6.10.10

Governo de José Linhares

Por Cristine Delphino
Na noite de 29 de outubro de 1945, o ditador Getulio Vargas renuncia à presidência, pondo fim a 15 anos de governo ininterruptos. José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal, encontrava-se em uma festa com sua família, quando foi convocado a comparecer no Ministério da Guerra, onde já era esperado pelo ministro, o general Pedro Aurélio de Góis Monteiro. No início da madrugada do dia 30, ficou sabendo que deveria tomar posse como Presidente Interino, com a missão de garantir a estabilidade do país e presidir as eleições gerais com data marcada para o dia 2 de dezembro. Nos setores mais duros das Forças Armadas não faltou quem achasse que as eleições deveriam ser suspensas até a normalização da vida democrática. Mas, Góis Monteiro, garantidor da transição, fez questão de que o calendário eleitoral fosse mantido.

Como a Constituição vigente ainda era a do Estado Novo, com as alterações da emenda número 9, ao qual não previa a existência de um vice-presidente, ficou entendido que, se a nova Constituição criasse tal cargo, a eleição do vice seria de forma indireta. O presidente José Linhares tinha como tempo de mandato exatos 93 dias, terminando no dia 31 de janeiro de 1946, quando o seu sucessor tomaria posse. Seu governo ganha um caráter de transitoriedade, sem grandes projetos ou marcos a assinar. Mesmo assim, teve muitos embaraços para escolher os seus auxiliares diretos.

Linhares pretendia escolher seus auxiliares, mas Góis Monteiro interveio dizendo que a lista deveria ser organizada em parceria, entre o presidente, Ministro da Guerra e os dois candidatosmilitares. Góis pediu também a presença do brigadeiro Eduardo Gomes e do general Eurico Gaspar Dutra para juntos examinarem a lista com os nomes sugeridos. Houve controvérsias e discussões para a escolha dos nomes, pois Eduardo Gomes e Gaspar Dutra discordaram entre si. O brigadeiro aceitou os nomes da lista de imediato, mas o general não aceitou achando que os nomes indicados eram desfavoráveis a sua candidatura. José Linhares interveio, gerando um clima desconfortável. Por sua parte, Góis Monteiro vetou seu próprio nome da lista, apontado novamente para o Ministério da Guerra. Por fim, a lista foi aprovada.

Dutra não aceitou o afastamento de Monteiro, seu fielcompanheiro, e secretamente pediu a outros generais que não aceitassem ocupar a pasta, caso fossem convidados. Após a recusa dos generais: como Salvador Obino, Ari Pires, Amaro Bittencourt e outros, o general Góis Monteiro consentiu em permanecer no Ministério da Guerra.

Linhares nomeou grande número de parentes para cargos públicos, sendo assim criticado pelos populares,mas conseguiu garantir a realização das eleições. Um de seus maiores feitos foi a criação do Fundo Rodoviário Nacional, que financiava os estados nas construções de rodovias e existiu ate 1998.

Fontes:
http://pitoresco.com/historia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/José_Linhares