16.12.10

Cidades-Fantasma

Existem muitas razões pelas quais as cidades são abandonadas: economia, catástrofes naturais, guerras, etc... Algumas cidades-fantasma são atracções turísticas, enquanto outras podem mesmo ser perigosas, algumas chegam até a ser proibidas em certos países ou estados.


Curioso? Conhece 10 das mais fascinantes cidades-fantasma de todo o mundo!


Clica nas imagens para ver mais


1) Bodie, Califórnia



- Fundada em 1876, Bodie é a autêntica cidade-fantasma americana. Mesmo tipo filme! Em 1880, Bodie tinha uma população de quase 10.000. No seu auge, 65saloons estavam alinhados na rua principal, houve mesmo uma Chinatown com várias centenas de residentes chineses! Foi construída na época da "corrida ao ouro" e abandonada assim o precioso metal acabou!


2) San Zhi, Tailândia

- Uma tentativa de opção moderna do momento! Acima temos uma cidade abandonada no norte da Tailândia. Na área de San Zhi, esta cidade futurista foi inicialmente construída como um refúgio de férias de luxo para os ricos. No entanto, após vários acidentes fatais durante a construção, a produção foi interrompida. Uma combinação de falta de dinheiro com falta de vontade fez com que o trabalho fosse interrompido de forma permanente, deixando intactas as estruturas em memória dos que faleceram.
- Na verdade, os boatos correm que a cidade está agora assombrada pelos fantasmas dos falecidos. Ninguém se atreve a visitar o local


3) Varosha, Chipre

- Varosha está situada no Chipre, numa cidade ocupada pela Turquia - Famagusta. Anteriormente, era um moderno centro turístico pertencente a um dos destinos turísticos mais luxuosos do país. No ano de 1974, a Turquia invadiu o Chipre e destruiu a ilha! Cidadãos fugiram e esperavam voltar a suas casas em poucos dias, no entanto, os militares turcos cercaram a cidade com arame farpado e controlam todas as entradas e saídas, autorizando-as apenas a eles próprios e a pessoal da ONU. Os edifícios estão a cair aos pedaços, mas há um pequeno lado positivo - tartarugas marinhas extremamente raras criaram um habitat e multiplicam-se nas praias agora desertas


4) Gunkanjima, Japão

- Hashima, situada no Japão a 15 Km de Nagasaki, é também conhecida como "ilha do barco de guerra" graças às suas paredes e muros em alto mar! Tudo começou quando uma empresa chamada Mitsubishi comprou a ilha e começou um projecto para recuperar o carvão do fundo do mar: Minas!. Isso atraiu muita atenção, e em 1959 já havia uma densidade populacional de 835 habitantes por hectare - uma das maiores registadas em todo o mundo! Como o petróleo substituiu o carvão no Japão na década de 1960, as minas de carvão começaram a paralisar e HASHIMA não foi excepção. A Mitsubishi encerrou a mina e hoje está vazia e nua, com as viagens actualmente proibidas!


5) Balestrino, Itália

- Balestrino é um caso estranho - extremamente difícil de encontrar informações decentes, principalmente sobre o abandono em si. Ninguém sabe ao certo quando a cidade foi criada, embora registos datem de antes do século XI.No final do século XIX, a costa noroeste da Itália foi atingida por muitos terramotos. Embora não haja registos oficiais que mostrem que Balestrino foi afectada, coincide com a diminuição da população e nota-se que há reparações nos edifícios. Acredita-se que em 1953 a cidade foi abandonada devido a instabilidades geológicas, os restantes habitantes foram transferidos para o oeste do país para estarem mais seguros. É agora uma cidade inacessível por via terrestre


6) Katoli World, Tailândia

- Uma ocorrência comum na Ásia, um parque de diversões, inspirado pelo "Spirited Away" vencedor de um óscar. Construído na década de 80, Katoli World rapidamente perdeu a sua popularidade e foi abandonado.


7) Centralia, Pensilvânia

- Johnathan Fausto abriu Head Bull's Tavern, em Centralia, em 1841 e Centralia foi elevada a cidade em 1866. A indústria do carvão foi o principal empregador na comunidade até 1960, quando a maioria das companhias saíram do negócio. Uma veia exposta ao carvão aceso em 1962 graças à queima de lixo semanal, ateou um fogo subterrâneo enorme que foi agravando até 1970. Efeitos adversos à saúde foram relatados por várias pessoas, devido ao monóxido de carbono produzido.
Os moradores aperceberam-se da gravidade da situação quando um rapaz de 12 anos se vê quase às portas da morte ao ver o chão a abrir-se e a fazer um buraco de 2 metros de diâmetro e 150 metros de profundidade!


8) Yashima, Japão

- Um planalto estendido no mar, a nordeste de Takamatsu, a segunda maior cidade em Shikoku, uma das principais ilhas do Japão. É o local de uma famosa batalha que teve lugar em 22 de março de 1185 durante a Guerra Genpei. O topo de Yashima hospeda o Templo Yashima, um conhecido lugar de peregrinação Shikoku. Esta é praticamente a única coisa que faz atrair multidões a esta anomalia.
Todos os hoteis e lojas foram obrigados a fechar devido à larga e rápida caída no turismo, desconhece-se a razão.


9) Pripyat, Ucrânia

- Pripyat é uma cidade abandonada na zona de alienação no norte da Ucrânia. A população da cidade era de cerca de 50.000 pessoas e foi o lar da maior parte dos trabalhadores da central nuclear de Chernobyl. Depois do desastre, em 1986, o local foi abandonado devido à ameaça da radiação. Depois Pripyat agiu como um museu por um longo tempo, mostrando perfeitamente um pouco da vida soviética. No início do século XXI, o local foi assaltado fortemente e então foi deixado para trás por todo o turismo, de seguida, claro, abandonado.


10) Craco, Itália

- Craco está localizado na região da Basilicata e da província de Matera. Cerca de 25 Km do Golfo de Taranto. Esta cidade medieval é típica, construída com muitas colinas onduladas que permite o cultivo de trigo e outras culturas. Craco é datado dos inícios do século XI.
Em 1891, a população rondava as 2000 pessoas. Sem condições de cultivo, a população foi decrescendo, terramotos foram destruindo a cidade. Em 1963, os restantes 1800 habitantes foram transferidos para um vale próximo chamado Craco Peschiera, e Craco permanece agora em estado de decomposição até hoje.


[Fonte] - TopTen List