1.10.10

Intentona Comunista

Por Cristine Delphino
A Intentona Comunista, também conhecida como “Revolta Vermelha de 35” e “Levante Comunista” foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas, realizado em 23 de novembro de 1935, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). O movimento tinha como objetivo, derrubar o atual presidente e assumir o poder no país. O grupo organizador era composto porLuís Carlos Prestes, chefe e líder, e sua mulher Olga Benário, além de Rodolfo Ghioldi, Arthur Ernest Ewert e Ranieri Gonzáles.

O Partido Comunista Brasileiro tinha como influência o comunismo e apoiavam uma revolução nacional popular contra as oligarquias, o autoritarismo e o imperialismo. Algumas de suas reivindicações eram: a abolição da dívida externa, a reforma agrária e o estabelecimento de um governo de base popular.

Luís Carlos Prestes chegou a acreditar que o programa nacionalista da ANL seria capaz de atrair o apoio tanto da classe operária quanto da classe burguesa antifascista ou anti-imperialista. O movimento ganhou apoio inclusive de militares simpatizantes da ANL, fazendo com que a ação revolucionária fosse planejada dentro dos quartéis. Os militares começaram a rebelião.

O primeiro levante aconteceu na noite do dia 23 de novembro de 1935, em Natal seguido pelo Recife, e logo após no Rio de Janeiro em 27 de novembro. A revolução deveria ganhar outros focos no país. Mas, devido a falta de organização (ataques em datas diferentes) e a ausência do apoio popular ao qual Prestes teve tanta certeza que teria, as tropas oficiais conseguiram combater os revoltosos impedindo uma ameaça maior.

Após esse episódio, o governo Vargas decretou estado de guerra e ampliou os poderes do Executivo abrindo caminho para o Estado Novo, futuro golpe implantado por Getulio Vargas em 1937.

Luís Carlos Prestes foi preso, assim como muitos membros e simpatizantes da ANL, e sua mulher, Olga Benário,apesar de estar grávida, foi deportada para a Alemanha onde morreu em um campo de concentração nazista.

Fontes:
http://www.infoescola.com/historia/intentona-comunista/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intentona_Comunista