19.10.09

Biografia Fidel Castro

Fidel, Da Revolução à Ditadura
O ex-presidente de Cuba, que completa 83 anos em agosto de 2009, continua a ser uma figura polêmica. Venerado e odiado na mesma proporção pelas estratégias e atitudes que tomou durante sua vida política, Fidel mostra que ainda comanda o governo cubano, mesmo afastado do poder


Por Sérgio Pereira Couto

IMAGEM CEDIDA PELA EDITORA ESCRITURAS

Fevereiro de 2008. Os jornais noticiam a reação mundial à renúncia de Fidel Castro à presidência de Cuba. O secretário de Estado da França, Jean-Pierre Jouyet, declara que seu país espera que a decisão de Castro "abra um novo caminho e que exista mais democracia no país - o castrismo tem sido o símbolo do totalitarismo". Já a secretária de Estado espanhola para a Ibero-América, Trinidad Jiménez, disse que "esse é o momento em que Raúl Castro vai poder assumir com mais capacidade, solidez e confiança esse projeto de reformas. Ele mesmo já havia falado isso, e creio que poderia começar a realizar agora esse grupo de reformas".

IMAGEM CEDIDA PELA EDITORA ESCRITURAS
Acima, o comandante faz sua entrada triunfal em Havana, já conquistada por seus homens, em 8 de janeiro de 1959. O ditador Batista fugiu, levando uma fortuna incalculável, e a multidão acolhe calorosamente o homem que, desde esse momento, governará Cuba por 48 anos

Em resumo, as principais nações fizeram questão de se manifestar quando a notícia correu pelo mundo. As reações foram as mais variadas possíveis, mas todas pareciam apontar para uma unanimidade: Cuba necessitava de uma oportunidade para finalmente se democratizar. E a renúncia de Fidel parecia ser o momento que todos aguardavam com ansiedade.

Historiadores como o argentino José Ignacio García Hamilton (1943-2009) afirmam que Fidel teve uma trajetória política semelhante à de líderes latino-americanos do século XIX, como José de San Martín (1778-1850) e Simón Bolívar (1783-1830). Hamilton explica que os dois exemplos históricos chegaram ao poder pela libertação de seus povos, mas que depois tentaram ficar em caráter permanente nas lideranças. Fidel seria um terceiro exemplo e o mais perigoso deles, já que ele se tornou, na opinião do historiador, "um ditador pior do que seu principal inimigo, Fulgêncio Batista (1901-1973)", que foi derrubado pela Revolução Cubana, em 1959. Para Hamilton, a única diferença entre Fidel e Fulgêncio foi o tempo de permanência no poder - quesito em que o primeiro ganha de disparada.

A exemplo de tantos outros líderes políticos, Fidel Castro continua a ser uma figura polêmica. Há quem ou ame e há quem o odeie, mas dificilmente encontra-se um meio-termo. O líder do Partido Comunista da Federação Russa, Guennadi Ziuganov, chamou o ex-presidente cubano de "político genial, responsável e valente em nome dos interesses de seu país e seu povo". Mas, afinal, o que Fidel tem, capaz de despertar tantos sentimentos diferentes?

JUVENTUDE E VIDA DE ESTUDANTE

IMAGEM CEDIDA PELA EDITORA ESCRITURAS
Quando criança, aluno dos jesuítas, em Santiago de Cuba e em Havana, Fidel Castro se revela um menino inteligente e cheio de vontade

Nascido em 13 de agosto de 1926, no pequeno povoado de Birán, hoje conhecido como Província de Holguín, localizado na parte leste de Cuba, Fidel é filho de um imigrante espanhol e latifundiário vindo da Galiza, chamado Ángel Castro, e de uma trabalhadora que conseguiu emprego em sua fazenda, Lina Ruz. Aos 4 anos de idade foi enviado para Santiago de Cuba pelo pai e foi batizado somente aos 8 anos, com o nome de Fidel Hipólito. Apenas quando completou 17 anos foi reconhecido oficialmente e registrado com seu nome definitivo: Fidel Alejandro Castro Ruz. Seu pai ainda teve dois filhos com a primeira esposa e mais três com a mãe de Fidel, entre eles o sucessor no governo cubano, Raúl Castro.

Sua infância é envolta em histórias curiosas, como a que narra sua incrível capacidade de memorização. Diz-se, inclusive, que ele podia memorizar livros inteiros. Canhoto, foi educado em colégios jesuítas como o La Salle e o Dolores, ambos em Santiago, e o Colegio Belén, de Marianao. Chegou até a exercer a função de coroinha. Além disso, foi premiado como melhor atleta estudantil secundarista em 1944, posição obtida devido à sua altura e físico. Também praticava beisebol, o esporte nacional cubano.

ACERVO CIÊNCIA E VIDA
Fulgêncio Batista foi um dos maiores inimigos de Fidel. Ele comandou Cuba de 1933 a 1940, tornando-se em seguida o presidente oficial de 1940 a 1944 e novamente de 1952 a 1959

Em 1945, entrou para a Universidade de Havana e, durante o segundo ano do curso, editou com Baudilio Castellanos o periódico mensal Saeta, impresso em mimeógrafo e distribuído gratuitamente, no qual reproduzia conferências de classes. Não demorou muito para que o jovem Fidel se acostumasse a ser líder estudantil. Formou-se em Direito em 1949, mas não antes de ser dirigente da Federação de Estudantes Universitários (FEU) e participar de alguns eventos, como a expedição frustrada, em 1947, de Cayo Confites contra a ditadura de Rafael Leónidas Trujillo (1891-1961), na República Dominicana. Fidel também colaborou com o Congresso Latino-Americano de Estudantes, que aconteceu simultaneamente com a IX Conferência Panamericana, em 1948, em Bogotá, que o permitiu manter contato com o intelectual e cineasta cubano Alfredo Guevara, um dos fundadores do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), criado em 1959.

Já formado em Direito, casou-se com a estudante de Filosofia Mirta Diaz-Balart, em 1948, de quem se divorciou seis anos depois. O filho dessa relação, Fidel Castro Diaz-Balart, também conhecido como Fidelito, nasceu em 1949 e trabalhou como chefe da comissão de energia atômica do país. Hoje é físico nuclear e assessor científico do governo cubano.

Pouco tempo depois, em 1956, nasceu Alina Fernández, fruto de um caso extraconjugal que Fidel manteve com Natalia Revuelta. Alina só soube que era filha do ditador quando tinha 10 anos, e hoje vive como exilada nos Estados Unidos, terra que adotou desde 1993. A irmã de Fidel, Juanita Castro Ruz, também é exilada política e vive na mesma cidade.

O SURGIMENTO DE UM MITO

Depois de concluir os estudos universitários, Fidel se dedicou a defender de todas as formas possíveis aqueles que se manifestavam contra o governo então vigente no país. Qualquer um que atacasse trabalhadores e sindicatos era denunciado, e isso apenas durante o governo de Carlos Prío Socarrás (1903-1977), famoso por seus atos ilegais e corrupção. As denúncias eram feitas por meio do jornal Alerta e das emissoras de rádio Álvarez e COCO.

As ideias de Fidel Castro, por volta do ano 1953, eram consideradas nacionalistas e reformistas

Em seguida, Fidel se vinculou ao Partido do Povo Cubano, liderado por Eduardo Chibas (1907-1951), de onde sairia candidato a representante nas eleições de 1952. O golpe de Estado liderado por Fulgêncio Batista, em março daquele ano, assunto abordado por Fidel em artigo publicado no jornal La Palabra, foi a mola motriz que o convenceu de que era necessário buscar formas diferentes de ação para "transformar a sociedade cubana", como ele mesmo disse.

IMAGEM CEDIDA PELA EDITORA ESCRITURAS
Fidel Castro com os irmãos Raúl (centro) e Ramón, vestindo o uniforme do colégio jesuíta Dolores, em Santiago de Cuba

Logo após o golpe, Fidel imprimiu em mimeógrafo e distribuiu de maneira clandestina sua denúncia contra o golpe. Com outros jovens que editavam e imprimiam o jornal clandestino Son los Mismos, trocou o nome do veículo para El Acusador e tornou-se coeditor, assinando seus artigos apenas com seu segundo nome, Alejandro, o mesmo que mais tarde usaria para rubricar suas mensagens e correspondências. Foi desse mesmo grupo que saíram os participantes que, sob suas orientações, atacariam o Quartel Moncada, em 26 de julho de 1953. Estavam lançadas as sementes do Movimento Revolucionário 26 de julho, conhecido pela abreviação M-26-7. Porém, a empreitada foi um fracasso. O que virou lucro nessa história foi o fato de que a reputação nacional de Fidel cresceu muito. Suas ideias, na época, eram consideradas como nacionalistas, anti-imperialistas e reformistas.

Fidel foi julgado e condenado a 15 anos de prisão. Nessa ocasião, proferiu seu mais famoso discurso, conhecido como "A história me absolverá". Ele havia assumido a própria defesa, que mais tarde foi impressa e distribuída clandestinamente. Foi cumprir sua pena na prisão de Boniato, em Santiago, e mais tarde foi transferido para o Presídio Modelo, em Isla de Pinos, hoje Isla de La Juventud, localizada no extremo oeste de Cuba. Ele deixou a cadeia em maio de 1955 graças a uma anistia. Partiu para o exílio no México, onde fundou oficialmente o M-26-7.

IMAGEM CEDIDA PELA EDITORA ESCRITURAS
Fidel Castro e o magistrado Urrútia assinam as primeiras medidas administrativas

Fidel prometia, em breve, voltar ao país e combater o regime de Batista. Começou então a publicar mais artigos em jornais como o La Calle e o semanário Bohemia, além de realizar aparições em rádio e TV. Enquanto isso, o movimento revolucionário era estruturado em escalas nacional e internacional.

Não demorou muito para que seus artigos começassem a ser censurados e logo seus canais de expressão foram cortados. Apenas dois meses depois de voltar de seu primeiro exílio no México, Fidel começou a trabalhar na preparação daqueles que o acompanhariam em sua luta. Para tanto, dedicou-se a aumentar sua participação em atividades políticas e escreveu o chamado Manifesto Número Um do M-26-7. Esse texto circulou de maneira clandestina pela ilha toda e firmou o chamado Pacto do México, feito com a participação de José Antonio Echeverría, presidente da FEU. Essa seria a principal força que se opunha ao governo de Fulgêncio Batista.

A FORTUNA DO COMUNISTA

Em 2005 a revista norte-americana Forbes incluiu Fidel Castro na lista das pessoas mais ricas do mundo. Para a publicação, o patrimônio do cubano estaria estipulado em cerca de US$ 550 milhões

IMAGEM CEDIDA PELA EDITORA ESCRITURAS
O mar, o nado, a pesca: Fidel acaba de voltar de um mergulho. Veste roupa de mergulho e ergue a máscara. A paixão pelos esportes aquáticos o acompanhará durante toda a vida

N ão é apenas na política que Fidel Castro é polêmico. Como todo líder de governo e figura pública, seu patrimônio é um assunto que chama a atenção de todos. A Forbes, revista norte-americana de economia, publicou uma lista em 2005 colocando Fidel entre as pessoas mais ricas do mundo. Segundo a publicação, a fortuna do ex-presidente gira em torno de US$ 550 milhões. O texto levantou diversas hipóteses sobre como o político teria acumulado tanto dinheiro. Para a publicação, o montante citado seria resultado da soma do patrimônio das empresas estatais do governo de Cuba. Assim, Fidel teria conquistado toda essa riqueza a partir de "uma rede de negócios pertencentes ao Estado", entre eles o Palácio de Convenções, um centro próximo a Havana; o conglomerado do setor de varejo Cimex; e o Medicuba, que vende vacinas e outros produtos farmacêuticos produzidos em Cuba.

A Forbes afirmou ainda que Fidel viaja exclusivamente em comboios de carros da marca alemã Mercedes-Benz e que ele teria recebido US$ 50 milhões em 1993 pela venda da fabricante estatal de rum Havana Club para a francesa Pernod Ricard. No entanto, o cálculo da Forbes não passa de especulação, já que a própria revista admitiu não ter provas sobre a existência de contas no exterior em nome de Fidel. Porém, os editores da publicação insistiram na existência de uma "fortuna" ligada a ele.

Fidel, claro, negou esse valor e ainda considerou a reportagem "uma infâmia". Ele ainda desafiou a revista a provar que há alguma conta dele no exterior de qualquer valor, em qualquer banco internacional. Se isso fosse provado, disse Fidel, ele renunciaria às suas funções no governo cubano. Nada até hoje foi confirmado e a Forbes ainda teve de aguentar a acusação feita por ele de ser ligada aos serviços de inteligência norte-americanos.

No mesmo período, Fidel foi aos Estados Unidos para obter o apoio dos imigrantes cubanos que lá viviam e chamou a atenção deles com discursos proferidos em Nova York e Miami. No final de 1956, partiu com dezenas de combatentes do porto mexicano de Tuxpan, em uma embarcação chamada Granma, e desembarcou em 2 de dezembro na praia de Las Coloradas. Ele e seus companheiros foram para Sierra Maestra, que se tornou a base do Exército Rebelde Cubano por mais de dois anos. A essa altura, Fidel já estava no posto de comandante-em-chefe do exército.

Com o financiamento e o apoio norte-americano, desenhou e guiou a estratégia de luta contra a ditadura batistiana

Com o financiamento e o apoio norte-americano, desenhou e guiou a estratégia de luta contra a ditadura batistiana, operação que teve o suporte da unidade de ação das forças opositoras revolucionárias. Entre os 81 rebeldes constava outro nome que entraria para a história, o do médico argentino Ernesto "Che" Guevara (1928-1967).

IMAGEM CEDIDA PELA EDITORA ESCRITURAS
Ao lado do escritor Ernest Hemingway, Fidel carrega três troféus de prata conquistados durante o campeonato de pesca, encerrado em 15 de maio de 1960

O exército de Fidel enfrentou vários combates e teve vitórias, orientou a criação de novas frentes guerrilheiras em Oriente e Las Villas e ainda trabalhou na preparação de leis fundamentais que deveriam promulgar-se, uma vez alcançado o sucesso. Suas ideias se espalharam em âmbito nacional e internacional por meio de alguns veículos como o jornal El Cubano Libre, a emissora Radio Rebelde e entrevistas para jornais e revistas do mundo inteiro.

O carisma de Fidel logo demonstrou ser uma arma poderosa. Depois da fuga do exército de Batista, que deixou Cuba em 1º de janeiro de 1959, Fidel passou a ser o chefe do governo, primeiro como primeiro-ministro, entre 1959 e 1976, e depois presidente do governo e primeiro secretário do Partido Comunista, de 1976 a 2008.

Toda a polêmica acerca de Fidel nos dias de hoje vem do período posterior ao da Revolução Cubana. Após a fuga do exército do ditador Batista, o líder revolucionário consolidou a vitória com uma marcha em direção a Havana, onde entrou uma semana depois. Foi então que o governo o nomeou comandante-em-chefe de todas as forças armadas, terrestres, aéreas e marítimas. Tornou-se primeiro-ministro no mês seguinte. Após a vitória, ele foi para os Estados Unidos. Cuba, sob a égide de Fidel, declarou-se Estado Socialista, em 1961. A União Soviética anunciou seu apoio econômico e militar ao novo governo ao adquirir a maioria do açúcar produzido na ilha. Desde então, Cuba passou a sofrer o embargo econômico norte-americano. Em abril daquele ano, vários cubanos exilados, financiados pelos Estados Unidos, tentaram sem sucesso derrubar o governo.

Em 1962 aconteceu a famosa Crise dos Mísseis Cubanos, e a situação com os Estados Unidos se intensificou. Isso, porém, não impediu que o governo começasse a criar um novo aparato estatal, com leis a favor de setores mais desfavorecidos, além da fundação de órgãos como o Instituto Nacional de Reforma Agrária (INRA) e instituições culturais, como a Imprensa Nacional de Cuba e o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC).

Inúmeras vezes seu governo recebeu acusações de autoritarismo, radicalismo e violação aos direitos humanos

Dez anos após a revolução, Fidel Castro instaurou na grande ilha um regime consolidado, apesar das dificuldades econômicas. O comandate nunca tirou o uniforme militar e, quase nunca, os inseparáveis charutos Cohiba entre os dedos

Quando anunciou sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro, em julho de 1959, causada pelos problemas que enfrentava devido às exigências do então presidente Manuel Urrutia (1908-1981), que ia de encontro às leis e medidas revolucionárias, o povo cubano reagiu com a exigência da reincorporação de Fidel e a saída do presidente do poder. Fidel voltou ao cargo e continuou com os projetos, dentre eles a nacionalização de empresas estrangeiras, a Reforma Urbana, o desenvolvimento da indústria nacional e a diversificação agrícola, além da pioneira Campanha de Alfabetização. Também constavam em seus planos a nacionalização e a gratuidade do ensino em todos os níveis, a eliminação da saúde pública privada e do desporte profissional, a melhoria das condições de vida dos setores mais populares, o estabelecimento de vínculos com nações de todo o mundo e todos os sistemas sociais de governo.

Entre as associações que tiveram sua mão na criação ou na inspiração, encontram-se diversos grupos como a Associação de Jovens Rebeldes (ARJ), os Comitês de Defesa da Revolução (CDR), as Milícias Nacionais Revolucionárias (MRN), a União de Pioneiros de Cuba (UCP), a Federação de Mulheres Cubanas (FMC), entre outras de caráter seletivo e político. Fidel ainda teve tempo para redigir alguns textos que são considerados até hoje como fundamentais da história contemporânea de Cuba e até da América Latina, como os que pertencem ao conjunto da Primeira e da Segunda Declaração de Cuba, de 1960 e 1962, respectivamente. Quando houve a invasão mercenária organizada e financiada pelos Estados Unidos, em Playa Girón, no centro sul da ilha, foi Fidel quem dirigiu pessoalmente as tropas que os enfrentaram.

O GRANDE DITADOR

Cuba sempre cuidou de suas relações internacionais. Fidel embarcou em uma série de viagens por países da América Latina, Europa, África e Ásia. Todas essas visitas tinham o objetivo de representar o país em congressos, conferências, organizações e em encontros amistosos.

A presença de Fidel se destacou quando o comandante participou das cúpulas do Movimento de Países Não Alinhados, definido como um movimento que reúne 115 países (quantidade relativa a 2004), em geral nações em desenvolvimento, com o objetivo de criar um caminho independente no campo das relações internacionais, que permita aos membros não se envolverem no confronto entre as grandes potências. Fidel ainda se dedicou à divulgação de seus discursos, artigos e entrevistas em livros de própria autoria e compilações, além de filmes institucionais e participações em empresas de TV e rádio de Cuba e do exterior.

Com toda essa atividade, ganhou um prêmio que foi pouco divulgado, o Prêmio Lenin da Paz, em 1961. Também recebeu o título de Doutor Honoris Causa em várias universidades da Europa e da América Latina, além de condecorações por trabalhos em prol das relações com outros países. Um dos prêmios mais alardeados que ele conquistou foi o Mijaíl Shólojov, que lhe foi entregue em 1995 pela União de Escritores da Rússia.

A CRISE DOS MÍSSEIS

A tensão que envolveu Estados Unidos, Cuba e União Soviética ocorreu em 1962 e fez muitos pais de família norte-americanos construírem abrigos antinucleares nos quintais de suas próprias casas

Conhecida como Crise Caribenha entre os russos e Crise de Outubro para os cubanos, a famosa Crise dos Mísseis de Cuba foi um dos episódios mais tensos da Guerra Fria, travada entre os norte-americanos e os soviéticos, desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) até a extinção da União Soviética, em 1991.

Tudo começou com uma resposta dos soviéticos à invasão de Cuba pelos Estados Unidos, em abril de 1961 (a Invasão da Baía dos Porcos), e à instalação de mísseis norteamericanos na Turquia. Cuba recebeu alguns mísseis soviéticos, o que fez os norte-americanos imaginarem que estavam sob a mira dessas armas.

ARQUIVO CIÊNCIA E VIDA
Vista aérea da base de lançamento de mísseis em Cuba. Foto datada em novembro de 1962

Em outubro de 1962, os Estados Unidos divulgaram fotos de um voo secreto feito por eles sobre Cuba que revelava a existência de 40 silos que abrigavam os mísseis. As duas superpotências, EUA e URSS, pareciam à beira de uma guerra nuclear, pesadelo que atormentaria o mundo todo por um bom tempo. O governo de John Kennedy (1917-1963) encarou o fato como um ato de guerra contra seu país.

Nikita Khrushchev (1894-1971), então primeiro-ministro soviético, defendeu-se ao afirmar que os mísseis eram defensivos e que tinham sido instalados em Cuba para dissuadir outra tentativa de invasão da ilha. Os norte-americanos se sentiram muito ofendidos, afinal, os mísseis se encontravam a apenas 150 quilômetros de seu território. Kennedy pressionou Khrushchev a desativar as armas ou a guerra seria inevitável.

A crise durou 13 dias, terminando em 28 de outubro de 1962, quando Khrushchev, após conseguir secretamente uma retirada dos mísseis da Turquia, concordou em remover os que estavam em Cuba. Enquanto isso, os norte-americanos entraram em uma paranoia de guerra, a ponto de comprarem tijolos e cimento para a construção de abrigos antinucleares. Quando Kennedy anunciou a gravidade da situação em rede nacional de TV, muitos chefes de família dos Estados Unidos cavaram seus próprios abrigos nos jardins de suas casas para se protegerem do perigo nuclear, que na realidade nunca aconteceu.

IMAGEM CEDIDA PELA EDITORA ESCRITURAS
Fidel Castro em um de seus discursos famosos pelos recordes de duração, chegando a 8 horas consecutivas

Mas a popularidade de Fidel dentro e fora de Cuba é discutível. Ele chegou ao poder com o apoio da maioria dos cidadãos cubanos ao fazer promessas de criação de uma administração honesta com liberdades civis e políticas, além das reformas moderadas. Ao longo dos anos, no entanto, não foi essa a cartilha que seguiu. Inúmeras vezes seu governo recebeu acusações de autoritarismo, radicalismo e violação aos direitos humanos, além de perseguição a religiosos e homossexuais.

Milhares de cubanos deixaram seu país legal ou ilegalmente apenas por não estarem de acordo com o governo. Muitas são as reportagens que narram casos de pessoas que entraram nos Estados Unidos a partir de fugas marítimas, os chamados "balseiros", e que fazem de tudo para chegar à terra do Tio Sam apenas para se verem livres das perseguições dos adeptos do governo castrista. Esse contingente é tão significativo que um acordo entre os Estados Unidos e Cuba foi feito estabelecendo que os cubanos que conseguissem alcançar o solo norte-americano teriam direito à cidadania norte-americana.

Além dos Estados Unidos, os cubanos dissidentes também se refugiam em massa na Espanha, e muitos participam de movimentos anti-Fidel, um problema que o sucessor Raúl Castro deve enfrentar. Os opositores de Fidel defendem a queda do regime castrista e a criação imediata de reformas democráticas no país.

Os Estados Unidos mantêm o país como um dos quatro no mundo considerados como refúgio de terroristas, ao lado de Sudão, Irã e Síria

E não é apenas dos cubanos que vêm as críticas. A comunidade internacional costuma recriminar muito as atuações de Cuba em relação aos direitos humanos. O governo de Fidel foi muito acusado de violação desses princípios e do tratamento dado a presos políticos e dissidentes. Há casos de pessoas que foram condenadas à morte somente por se posicionarem contra o governo.


IMAGEM CEDIDA PELA EDITORA ESCRITURAS
Fidel Castro se comove após receber uma rosa branca durante o Congresso Pedagogia, em 1997, em Havana. Na foto acima, na abertura do ano escolar de 1997-98, Fidel fala aos alunos e professores diante de uma fotografia gigantesca de Che Guevara

O curioso é que um sentimento ambíguo pareceu dominar os cubanos quando a notícia dos problemas de saúde de Fidel foi divulgada, em 2006. Enquanto alguns torciam para que Fidel se recuperasse logo, parte da comunidade cubana que vive em Miami comemorou a notícia da internação do líder, que na época passava por uma cirurgia de intestino.

Mesmo afastado do poder, Fidel continua a manifestar suas opiniões. Um dos exemplos mais claros foi seu recente artigo publicado na série Reflexões, veiculado por órgãos oficiais de imprensa. Sobre uma possível volta de Cuba para a Organização dos Estados Americanos (OEA), da qual foi excluída em 1962, disse como se estivesse ainda no poder que "Cuba respeita os critérios de governos dos países irmãos da América Latina e do Caribe que pensam de outra forma, mas não deseja fazer parte dessa instituição".

PRÊMIO LENIN DA PAZ

A premiação designada pelo governo da União Soviética, conferida a Fidel em 1961, reconhecia indivíduos que trabalhavam de forma notável pela paz e era uma espécie de versão soviética do Nobel

IMAGEM CEDIDA PELA EDITORA ESCRITURAS

Todos os leitores, com certeza, já ouviram falar sobre o Prêmio Nobel da Paz, instituído pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel (1833-1896). Poucos, porém, sabem que existiu uma premiação soviética equivalente chamada Prêmio Lenin da Paz. A distinção conferida por realizações nos campos das artes e ciências, entre outros, foi criada em 1949 pelo governo da União Soviética e, no início, era denominado de Prêmio Internacional Stalin para o Fortalecimento da Paz entre os Povos. Mas em 1956, em decorrência do processo de "desestalinização" da União Soviética, mudou de nome para Prêmio Internacional Lenin para o Fortalecimento da Paz entre os Povos.

O prêmio é considerado um equivalente do Nobel, já que premia pessoas que atuam nos mesmos moldes do concorrente ocidental. Criado em 21 de dezembro de 1949, em homenagem aos 70 anos de nascimento de Joseph Stalin (1878-1953), parou de ser distribuído em 1991. Os ganhadores eram escolhidos por um comitê internacional apontado pelo governo soviético. Entre os vencedores mais conhecidos, além de Fidel Castro, que o ganhou em 1961, estão nomes como o escritor Jorge Amado (19122001), premiado em 1955, o artista norte-americano Rockwell Kent (1882-1971), em 1966, o médico e político chileno Salvador Allende (1908-1973), em 1972, o expresidente soviético Leonid Brejnev (1906-1982), que recebeu o prêmio no mesmo ano, e a ex-primeiraministra da Índia, Indira Gandhi (1917-1984), em 1983.

O Prêmio Lenin da Paz, apesar da semelhança de nome, não deve ser confundido com o Prêmio Internacional da Paz (International Peace Prize), que é distribuído pelo World Peace Council, ou com o Prêmio de Estado Soviético (USSR State Prize), criado em 1941, que reconhece anualmente escritores, compositores, artistas e cientistas soviéticos, e que durou também até 1991.

A respeito do fim do embargo norte-americano, Fidel também se mostrou intransigente. No começo do mês de maio de 2009, manifestou-se sobre o assunto ao afirmar que o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter estava correto ao afirmar que o fim de tal ação cabia exclusivamente a Cuba. Carter afirmara que o atual presidente norte-americano, Barack Obama, devia acabar com as restrições de todos os tipos contra a ilha e que o fim do embargo viria a seguir. Fidel, que não deixa nenhuma ocasião passar, afirmou no seu artigo intitulado O Único Ex-Presidente Americano que Conheci que "Carter tratou de retificar durante seu mandato a pérfida história dos Estados Unidos contra Cuba", e destacou os acordos conseguidos entre os dois países, como a criação dos Escritórios de Interesses em Havana e em Washington. Mas afirmou que "um eventual fim do embargo econômico depende também de Cuba".

Enquanto isso, os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que se preparam para reabrir o comércio com Cuba, também mantêm o país como um dos quatro no mundo considerados como refúgio de terroristas, ao lado de Sudão, Irã e Síria. Pelo jeito, Fidel e sua filosofia ainda reinarão por algum tempo. Talvez nem mesmo possamos ver o dia em que os dois países voltarão a realizar comércio, tendo em vista que as sementes do diálogo ainda parecem precisar de algum cuidado para germinarem.

Referências

ARES, Jose Antonio. Fidel Castro: História e Imagem do Líder Máximo. Escrituras, 2007.
CASTRO, Fidel. My Life. Allen Lane, 2007.
GALLOWAY, George. Fidel Castro Handbook. MQ Publications, 2006.
RAMONET, Ignácio. Fidel Castro: Biografia a Dos Voces. Debate, 2006.
SKIERKA, Volker. Fidel Castro: A Biography. Blackwell, 2007.
Agradecimentos especiais à Livraria Martins Fontes pelo empréstimo de algumas das edições consultadas.

SÉRGIO PEREIRA COUTO é jornalista e autor de mais de 20 títulos, entre eles Sociedades secretas - o submundo; Investigação criminal e livros de pesquisa como Segredos da Cabala; Segredos e lendas do rock e As dez sociedades mais influentes da História.

Fonte:

portal Ciência & Vida