29.6.09

A tragédia da Soyuz


Jornal do Brasil: A tragédia da Soyuz

Os cosmonautas Georgi Dobrovolski, Vladislav Volkov e Viktor Patsayev, que estavam em órbita da Terra na estação Salyut-1 por 42 dias, foram encontrados mortos nos assentos da cápsula Soyuz-11 pela equipe de resgate soviética. Os cosmonautas retornaram à Terra depois de terem cumprido todos os objetivos da missão. A Soyuz-11 desceu suavemente no local predeterminado, mas quando foi a escotilha da nave foi aberta os tripulantes estavam "sem sinal de vida".
As mortes foram provocadas por falha da válvula que deveria controlar a pressurização dentro da cabine durante a reentrada na atmosfera. Devido ao defeito todo o oxigênio do interior da nave escapou e os tripulantes foram asfixiados. Os cosmonautas haviam batido o recorde de permanência no espaço, que se manteve até a missão americana Skylab 2, em maio de 1973.

A partir de estudos realizados depois da tragédia os técnicos soviéticos concluíram que os astronautas deveriam usar trajes conectados a um sistema de emergência pronto para responder a uma perda de pressão durante a reentrada na atmosfera ou decolagem. A Soyuz foi redesenhada para transportar apenas dois cosmonautas. O espaço extra seria usado pela dupla para vestir os trajes espaciais.

O início do programa foi problemático. Os russos começaram a projetar a Soyuz depois do discurso do presidente John Kennedy, em 1961, anunciando que os americanos iam enviar homens à Lua antes do final da década. A ideia era derrotar os americanos e chegar à Lua em 1968. A primeira missão de teste seria realizada em abril de 1967.

Duas Soyuz seriam lançadas no intervalo de poucas horas. A Soyuz 1 levaria o cosmonauta Vladimir Komarov e a Soyuz 2 seria tripulada por Valery Kubasov, com mais dois tripulantes a bordo. A nave que subiu com Komarov não abriu um dos painéis solares e o sistema de orientação também apresentou defeitos.

O lançamento da Soyuz 2 então foi cancelado e os técnicos tentaram trazer de volta o cosmonauta. Entretanto o sensor de altitude falhou, o paraquedas principal não se abriu. Komarov morreu quando o paraquedas de reserva também falhou e a nave se espatifou no solo.

Marcos Pontes viajou na Soyuz
O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, viajou a bordo da nave Soyuz em companhia do cosmonauta russo Pavel Vinogradov e do americano Jeffrey Williams, em março de 2006. A Soyuz de Marcos Pontes foi a última versão do mesmo modelo usado em 1967.

A missão da década de 60 fracassou, mas nave passou a ser o principal meio de transporte até a estação espacial internacional. A Soyuz decolou da base de Baikonur, no deserto do Cazaquistão, impulsionada por um foguete igual ao que lançou Iuri Gagarin, o primeiro homem a viajar para o espaço, em 1961.

O foguete, que lançou as Soyuz, tem um estágio superior mais comprido, e leva mais combustível do que o usado por Gagarin, já que a Vostok do primeiro cosmonauta só levava um tripulante, enquanto a Soyuz transportava três.
Fonte : JBlog