28.5.10

O beija Mão

A Proclamação da Independência foi cuidadosamente preparada por uma elite política de formação liberal-conservadora, cujo representante mais ilustre eraJosé Bonifácio de Andrada e Silva. Ao colocar nas mãos de dom Pedro a condução desse processo, seu principal objetivo era evitar que a proposta republicana conquistasse apoio popular e promovesse agitações de rua de consequências imprevisíveis.

Dom Pedro no trono significava emancipação do jugo português, mas era também a garantia de que os interesses dos grandes proprietários rurais, senhores de escravos e comerciantes ricos seriam preservados. Na verdade, para a grande maioria da população, a independência não trouxe nenhum ganho real. Governada por um imperador que era também herdeiro do trono português, a nova nação nascia sob o signo de fórmulas conservadoras.

Enquanto as colônias espanholas da América, ao se tornarem independentes, foram transformadas em repúblicas, no Brasil foi mantida a monarquia como forma de governo. Além disso, a escravidão, maior símbolo da tirania e do preconceito, foi mantida, sendo considerada inquestionável pelo imperador e pelas camadas dominantes da sociedade.

Para alguns historiadores, o caráter conservador e elitista da recém-nascida nação brasileira é simbolizado pelo beija-mão, cerimônia de caráter medieval que chegou com a Corte portuguesa e foi mantida pelo imperador. Por esse costume, as pessoas da alta sociedade faziam fila para beijar a mão de dom Pedro em sinal de respeito e obediência.

Fonte: HISTOBLOG