26.5.11

Aglomerações urbanas

aglomeracoes-urbanas

Conturbação, metrópole, região metropolitana e megalópole são expressões que a cada dia se tornam mais familiares a milhões de pessoas em todo o mundo. Trata-se de aglomerações urbanas, às vezes gigantescas, encontradas principalmente nos países desenvolvidos e decorrentes de uma expansão urbana sem precedentes, provocada sobretudo pelo desenvolvimento iiidustrial e pelo avanço tecnológico dos meios de transporte e das comunicações.

O que é conturbação? É a superposição ou o encontro de duas ou mais cidades próximas em razão de seu crescimento. Pode ocorrer entre cidades do mesmo tamanho ou de tamanhos diferentes. Exemplos: Juazeiro e Petrolina, no Rio São Francisco; região do ABCD, em São Paulo; regiões como as de Nova loque, da Grande São Paulo, do Grande Rio e outras. O que é metrópole? Corresponde à cidade principal ou “cidade-mãe”, quer dizer; é a cidade que possui os melhores equipamentos urbanos do país (metrópole nacional) ou de uma grande região do país (metrópole regional). Exemplos de metrópoles nacionais: Nova loque, Tóquio, Sidnei, São Paulo e Rio de Janeiro; regionais: Lion (sudeste da França), Vancouver (litoral do Pacifico canadense), Seattle (noroeste dos EUA) e Belém (Região Norte do Brasil).

A partir da década de 50, o crescimento e a multiplicação das metrópoles foi espetacular. Em 1950, por exemplo, só existiam sete cidades com mais de 5 milhões de habitantes, ao passo que em 1990 já existiam dezenas de cidades com mais de 5 milhões de habitantes. Muitas delas se expandiram tanto que seus limites acabaram se encontrando com os limites de outros municípios vizinhos, formando enormes aglomerações chamadas regiões metropolitanas. O que é região metropolitana? É o “conjunto de municípios contíguos e integrados sócio-economicamente a uma cidade principal (metrópole), com serviços públicos de infra-estrutura comuns.

As cinco maiores aglomerações ou regiões metropolitanas do mundo em 1990 (conforme estimativas) e suas respectivas populações eram: Tóquio (23,4 milhões), Cidade do México (22,9 milhões), Nova loque (21,8 milhões), São Paulo (19,9 milhões), Xangai (17,7 milhões) e Pequim (15,3 milhões). No ano 2000, a maior aglomeração metropolitana do mundo será a Cidade do México, com 32 milhões de habitantes, o equivalente à população da Argentina em 1990.

Podemos imaginar a gravidade dos problemas sócio-econômicos e as dificuldades para se administrarem gigantescas aglomerações como essas que acabamos de ver. O Brasil possui nove regiões metropolitanas, que em 1985 concentravam 40,6 milhões de pessoas ou 30% da população do país. A região metropolitana de São Paulo, a maior de todas, contava com 15,3 milhões de habitantes, distribuídos pelos seus 38 municípios. O que é uma megalópole ou megalópoles (mega grande e polis cidade)? E o encontro ou a conturbação de várias metrópoles ou de várias regiões metropolitanas, formando uma extensa e gigantesca área urbanizada. Corresponde às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. maior de todas encontra-se na porção nordeste dos EUA, estendendo-se desde Boston até Washington, tendo como centro a metrópole de Nova Junque. Concentra cerca de 20% da população total do país. Outros exemplos são as regiões que abrangem Tóquio Nagoya Osaka (Japão) e Londres Birmingham Manches-ter (Inglaterra). A megalópole brasileira enconlia-se em formação ao longo do eixo metropolitano São Paulo Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.clickescolar.com.br/aglomeracoes-urbanas.htm