas para salvar documentos importantes no salão oval.

 

Segundo reportagem da revista "Time", um eficiente sistema detector de fumaça foi instalado na casa em 1965, evitando novos casos de incêndios.

 

Dependências

A Casa Branca tem 132 quartos e 35 banheiros. Há 412 portas, 147 janelas, oito escadas e três elevadores. Com cinco chefes de cozinha trabalhando 24 horas, é possível servir um jantar para até 140 convidados e coquetel para mais de mil.

 

As dependências ainda incluem quadra de tênis, pista de corrida, piscina, cinema e pista de boliche.

 Fonte:G1

Disponível em:http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL953524-16107,00-COM+ANOS+CASA+BRANCA+PASSOU+POR+INCENDIOS+E+REFORMAS.html