26.5.11

Afeganistão

articles: afghan.gif
Afeganistão
دولت اسلامی افغانستا


História

O Afeganistão existe como um ponto único de ligação com numerosas civilizações da Eurásia tendo um papel importante na história da humanidade. Através dos eras, a região hoje conhecida como Afeganistão tem sido ao longo dos séculos invadida por muitos outros povos, incluíndo os aryanos, medes, persas, gregos, mauryanos, kushanos, sassanianos, árabes, turcos, ingleses, e soviéticos, mas raramente esses povos tiveram o controlo total ou completo sobre a região. Noutras ocasiões, as entidades nativas afegãs invadiram as regiões vizinhas para formar o seu próprio império.

articles: aryans.gifarticles: medes.jpgarticles: soldat_perses.jpg
articles: arabwarriors.jpgarticles: afghanWar1.jpg
articles: mi24051.jpg

Entre 2000 e 1200 A.C., vagas de Indo-Europeus falando Aryano chegaram ao que hoje se chama Afeganistão, construindo uma nação que ficou conhecida como Aryānām Xšaθra, ou "Terra dos "Aryanos". Existe uma especulação que põe a hipótese do Zoroastrianismo ter origem entre 1800 a 800 A.C. As línguas do antigo leste iraniano tais como o Avestão podem ter sido faladas no Afeganistão por volta do mesmo período do nascimento do Zoroastrianismo.

Por volta de 1000 A.C., a civilização Indo-Aryana Vedic pode ter evoluído perto do Vale de Kabul no leste do Afeganistão, mas permanece no domínio da especulação e as teorias vão sendo baseadas nos achados arqueológicos que vão mostrando o emergir da civilização Vedic a leste do Indus ou Ganges no que hoje é o Paquistão e a Índia.

Pelo meio do século 6 A.C., o Império Persa suplantou os Medes e incorporou Aryana dentro das suas fronteiras; e em 330 A.C., Alexandre o Grande invandiu a região, Na sua breve ocupação, o sucessor Helénico dos estados de Seleucides e Bactriana controlavam a área, enquanto os Mauryanos da India anexaram o sudoeste durante algum tempo itroduzindo o Budismo na região até ao seu regresso á governação Bactriana.

articles: PersianEmpire03.jpg

Durante o 1º século D.C., os kushanos, o povo tochariano da Ásia Central com origens Indo-Europeias, ocupou a região. Após isso, Aryana caíu para um número de tribos Eurasianas - incluíndo os Partianos, Scytianos, e Hunos, assim como os Persas Sassanianos e governadores locais tais como Hindus Shahis em Kabul - até ao século 7º D.C., quando os exércitos árabes invadiram a região.

Os árabes anexaram inicialmente partes do Afeganistão ocidental em 652 e conquistaram a maioria da região entre os anos 706-709 D.C. e administraram a região Korosan, e com o passar do tempo muitas populações locais converteram-se ao Islão, mas mantiveram as suas línguas iranianas. O Afeganistão tornou-se o centro de vários e importantes impérios, incluíndo o Império Ghaznavid(962-1151), fundado por um governador turco de Gazni chamado Yamin ul-Dawlah Mahmud, que expandiu o seu poder sobre uma vasta área do Kurdistão ao Norte da India.
Images: mahmoud.gif
Yamin ul-Dawlah Mahmud

Este Império foi substituído pelo Império Ghorid(1151-1219), fundado por outro governador local, de origem Tajique, Muhammad Ghori, dominou grandes partes da àsia Central e do Sul da Ásia, e lançou as fundações para o Sultanato de Deli na India.

Em 1219, a região foi assolada pelos mongóis sob liderança de Genghis Khan, que devastaram a terra. A sua governação com os Ilkhanates, seguindo-se a invasão Timur Leng, um governante da Ásia Central. Por volta de 1400, todo o Afeganistão ficou sobre o seu domínio, tendo também lançado a fundação de outro império islâmico na India, o Império Mughal.

Images: katana-genghis-khan.jpg
Genghis Khan

O Uzbek Babur, um descendente de Timur Leng e Genghis Khan, estabeleceu um império com a capital em Kabul por volta de 1504, expandindo-se para o Sul da Ásia em 1525 impondo a sua governação em muito do que é hoje o Paquistão e Norte da India por volta de 1527.
Images: Babur.jpg
Babur

O império mudou a leste, os Safavids da Pérsia desafiaram a governação Mughal em batalha conquistando assim a área a meio do século XVII.
Images: safavids02-large.jpg

As tribos locais Ghizai Pashtun, lideradas por Khan Nashir, derrubaram a governação dos Safavid, e sob a Dinastia Hotaki, controlaram toda a Pérsia entre 1722 e 1736. Segui-se um breve período de governação (1736-1747) do conquistador turco Nadir Shan, um dos dos seus oficiais militar, Ahamad Shah Abdali, um homem tribal Pasthun do Clã de Abdali, apelou para uma Loya Jirga, seguiu-se o assassinato de Nadir Sha em 1747.

Images: p0310020201.jpg
Nadir Sha

Os Afegãos/Pashtuns vieram juntos a Kandahar em 1747 e escolheram Ahmad Shah, que mudou o seu último nome para Durrani(que significa 'pérola das pérolas' em persa), para ser o rei.

Images: Ahmed_shah_durrani.jpg
Durrani

O Afeganistão como Nação-Estado é conhecido hoje como tendo inicio em 1747 com o Império Durrani, e expandiu-se para além dos tradicionais territórios Pashtun incluíndo-os no que é hoje o Afeganistão, uma porção de Mashad no Irão, e todo o Paquistão assim com Kashmira. O Império Durrani durou perto de um século até ao conflito e guerras com os persas e Sikhs terem diminuído o seu império no inicio do século XIX. Embora, as actuais fronteiras do Afeganistão não poderem ter sido determinadas até á chegada dos ingleses.
Images: afghandurranimap.jpg
Império Durrani

Durante o século XIX, seguiram-se as guerras Anglo-Afegãs(1839-1842, 1878-1880, e a última em 1919), o Afeganistão viu muito do seu território e autonomia cedida ao reino Unido. O Reino Unido exerceu uma grande influência, e só acabou quando o Rei Amanullah acedeu ao trono em 1919, o Afeganistou reconquistou por completo a sua independência.
Images: 350px-AfghanWarIllustration1878.jpg
Guerras Anglo-Afegãs

Images: amanullah.jpg
Rei Amanullah

Durante o período da intervenção britânica no Afeganistão, os territórios étnicos Pashtun foram divididos pela Linha Durand, o que levou a relações tensas entre o Afeganistão e a India Britânica, e mais tarde o novo estado do Paquistão, que se tornou conhecido como o debate do Pashtunistão.

Images: durrandline.gif
Linha Duran

Os governantes históricos do Afeganistão eram em parte da Tribo Abdali de etnia afegã, o nome mudou para Durrani após a ascenção de Ahmad Shah. Pertenciam ao segmento Saddozay do Clã Popalzay, ou ao segmento Mohammadzay do Clã Barakzay. Os Mohammadzay frequentemente forneciam aos reis Sadozay conselheiros de topo, que serviam ocassionalmente como regentes, e identificavam-se com o nome Mohammadzay.

Desde 1900, 11 monarcas e governantes foram afastados do poder por processos não democráticos: em 1919(assassinato), 1929(abdicação), 1929(execução), 1933(assassinato), 1973(deposto), 1978(execução), 1979(executado), 1987(removido), 1992(derrubado), 1996 (derrubado) e 2001(derrubado).

O período mais longo de estabilidade no Afeganistão teve lugar entre 1933 e 1973, quando o país esteve governado pelo Rei Zahir Shah. Contudo, em 1973, o seu irmão, Sardar Mohammed Daoud lançou um golpe de estado sangrento. Daoud e as ua família inteira foi assassinada em 1978 quando o Partido Democrático do Povo do Afeganistão de tendência comunista lançou um golpe de estado conhecido como a Grande Revolução Saur.

articles: Zaher_Shah.jpgarticles: daoud_1973.jpg
King Zahir Shah Sardar Mohammed Daoud

Uma série de governos comunistas governaram o país. Como parte da estratégia da Guerra Fria, os Estados Unidos começou a coberto a financiar o treino das forças anti-governamentais os Mujahideen através dos Serviços Secretos do Paquistão(ISI), o qual jogava com o descontentamento mulçumano que se opunha ao ateísmo oficial do regime marxista, em 1978.
Images: icm35221_1.jpg

De forma a encorajar as forças comunistas locais a União Soviética - citando o Tratado de amizade de 1978, de Cooperação e Boa-Vizinhança que tinha sido assinado entre os dois países em 1978 - interveio em 24 de Dezembro de 1979. A ocupação soviética resultou num exôdo em massa de mais 5 milhões de afegãos que foram para campos de refugiados no Paquistão e no Irão.

articles: 1204soviets5.jpg

Confrotados com a pressão internacional e a perda de aproximadamente de 15,000 soldados soviéticos como resultado das forças Mujahideen treinadas pelos Estados Unidos, Paquistão, e outros governos estrangeiros, os soviéticos retiraram-se 10 anos mais tarde, em 1989.
articles: afghan.jpg

A retirada soviética foi vista como uma vitória ideológica dos Estados Unidos, o qual ostensivamente tinha apoiado os Mujahidenn contra a influência soviética. A seguir á retirada das forças da União Sovética em 1989, os Estados Unidos e seus aliados perderam o interesse no Afeganistão e fizeram muito pouco para ajudar a recontrução do país. A URSS continuou a apoiar o regime do Dr. Najubullah(ex-chefe dos Serviços Secretos, Khad) até á sua queda em 1992. Contudo, a ausência das forças soviéticas resultou na queda do governo e a perda de terreno para as forças de guerrilha.
Uma vasta maioria das elites e intelectuais foram sistemáticamente eliinadas pelos comunistas, ou escaparam para países vizinhos, um vácuo de liderança perigoso ficou no ar. A luta continuou entre as várias facções de Mujahidin, fazendo aparecer um estado de senhores-da-guerra. O caos e a corrupção que dominaram o Afeganistão pós-soviético levou ao aparecimento e crescimento dos Talibans. Os mais sérios combates durante a guerra civil deram-se em 1994, quando 10,000 pessoas foram mortas durante uma luta entre facções em Kabul.

Explorando a situação caótica no Afeganistão, os fundamentalistas afegãos treinados em campos refugiados no Paquistão, nos Serviços Secretos do Paquistão(ISI), a Máfia regional(bem estabelecida com uma rede que trafica sistemas electrónicos japoneses e pneus, e tráfico de droga) e grupos extremistas árabes juntaram forças e ajudaram a criar o Movimento Taliban.


Apoiados pelo Paquistão, Arábia Saudita e outros aliados estratégicos, os Talibans desenvolveram uma força política-religiosa, e tomaram o poder em 1996. Os Talibans capturaram 90% do país, por outro lado a Aliança do Norte o nordeste do país no Vale de Panjshir. Os Talibans imposeram uma interpretação restrita da Lei Sharia Islâmica e deram guarita e assistência a organizações implicadas em actos terroristas, o mais notável é Osama bin Laden e a rede Al-Qaeda.

articles: 230905_Taliban.jpgarticles: AfghanistanNorthernAlliance.jpg

articles: gafha.gif

Os Estados Unidos e Aliados encetaram uma acção militar contra o Afeganistão como resposta aos ataques terroristas de 11 de Setembro nos Estados Unidos forçando a queda do regime Taliban. No final de 2001, os maiores líderes dos grupos de oposição e diáspora encontram-se em Bona na Alemanha, chegando a acordo num plano para formulação de um novo governo. O resultado foi a designação de Hamid Karzai como Chefe Interino da Autoridade Afegã(AIA) em Dezembro de 2001. Após a realização da Assembleia da Loya Jirga em 2002, Karzai foi eleito presidente.

articles: 5103AS1.jpg
Loya Jirga

articles: 200px-Karzai-usaid.PNG

Hamid Karzai

Em 3 e 25 de Março de 2002, uma série de terramotos atingiram o afeganistão, destruindo milhares de casa e ceifando 1800 vidas. Mais de 4000 pessoas ficaram feridas. Os abalos sísmicos locaizaram-se na Província de Samangan(3 de Março) e na Província de Baghlan(25 de Março). O último foi o pior dos dois, e causou a maior destruição e vitimas. O apoio internacional respondeu com ajuda ao governo afegão.

articles: 7b.jpg

Como país continua a sua reconstrução e recuperação, desde o final de 2005, mas ainda está confrontado com um grave problema de pobreza, o poder dos senhores da guerra, a falta de infra-estruturas, e garnde concentração de minas terrestres que não explodiram durante os vários conflitos, assim como as plantações ilegais de papoila para o comércio da heroína.

O Afeganistão teve as suas primeiras eleições nacionais sem problemas em 2004 com mulheres eleitas para o parlamento. As eleições parlammentares em 2005 ajudaram a estabilizar o país políticamente. O País continua a enfrentar actos de violência ocasionais por parte dos poucou membros da al-qaeda e talibans e a instabilidade causada pelos senhores-da-guerra.
Fonte: Enciclopédia