27.9.09

27 de setembro de 1996 Talibã

27 de setembro de 1996 - Talibã toma o poder no Afeganistão



O Afeganistão, país da Ásia Central que viveu em guerra civil desde a retirada do exército da então União Soviética, em 1989, teve o governo tomado por um dos mais radicais movimentos islâmicos de que se tem notícia. Numa ofensiva relâmpago, o Talibã, formado em 1994 por jovens estudantes, tomou a capital, Cabul, e formou um governo encarregado de aplicar a Charia (Lei islâmica).

A primeira vítima do governo interino, formado por seis mulás - líderes religiosos de mesquitas islâmicas - e presidido por Mohammed Rabani, foi o último presidente comunista do país, Mohammed Najibullah, que desde 1992, quando foi derrubado por outro grupo deguerrilheiros, estava refugiado na representação da Organização das Nações Unida (ONU). Najibullah e o seu irmão Shapur foram enforcados em praça pública "por ter traído o Islã". Seus corpos foram pendurados no poste de iluminação da casamata da entrada do palácio presidencial, no centro de Cabul. O secretário da ONU, Butros Ghah, considerou lamentável a violação do espaço neutro das Nações Unidas e o assassinato de Najibullah, que na década de 1980 negociou a retirada das tropas da então União Soviética.

O repórter Gervasio Sanchez, do jornal espanhol El País, que esteve no Afeganistão no mês anterior à tomada do poder pelos Talibãs, afirmou na época que os anos de guerra "devolveram o Afeganistão à Idade Média" e que a área urbana de Cabul era “um acúmulo de ruínas infectadas de minas traiçoeiras que continuavam a matar e ferir".

Um país, diversas ocupações
Um dos países mais pobres do mundo, a República Islâmica do Afeganistão localiza-se em uma posição estratégica entre o Oriente Médio, a Ásia Central e a Índia, sendo por isso um país disputado por várias nações ao longo dos séculos. No final da década de 70, o Afeganistão tornou-se campo de batalha da Guerra Fria, com a ocupação do país por soldados soviéticos. Em 1996 o regime Talibã tomou o poder na região, sendo deposto somente em 2001, com a ocupação do país por forças militares norte-americana empenhadas na luta contra o terrorismo.

Fonte: JBLOG