26.11.10

Francisco Dias Velho

Por Fernando Rebouças
Bandeirante paulista, Francisco Dias Velho nasceu em São Vicente, em 1622; faleceu em Desterro (atual Florianópolis), em 1687. Sua esposa era Maria Pires Fernandes, filha do capitão Salvador Pires de Medeiros, com quem teve doze filhos. Era filho de Francisco Dias e Custódia Gonçalves.

É reconhecido historicamente como fundador e capitão-mor do povoado da Ilha de Santa Catarina. Aprendeu as práticas de bandeira com o seu pai, quando o acompanhou na entrada do sertão dos gentios dos Patos.

Em suas ações conquistou terras e índios a serviço da real coroa portuguesa, além de fundar uma vila na Ilha de Santa Catarina, onde faleceria dentro da igreja matriz ao defender as imagens e pertences da igreja frente a invasores belgas.

catedral florianopolisEm 1675, chegou pessoalmente à Ilha de Santa Catarina, impulsionou o surgimento da cidade, trazendo consigo esposa, três filhas, dois filhos, quinhentos índios e outra família agregada. Era um impiedoso caçador de índios e defensor de uma ilha cobiçada por diversos piratas.

A construção de uma igreja, área da atualCatedral de Florianópolis, foi o primeiro passo para a fundação da vila que seria realizada posteriormente com a construção de casas e plantio de novas culturas.

A vila fora invadida por um navio vindo do Peru, sob o comando de Robert Lewis que detinha prata no porão de seu navio. Dias Velho expulsou Lewis e seus corsários, ficando com toda a carga do navio.

No ano seguinte, Roberto Lewis retornou para cumprir sua vingança: recuperou a sua carga de prata, abusou das três filhas virgens de Dias Velho e o matou. Após seu falecimento, a vila ficou abandonada por vinte anos, sendo retomada por colonizadores açorianos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Dias_Velho
http://www.guiafloripa.com.br/cidade/historia.php3