25.10.09

Civilização Hebraica


Hebreus

Os hebreus eram um povo semita, originário da Mesopotâmia, que se estabeleceu em Canaã (Palestina), a Terra Prometida. Após uma grande seca em 1750 a.C, os hebreus migraram para o Egito, onde conseguiram certa prosperidade. No entanto, posteriormente, foram escravizados pelos egípcios durante cerca de 400 anos.

A libertação do povo só ocorreu em 120 a.C através do líder Moisés, assim, decidiram voltar para a Palestina. A saída do povo hebreu do Egito é chamada de Êxodo. No entanto, havia um problema: a região já estava habitada por diversos povos, como os filisteus, cananeus, etc. Em virtude dessa situação, o povo hebreu teve que reconquistar aquela região. Para isso, escolheram diversos juízes, líderes que exerciam a função de chefes militares, políticos e religiosos.

Em 1030 a.C, decidiram unificar toda a civilização sob o comando de uma só pessoa, optando pela Monarquia. O primeiro rei hebreu foi Saul, que acabou cometendo um suicídio. O rei posterior foi Davi, líder carismático, que promoveu o comércio na região e proclamou a cidade de Jerusalém como capital do reino. Seu filho, Salomão, possuía uma enorme habilidade política. Foi através dele que a civilização conheceu seu apogeu, com a realização de grandes obras.

O período que vai desde o surgimento da civilização hebraica até o Êxodo é conhecido por Fase dos patriarcas; a fase de disputa pela região da Palestina é denominada Fase dos Juízes; já o período da Monarquia em diante é conhecido por Fase dos Reis.

Após o governo de Salomão, o Estado hebreu começou a declinar. O aumento dos impostos e a pobreza fizeram com que o reino fosse dividido em dois Estados: Reino de Israel, ao norte; e reino de Judá, ao sul. Essa divisão é conhecida por Cisma. Mesmo após a separação, as coisas não melhoraram para os hebreus, fazendo com que eles tenham se tornado um alvo fácil de seus inimigos. O reino de Israel foi conquistado em 722 a.C. pelos assírios e o de Judá, em 586 a.C. pelos babilônicos.

Quando os persas conquistaram a babilônia, o rei Ciro II permitiu o regresso do povo hebreu para sua terra. Posteriormente foram dominados pelos macedônios e
romanos. No ano de 70, os judeus se revoltaram contra o domínio romano, fato que fez com que o imperador Tito destruísse Jerusalém e expulsasse os judeus da Palestina. Essa dispersão do povo judeu pelo mundo é chamada de Diáspora. Os judeus só tiveram seu território novamente em 1948, quando foi criado pela ONU, o Estado de Israel.

A economia dos hebreus era baseada na agricultura e na criação de animais. O comércio também teve um significativo crescimento durante os reinos de Davi e Salomão.

Diferentemente de todos os povos da Antiguidade, os hebreus eram monoteístas, isto é, acreditavam em um único Deus. O maior legado deixado pela civilização foi a Bíblia Sagrada, base do Cristianismo, e seus aspectos éticos e morais.

Fonte: banner-