27.1.11

Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundo

Em 2010 o Autódromo de Interlagos completou 70 anos.
Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundoAutódromo de Interlagos - São Paulo - Brasil
Inaugurado oficialmente em 1940, ele é resultado de um história que começou 14 anos antes, em 1926, quando o engenheiro britânico Luis Romero Sanson resolveu construir um grande parque entre as represas Billings e Guarapiranga, com estádio de futebol, quadras poliesportivas, lagos para Iatismo e um Autódromo.
Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundoProjeto Original. O estacionamento para 10.000 carros faz falta até hoje...
Para o Projeto foi contratado o famoso urbanista francês Alfred Agache, que achou a região parecida com a cidade suiça de Interlaken. O nome pegou, e o local desde então passou a ser chamado de Interlagos.

Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundoInterlaken - Suiça, local que deu origem ao nome Interlagos
Os planos tiveram que ser adiados com a crise de 1929 e em seguida com a Revolução de 1932, mas a paixão dos paulistas pelo Automobilismo permaneceu. Algumas corridas foram realizadas em circuitos de rua, mas depois de um grave acidente no GP de São Paulo de 1936 que matou 4 pessoas e deixou outras 37 feridas, o Projeto foi retomado em 1938.
Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundo

Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundo
Acima, a "badalada" piloto francesa Hellé Nice e o momento do acidente que matou 4 pessoas e feriu 37 nas ruas de SP em 1936. Testemunhas dizem que o piloto brasileiro Manuel de Teffé a fechou pois não admitia ser ultrapassado por uma mulher.Ela não foi uma das vítimas fatais, mas é uma das responsáveis pela retomada da construção de Interlagos.
Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundoCarros testam a pista ainda em construção (1939)
O Autódromo foi inaugurado em 12 de Maio de 1940, com o 3o Grande Prêmio de São Paulo e uma prova de motocicletas, assistido por mais de 30 mil pessoas. A primeira corrida internacional aconteceu em 1947.
Filme da inauguração do Autódromo em 1940Observe que muito da estrutura da pista continua até hoje
O Autódromo foi administrado até 1954 pela empresa de construção civil Auto Estradas S/A, que vendeu-o por um valor simbólico ao Comitê de Celebração do 4o Centenário da cidade de São Paulo

Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundo1947 (Primeira Corrida Internacional)



Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundo1959

Apesar de conhecido internacionalmente como um celeiro de bons pilotos, o Autódromo foi bastante maltratado durante os anos 60, até que foi fechado para reformas em 1967 e reaberto apenas em 1970, já de olho na chegada da Fórmula 1 no Brasil.
Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundoÁrea de Camping em 1973
Depois de um Grande Prêmio de "teste" em 1972, sem contar pontos para o Mundial de Pilotos, Interlagos entrou em 1973 no Calendário Oficial da Fórmula 1. A primeira corrida em SP foi vencida pelo grande Emerson Fittipaldi. Não poderia ser um melhor começo.
Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundoComemoração da vitória de Fittipaldi em 1973Animação digna de Copa do Mundo...
Os anos 70 e 80 viram o Grande Prêmio do Brasil ser disputado entre Interlagos e Jacarepaguá no RJ, e apenas em 1989, depois de uma grande reforma, que os deixou com o traçado, extensão e benfeitorias que vemos hoje, a Fórmula 1 veio para ficar definitivamente em SP.

Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundoIngresso GP Brasil 1980 - Mil Cruzeiros

O circuito que tinha quase 8 km de extensão foi reduzido aos atuais 4.325 m, para adequá-lo aos padrões vigentes na Fórmula 1.
Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundo

Nestes 38 anos de GP Brasil de F1, Interlagos viu vitórias brasileiras de Émerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Ayrton Senna e Felipe Massa. Apesar de ter ganho 2 vezes o GP do Brasil, Nelson Piquet ganhou as 2 vezes em Jacarepaguá. O brasileiro com mais corridas disputadas, Rubens Barrichello, nunca ganhou no Brasil.


Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundo Todos os vencedores do GP Brasil de F1
O Circuito foi batizado em 1985 como Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao piloto brasileiro que morreu em um acidente de avião em 1977, e conquistou sua única vitória na F1 em Interlagos.
Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundoJosé Carlos Pace comemora sua vitória em Interlagos em 1975Se não tivesse morrido tragicamente, o Brasil teria outro campeão Mundial
Apesar das recentes decepções com os pilotos brasileiros, que desde Ayrton Senna não têm o sucesso esperado, a GP do Brasil sempre terá um lugar especial no coração dos brasileiros que assistem e que correm neste Autódromo de tanta história.
Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundo
Interlagos: 70 anos de velocidade. A história de um dos mais tradicionais autódromos do mundoAyrton Senna em 2 momentos. Com seu primeiro Kart e como campeão do GP Brasil de 1991

Origem do nome das Curvas do circuito atualfonte: http://luiscezar.blogspot.com/2009/01/parabns-sp-autdromo-de-interlagos.html

  • Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números, mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens, pois os homens contornavam a 1 e 2 de "pé embaixo", ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas haviam enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.
  • Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.
  • Curva do Sol – Passou a ter esse nome, pois, toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário.
  • Curva do Sargento - Este nome foi atribuído devido a um sargento da antiga Força Pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entuasiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez, acontecendo novamente o "acidente".
  • Curva do Laranja - Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que nas corridas são tratados por laranjas, sempre erram a sua tangência.
  • Curva da Ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.
  • Curva do Pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista.
  • Curva Bico de Pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de um pato.
  • Curva da Junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.
  • Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, o piloto Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.
  • Mergulho - Curva que antecede a junção. Esta curva além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.
  • Café - Faz parte do complexo de retas e curvas rápidas da Subida da Reta dos Boxes. É a última antes dos boxes, feita com o pé fincado. Contam também que o nome veio por causa dos quase 8 km que o circuito antigo tinha. de tão demorada a volta, costumava-se dizer, de brincadeira: "Bah, eles vão demorar tanto para voltar que dá tempo para tomar um café."

Saiba mais sobre o GP Brasil de F1http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_do_Brasil
Saiba mais sobre o Autódromo de Interlagoshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Aut%C3%B3dromo_de_Interlagos