13.10.09

Mapas Palestina e Fenícia na Antiguidade



A região ocupada pelos fenícios é uma estreita faixa de terra entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano, onde organizaram diversas cidades Estado, principalmente no litoral. Dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo, este último responsável pela formação de uma elite que, na maioria das cidades passou também a controlar o poder político.
Os mercadores exportavam pescado, vinho, azeite, madeira e a produção artesanal e ainda negociavam escravos obtidos em outras regiões. O artesanato também destacou-se, principalmente a produção de tecidos, armas, jóias, e vidros. A necessidade de obter alimentos e matérias-primas fez com que a construção naval se desenvolvesse.
A Palestina é uma faixa de terra cortada pelo Rio Jordão, banhada a oeste pelo Mediterrâneo, e delimitada pelo deserto da Arábia e pela Península do Sinai.

A principal fonte histórica sobre o povoamento da região é a Bíblia (Antigo Testamento), que narra a chegada dos Hebreus liderados por Abraão por volta de 2000 a.C., sendo que a partir de então a criação de rebanhos vai sendo substituída pela agricultura. A ocupação da Palestina por parte dos Hebreus foi um processo lento e caracterizado por vários conflitos, uma vez que outros povos -- Filisteus e Cananeus -- viviam na região.
Para os Hebreus Canaã era a Terra Prometida. Segundo sua crença, eram o povo escolhido por Deus e que deveriam ocupar as terras banhadas pelo Rio Jordão.
Três momentos mais importantes se destacam na história desse povo: O Êxodo, fuga dos hebreus do Egito para a Palestina por volta de 1250 a.C., liderados por Moisés, época em que vagaram por 40 anos pelo deserto do Sinai. O Cisma, divisão das 12 tribos hebraicas em dois reinos, no ano de 965, após a morte do rei Salomão. Ao norte formou-se o Reino de Israel e ao sul organizou-se o Reino de Judá.



A Diáspora, processo de dispersão forçada dos hebreus, principalmente no século II, quando o Imperador Adriano expulsou o povo hebreu da Palestina

Mapas retirados do cd-rom Atlas de História Geral, da Editora Ática