25.3.09

Confira trechos de filmes do festival 'É tudo verdade' 2009

Mostra de documentários abre nesta quarta (24) em SP e quinta no Rio.
Novos longas de José Padilha e estreia de Maria Ribeiro são destaque.

 'GARAPA', de José Padilha

 

O diretor de 'Tropa de elite' volta às telas de cinema com um retrato em preto-e-branco da fome no Brasil. O longa-metragem mostra três famílias do Ceará em situação de miséria, que lutam diariamente para ter o que comer. Hoje, cerca de 11 milhões de brasileiros enfrentam o problema. 

 'DOMINGOS', de Maria Ribeiro 

A atriz estreia como cineasta neste filme-homenagem ao diretor Domingos de Oliveira, autor de mais de 20 peças de teatro e 13 filmes, do clássico 'Todas as mulheres do mundo' (1966) ao recente 'Juventude'. Hoje, aos 72 anos, Domingos vive como um menino que estivesse apenas começando a viver. 'Não tenho 70 anos, tenho 7', costuma brincar.

 CORUMBIARA, de Vincent Carelli 

Em 1985, a gleba Corumbiara, no sul de Rondônia, foi cenário de um massacre de índios isolados. Desde então o documentarista Carelli luta com sua câmera para que o ocorrido não caia no esquecimento.

 'CARTAS AO PRESIDENTE', de Petr Lom

 

Filme de abertura do festival em São Paulo, esse documentário conta com um raro acesso aos bastidores do governo do polêmico presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad e apresenta uma radiografia de um de seus mais caros métodos populistas – o estímulo a que a população lhe escreva cartas, contando seus problemas.

 'CILDO', de Gustavo Rosa de Moura

 

O longa-metragem mostra a vida, a obra e as idéias de Cildo Meirelles, um dos principais artistas plásticos brasileiros da atualidade, vencedor do Prémio Velásquez em 2008.

 CIDADÃO BOILESEN, de Chaim Litewski


O filme traz um exame do financiamento da repressão violenta à luta armada no Brasil por grandes empresários, a partir da trajetória do dinamarquês Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra executado pela guerrilha urbana por suas ligações com a Oban.

 'SOBREVIVENTES', de de Miriam Chnaidermann e Reinaldo Pinheiro


O documentário reúne diversos personagens de diferentes sexos, profissões e origens sociais que relatam em primeira pessoa sua viagem particular a uma situação limite.

'Z32', de Avi Mograbi

 

A produção franco-israelense revela arquivos guardados na Shovrim Shtika, organização israelense que coleta testemunhos de soldados que serviram nos territórios ocupados a partir de 2000, ano da Segunda Intifada. Um deles relata uma operação de vingança, em que dois policiais palestinos foram mortos por soldados israelenses. O diretor encontra um desses soldados, mas a filmagem implica superar vários desafios.

 Fonte:G1
Disponível em:http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1058135-7086,00-CONFIRA+TRECHOS+DE+FILMES+DO+FESTIVAL+E+TUDO+VERDADE.html