15.7.10

Heróis! Rota:esquecimento

Heróis! Rota:esquecimento
3 vôos rumo ao Brasil (com escala em Recife!)
Dois brasileiros e dois portugueses.
Jahú, Sampaio Correia, Sacadura Cabral, Lusitânia, Gago Coutinho, Ribeiro de Barros, o que é nome de aeronave ou nome de piloto? Quer dizer que Gago Coutinhopilotava o Jahú, o Sampaio Correia a aeronave Pinto Martins e Ribeiro de Barrosum dos aviões Lusitânia? Tudo errado! Pra começar, vamos esclarecer:
Sacadura Cabral e Gago Coutinho fizeram a travessia do Atlântico COM ESCALAS(Lisboa - Rio de Janeiro) pilotando três (3) aviões Fairey. No Brasil o primeiro ponto foi em Recife.
Ribeiro de Barros fez a travessia do Oceano Atlântico SEM ESCALAS, usando apenas um avião, o Jahu (também amerrissou em Recife). Ribeiro de Barros é injustiçado pela história da avião mundial (igual a Santos Dumont), pois fêz a travessia do Oceano Atlântico quase um mês antes de Charles Lindberg (Barros fez a travessia do Atlântico Norte e Lindberg do Atlântico Sul!).
Pinto Martins fez a viagem Estados Unidos/Brasil usando apenas uma aeronave, aSampaio Correia II, numa segunda tentativa. Fêz escalas em vários locais. Também amerrisou em Recife.

Vôo de Sacadura Cabral e Gago Coutinho c/escalas - 1922

Um dos três hidroaviões Fairey usados por Sacadura e Coutinho

Gago Coutinho, Santos Dumont e
Sacadura Cabral


A travessia de João Ribeiro de Barros sem escalas - 1927

O Jahú

João Ribeiro de Barros


A viagem de Euclides Pinto Martins EUA / Brasil - 1922

O Sampaio Correia II


Fonte: http://www.memorialpernambuco.com.br/memorial/travessias/menu.html

Euclides Pinto Martins