31.3.11

A Revolução Russa

A Revolução Russa


A troca do capitalismo pelo socialismo

O que significou a Revolução Russa ?


Pode-se dizer que a REVOLUÇÃO RUSSA significou entre muitos outros fatores:

• o estabelecimento de um governo com participação dos trabalhadores;

• a transição do capitalismo para o socialismo;

• a tentativa de estabelecer um sociedade em que todas as classes tivessem os mesmos direitos, e também a tentativa de por em pratica as idéias Markxistas;



Como começou a REVOLUÇÃO RUSSA?
A REVOLUÇÃO RUSSA foi o resultado de um longo processo de transformações que a sociedade Russa vinha sofrendo devido conflitos internos. O fato da Rússia ter entrado na 1ª guerra mundial, fez com que essas transformações acelerassem seu processo, fazendo com que o povo levanta-se uma intensa rebelião.



Como estava a Rússia antes da Revolução?
A Rússia do séc. XIX terminava este século com muitos problemas. De uma tentativa de reformas passou um período de repressões violentas, mas mesmo assim fez-se o desenvolvimento econômico.

Durante o reinado de Alexandre II que deu-se a liberação dos servos e a dinamização dos outros setores da economia. Paralelamente, então aumentaram os números dos grupos políticos contrários à monarquia dos czares, os quais praticaram um atentado contra o imperador, Alexandre II). Após a sua morte, iniciou-se o governo de Alexandre III, cuja principal preocupação foi a perseguição aos partidos de oposição. Formando uma imensa rede policial para repressão: a Okrana.

Com as perseguições, os partidos de oposição passaram a clandestinidade, fazendo surgir dois outros grupos:

• os Narodnik: acreditavam que a revolução deveria se apoiar somente nos camponeses, eram anarquistas, praticavam atentados contra instituições para tentar derrubar o regime;

• os Social-democratas: baseavam suas idéias nas teorias de Karl Marx. Achavam que a revolução só poderia ser feita se apoiada primeiro pelos trabalhadores urbanos, e depois nos trabalhadores rurais.

Durante o reinado de Alexandre III, penetrou na Rússia grandes quantidades de capitais franceses para a industrialização. Isto fez com que a classes operária aumentasse, mesmo em situações impróprias de vida, os operários até passam fome.

Em 1894, sobe ao pode o novo Czar Nicolau II. Durante esse período, a industrialização cresce, fazendo com que aumente a atuação do partido social-democrata, mas também cresce a Okhrana que tentava acabar com este partido.

No entanto, existia um grande problema entre os socialistas deste partido: qual o melhor caminho que os operários e o partido deveriam seguir para chegar ao poder ? Para responder esta questão fizeram então uma reunião em Londres, pois muitos estavam sendo procurados ( George Plekanov, Vladmir Ulianov mais conhecido com Lênin, Leon Bronsthein). Após está reunião, formaram-se duas facções se formaram:

- uma que apoiava a idéia de que se deveria lutar para se chegar ao poder, chamada bolchevista que significa ""maioria"", liderada por Lênin;

- uma que achava que se deveriam chegar ao poder normalmente pelas atividades políticas, esta foi chamada de menchevista que significa "" minoria, foi liderada por Plecanov.

No ano de 1905 a Rússia resolve expandir-se mais pelo Oriente. Todas as nações do oriente dividiram a China em tentativa desesperada de aumentar os seus lucros. A Rússia não querendo ficar atrás, lança-se à conquista imperialista da Mandchúria, deparando-se com o Japão, é derrotado facilmente. Desencadeando uma grande revolução do povo oprimido durante séculos. Não estavam somente o povo de baixa renda contra o governo, mais burgueses também, todos estavam com uma idéia só: o fim do absolutismo.

Um dos líderes do partido social-democrata, Lênin, organiza o movimento operário. Uma das grandes inovações no movimento revolucionário foi o fato dos trabalhadores, soldados e camponeses, querendo protestar com mais organização, se reunirem em congressos, os soviete. O líder dos soviete em Petesburgo foi Trotsky.

Diante as grandes manifestações Nicolau II estremeceu, então resolve organizar uma assembléia legislativa chamada, Duma, onde o povo poderia eleger seus representes. Com esta assembléia, o Czar esperou com que a massa operária se acalma-se, e então por volta dos anos de 1906 e 1907, desencadeou uma violenta repressão com seus cassacos contra os movimentos operários e os soviete. A Duma continuou a existir, mas também voltaram dois empecilhos na vida do povo: o absolutismo e a opressão. Esta primeira revolução serviu para que os lideres vissem os erros cometidos e na próxima chance de uma revolução organizassem o povo de um modo diferente.



A Rússia entra na 1ª Guerra Mundial
Em 1914, os países imperialistas, para resolverem que iria ficar com a melhor parte do mundo colonial, iniciam uma grande guerra, que tornou-se mundial.

Entretanto, a Rússia não estava preparada para enfrentar a Alemanha, então começou a sofrer uma derrota após a outra, por não possuírem armas, a única coisa que os generais possuiam era ""carne humana"", pois foram mobilizados 15 milhões de soldados que iam morrendo indiscriminadamente. Enquanto isso nos salões da capital, a nobreza e os altos oficias faziam festas, onde embaixadores da Inglaterra e França eram convidados de honra. O povo por sua vez começa a se revoltar.



Finalmente a Revolução
No inicio de 1917, o povo russo, já não suportando mais a situação, faz estourar motins imediatamente nas cidades, nos campos e nas frentes de batalha.

Novamente o Czar, vê-se no meio de um redemoinho. Ao pensar que iria se livrar da situação, como em 1905, é derrubado do trono em 1917 mas precisamente no mês de março. Era o primeiro passo da revolução dos trabalhadores. Subiu ao poder a burguesia, setor mais liberal, mas não eram defensores do povo. Formou-se um governo provisório, o governo da Duma, composto com elementos como o 1º ministro Lvov, que era ligado a um partido liberal. A tarefa desse governo era organizar as frentes de batalha, a política e a economia.

O governo de Duma , que insistia em manter a Rússia na guerra mesmo sendo derrotada, não pensava em fazer reformas agrárias. Quando recebiam uma ordem vinda dos soviete, discutiam-na e não à cumpriam. Então o povo já se perguntava: que está no poder? Que comanda? A Duma ou os soviete ?

Em julho os chefes da facção bolchevista tentam tomar o poder, mas, não estando ainda organizados para isto, são obrigados a se refugiarem. O governo de Duma, substitui o 1º ministro.

Enquanto isso, os lideres Lênin e Trotsky organizam novas maneiras d tomar o poder. O partido bolchevista torna-se cada vez mais popular, pois suas propostas são que a Rússia saia imediatamente da guerra, uma reforma agrária e a distribuição de alimentos (Paz, Pão e Terra). O governo de Kerensky (1º ministro) não consegue se firmar, e aos poucos vai sendo abandonado, mesmo pelos seus mais fieis seguidores.

Trotsky organiza, com grande atividade, os preparativos militares (a Guarda Vermelha) para a tomada do poder, enquanto Lênin se preocupa com os aspectos da organização revolucionária.

No dia 7 de novembro todos o trabalhadores, marinheiros e soldados da cidade de Petrogrado tomam os órgãos do governo. Kerenshy consegue fugir. Era necessário que se formasse um orgão que substituísse o antigo governo e atendesse as idéias da maioria. Então por inspiração de Lênin, forma-se o Conselho dos Comissários do Povo, que começa a tomar medida rígidas para defender os interesses da maioria. Este conselho começa a por em pratica os programa bolchevista, decretando a cessação de hostilidades, propriedades, auto determinação e nacionalização.

A tentativa de da acabar com a Revolução Russa



A guerra civil
Quando a burguesia assumiu o poder, a nobreza não concordou e como na Revolução Francesa, iria tentar assumir o poder novamente mas agora com o auxilio de outros países.

Mal o governo soviético havia tomado o poder, os partidários do czarismo, mais conhecidos como Exercito Branco, se organizaram para acabar com a revolução.

Para combater a contra-revolução, Trotsky foi nomeado Comissário do Povo para a defesa, começando, então a organizar imediatamente o famoso Exército Vermelho que combate violentamente o Exercito Branco.

Outros países, vendo o perigo que o socialismo representava para as classes dominantes, organizam exércitos para intervir em favor dos Brancos, para vencer os Vermelhos. Franceses, ingleses, japoneses, tchecos, ucranianos e finlandeses lutam contra o novo Estado Socialista. Mas aos poucos, Trotsky, vence os invasores e então por volta de 1921 se consolida em toda Rússia o socialismo.

Após o combate, que destruiu tudo (campos, comercio, industriais, …) era necessário que se tomassem medida para um rápida reconstrução, então em 1921, forma-se a Gosplan ( Comissão Estatal para o Plano Econômico), que tinha a função de pensar em algum modo de se reconstruir o país. Em março adota-se a Nova Política Econômica, que consistia em restaurar algumas medidas capitalistas como, por exemplo, a permissão de entrada de capitais estrangeiros na política de reconstrução; a formação de pequenas e médias propriedades rurais; pequenas indústrias privadas poderiam funcionar. Ficavam nas mãos dos Estados as indústrias de Base e o Sistema Bancário.



Fonte:
http://bibariqueveralui.sites.uol.com.br/revrussa.html