24.7.10

Colômbia

A Colômbia é um país da América do Sul. Seu limite ao norte é o Mar das Caraíbas, ao leste é a Venezuela e o Brasil, ao sul o Peru e Equador e a oeste o Oceano Pacífico e o Panamá. Além do território continental, inclui também dois pequenos territórios insulares, o território de San Andrés e Providencia, no Mar das Caraíbas, e a ilha de Malpelo, no Pacífico. É o segundo país mais populoso da América do Sul, com aproximadamente 45 milhões de habitantes, e é o terceiro país mais rico desta. É também o 25º maior país em área no mundo e o quarto da América do Sul, com 1.141.748 km² [2]

Sua capital é Bogotá, fundada em 1538, com o nome de Santa Fé de Bogotá. Hoje possui quase sete milhões de habitantes, é a maior cidade do país e uma das mais populosas da América do Sul e do mundo.

Administrativamente, o país é dividido em 32 departamentos e em quatro distritos. A sua forma de governo é a República, com o presidente e o vice exercendo o mandato por quatro anos. A língua oficial é o castelhano, herdado dos colonizadores espanhóis que foram metrópole do país até o início do século XIX. Algumas de suas músicas típicas são o bambuco e a cumbia.

Etimologia

Colômbia significa terra de Cristóvão Colombo, e foi concebida por Francisco de Miranda para nomear em homenagem ao primeiro o Novo Mundo.

Em 1819, foi adotado nome República da Colômbia(hoje, este período é conhecido como Grã-Colômbia, para evitar confusões com o atual). Outros nomes que o país já teve foram: República de Nova Granada(1830-58), Confederação Granadina (1858-63), Estados Unidos da Colômbia, e finalmente, em 1886, o atualRepública da Colômbia.

História

Período pré-colonial

De acordo com pesquisas e estudos arqueológicos, o povoamento da atual Colômbia existe há pelo menos vinte mil anos. Essas civilizações provinham de diferentes locais, e levaram para a região diferentes idiomas e culturas.

Os primeiros vestígios arqueológicos datam de cerca de 20.000 a.C., no sítio de Pubenza. Em Puerto Hormiga encontram-se formações e vestígios do período arcaico, incluindo a cerâmica mais antiga encontrada na América.

Por essa época inicia-se o cultivo de milho em algumas regiões do atual país. Esse viria a crescer tanto que o vegetal tornar-se-ia parte constante na alimentação dos habitantes do local.

As pesquisas mostram que por volta de 1.120 a.C., havia próximo ao Rio Magdalena uma ou mais comunidades sedentárias, mais desenvolvidas.

Período colonial

As primeiras explorações na região por parte dos espanhóis aconteceram em 1499, com Alonso de Ojeda, não tendo muito êxito. Em 1525, ocorreu a conquista de Santa Marta, e em 1533, a de Cartagena das Índias.

Iniciou-se então a conquista do interior, com a fundação das cidades de Popayán, em 1536, e Santa Fé, atual Bogotá, em 1538.

Bogotá torna-se a capital do Vice-Reino de Nova Granada em 1718, este que na época ainda abrangia os países que atualmente são Venezuela, Equador e Panamá.









Independência

Com as crises institucionais na Espanha, por volta de 1808, começaram movimentos pela libertação das colônias espanholas nas Américas. Em 20 de Julho de 1810, acontece a primeira tentativa de proclamação da independência. Uma longa guerra pela independência liderada principalmente por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander, terminou em 7 de Agosto de 1819, após a Batalha de Boyaca. Neste ano, o Congresso de Angostura, fundou a República da Grã-Colômbia.

O país era formado no momento por Nova Granada e Venezuela, tendo o Equador sido incorporado posteriormente. Pouco depois, houve falta de consenso entre federalistas e unionistas. Após vitórias dos primeiros, Venezuela e Equador se separam do país e constituem duas repúblicas separadas.


Divisão política

Em 1849, são fundados os partidos conservador e liberal. O partido liberal governa o país de 1861 a1885, e neste período a Colômbia divide-se em nove territórios autônomos. Em 1863, o nome do país muda para Estados Unidos da Colômbia. No mesmo período, a Igreja desvincula-se do estado.

Em 1885, os conservadores chegam ao poder, iniciando um regime que dura 45 anos. Com isso, o poder é centralizado e a Igreja volta a ter influência.

Na transição do século XIX para o século XX, acontece a Guerra dos Mil Dias entre liberais e conservadores. O conflito duraria exatamente quatro anos, de 1899 a 1903. Cerca de 120 mil pessoas morreram.[3] Influenciado por Estados Unidos e França, o Panamá, então território do país, torna-se independente. O país se envolveu em uma guerra de um ano com o Peru pelo poder do departamento de Amazonas.


La Violencia e Bogotazo

Em 9 de Abril de 1948, o candidato à presidência da Colômbia Jorge Eliécer Gaitán foi assassinado. Durante os três dias que se seguiram, a população de Bogotá ocupa a cidade. A ordem foi restabelecida quando unidades militares de diversas regiões do país chegam à cidade. O apoio das unidades foi necessário porque os efetivos policiais foram derrotados pela massa popular. Acredita-se até que parte da polícia possa ter aderido ao movimento.[4] O episódio ficou conhecido como Bogotazo.

Liberais acusaram os conservadores pelo assassinato, sendo que estes se defendem acusando a direita liberal.

Com o fim do Bogotazo, os partidos Liberal e Conservador se preparam para uma Guerra Civil. No contexto do momento, com a Guerra Friaacontecendo, os conservadores têm apoio dos Estados Unidos. A guerra que começa dura de 1948 a 1953, com estimativa de 300 mil mortos.[4]


Guerra civil

Ocorre na Colômbia desde 1964 intensa Guerra Civil entre forças armadas revolucionárias (as FARC) ,que primam por um governo de esquerda, e grupos conservadores.

Em resposta à pressão dos Estados Unidos ao governo e exército colombiano pela eliminação de um grupo esquerdista, Manuel Marulanda Vélez iniciou o movimento das FARC, pela criação do estado marxista.

Fonte:

Wikimedia Foundation