13.9.10

Revolta da Armada

Por Cristine Delphino
A Revolta Armada foi uma forma de represália liderada pela Marinha brasileira, que estava insatisfeita com o governo deMarechal Deodoro da Fonseca.

Em 1889, logo quando a República foi proclamada, o presidente provisório Marechal Deodoro da Fonseca tinha uma bomba em suas mãos. Ele tinha que escolher qual candidato ia apoiar de cada Estado, o que deixou alguns grupos de elites incomodados.

Dois anos depois ocorreram as eleições presidenciais, Deodoro saiu vitorioso por pouco e tinha como vice-presidente Floriano Peixoto, que contava com o apoio de todos os seus opositores. O então presidente resolveu agir e ordenou o fechamento do Congresso, o que fez com que alguns centros da Marinha, incluindo o da Baía de Guanabara se revoltassem. Sem apoio do seu Gabinete, do Congresso Nacional e até de seus eleitores, Marechal Deodoro encontrava-se acuado e sem saída, viu que a única possibilidade de impedir que o Rio de Janeiro fosse invadido era se renunciasse a presidência, e foi exatamente o que fez.

Foi então que o seu vice, Floriano Peixoto assumiu o cargoprovisoriamente. Porém, a nova Constituição afirmava que deveria existir uma nova eleição caso o cargo de presidente ou de vice ficassem vago. Floriano ignorou a lei e a oposição passou a acusar ele de se manter no poder ilegalmente. Reuniu o Congresso e depôs todos os governadores que apoiaram Deodoro.

Floriano recebeu uma carta vinda da parte de alguns generais que o ordenavam a convocar imediatamente novas eleições, pois a Constituição tinha que ser respeitada. Além de não dar crédito á ordem imposta pelos generais, o presidente ordenou a prisão de todos os envolvidos com o levante que ameaçava o seu governo.

Então, os oficiais superiores das Forças Armadas convocaram uma reunião a fim de escolherem os novos governadores. Planejaram também um golpe para destituir Floriano Peixoto do poder. Mas, não encontraram o apoio necessário no Rio de Janeiro, trocando alguns tiros com o exército. Migrarem para o Sul do país. Lá, tentaram um acordo com os gaúchos que faziam parte do federalismo, mas também não tiveram sucesso.

O presidente Floriano Peixoto, amparado pelo Exército Brasileiro, as elites estaduais, além de uma nova frota de navios obtidos no exterior, derrotaram os revoltosos em março de 1894.

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/revolta-da-armada.jhtm
http://www.infoescola.com/historia/revolta-da-armada/