23.9.10

Quando e por que nós inventamos a guerra?

A história da humanidade é cheia de conflitos. Alguns desses conflitos acontecem num nível muito pequeno, envolvendo apenas algumas poucas pessoas - às vezes, a batalha acontece dentro da mente de uma única pessoa. Mas outros conflitos se expandem por regiões e se esticam por décadas. Ao longo dos séculos, os seres humanos descreveram a guerra como qualquer coisa - de um conflito glorioso a uma atividade violenta, sem sentido e desumana. Nós sempre fizemos uma guerra atrás da outra?

Entalhes em pedras como esse, encontrado em um templo indiano, são registros de conflitos já nos primórdios das civilizações
© AlanLagadu / iStockphoto.com
Entalhes em pedras como esse, encontrado em um templo indiano, são registros de conflitos já nos primórdios das civilizações

Para responder a essa pergunta, primeiro temos de definir guerra. De acordo com o dicionário Merriam-Webster, guerra é o "estado de conflito aberto e hostil, geralmente armado e declarado, entre Estados ou nações". Essa definição nos ajuda a limitar quando os humanos inventaram a guerra. Se estivermos falando de Estados ou nações, devemos focar nas primeiras civilizações. Antes da civilização, todos os humanos eram tribais e, de alguma forma, nômades. Foi só depois que desenvolvemos a agricultura e nos assentamos que pudemos construir os recursos necessários para a guerra.

Isso não significa que não havia conflitos entre humanos antes da civilização. É provável que as tribos brigassem umas com as outras ou que disputas internas dentro da tribo terminassem em confronto físico. Mas embora essas disputas possam ter sido violentas por natureza, elas não se adequavam à definição de guerra.

Uma vez desenvolvida a agricultura, os humanos foram capazes de formar grandes comunidades. Nós não estávamos mais restritos a viver como pequenas tribos móveis. Mas construir uma comunidade trazia embutidos alguns perigos. Isso significava que as pessoas estavam produzindo recursos - recursos que outras pessoas podiam querer ou precisar. As primeiras civilizações tinham que lutar com bandos de invasores para proteger suas terras. À medida que essas comunidades se tornavam melhores em repelir os invasores, elas começavam a desenvolver ferramentas e técnicas que serviriam mais tarde como base dos conflitos armados.

Recordando o berço da civilização, vemos que nem tudo era terrivelmente civilizado. Na terra dos sumérios, onde é o Iraque dos tempos modernos, havia várias cidades-estados. Cada cidade-estado era independente das outras, embora através da história elas ocasionalmente criariam um fronte unido contra um inimigo comum.

Mas as cidades-estados tendiam a lutar umas contra as outras. Guerra era comum na Suméria antiga. As técnicas humanas aprendidas para fazer ferramentas foram usadas para construir armas. Invenções como a roda se tornaram importantes para o design de veículos de guerra como as carruagens. Os registros mais antigos de guerra datam de cerca de 2700 a.C.. Os antigos sumérios talharam registros dessas batalhas em tábuas de pedra [fonte: The Origins of War].

O conflito era entre os sumérios e seus vizinhos elamitas, que viveram no que agora é conhecido como Irã. Não podemos dizer que as batalhas entre as duas nações foram parte da primeira guerra já travada - os primeiros conflitos provavelmente começaram há 10 mil anos, no final do Paleolítico ou início do Neolítico, mas nós não temos registros daquele tempo [fonte: Cioffi-Revilla]. Por volta de 2700 a.C., o rei sumério Enmebaragesi liderou soldados contra os elamitas e ganhou, pilhando a nação no processo. Parece que o motivo para a primeira guerra foi que os elamitas eram uma ameaça potencial aos sumérios e eles tinham recursos que os sumérios queriam [fonte: HistoryNet].

Para a guerra existir, nações ou Estados devem reter um senso de independência e desapego de outras comunidades. Sem essa independência, não há uma mentalidade nós-contra-eles. Enquanto houver essa diferenciação entre comunidades, haverá potencial para conflitos. Nações que percebem uma ameaça de um Estado estrangeiro podem iniciar uma guerra na tentativa de fugir de uma futura conquista. Ou uma comunidade pode fazer guerra para acessar recursos que outra comunidade possui. Essencialmente, a guerra exige que nós nos identifiquemos como pertencentes a um grupo enquanto ao mesmo tempo excluímos outras pessoas.

Fontes:

Cioffi-Revilla, Claudio. "Origins and Evolutions of War and Politics." International Studies Quarterly. 1 de março de 1996. Vol. 40, pp. 1-22.

Gabriel, Richard A. and Metz, Karen S. "A Short History of War." U.S. Army War College. 30 de junho de 1992. (13/08/2010)
http://www.au.af.mil/au/awc/awcgate/gabrmetz/gabr0001.htm

HistoryNet. "Military History: The Birthplace of War." 12 de junho de 2006. (15/08/2010)
http://www.historynet.com/military-history-the-birthplace-of-war.htm/print/

Merriam-Webster Dictionary. "War." (13/08/2010)
http://www.merriam-webster.com/dictionary/war

ma � - o h�R �OP ; margin-left: 20px; padding-top: 0px; padding-right: 0px; padding-bottom: 0px; padding-left: 0px; list-style-type: disc; list-style-position: outside; list-style-image: initial; font-size: 14px; ">Merriam-Webster Dictionary. "War." (13/08/2010)
http://www.merriam-webster.com/dictionary/war