31.5.11

Biografia de Eratóstenes

Eratóstenes (?276 a.C. – ?196 a.C.) foi criado em Cirene, cidade grega ao norte da África. Estudou em Alexandria, no Egito, e depois em Atenas, retornando a Alexandria em 255 a.C., onde se estabeleceu. Eratóstenes escreveu sobre matemática, astronomia, geografia, história e fez críticas literárias. Com tantos escritos importantes, seu nome era a escolha óbvia para a administração da biblioteca de Alexandria, cargo que aceitou em 240 a.C.

Naquela época, Ptolomeu III governava Alexandria e partes do Egito e ordenou que todos os navios e caravanas fossem revistados em busca de livros, mapas ou documentos interessantes para serem copiados. A biblioteca de Alexandria se tornou fonte dos vastos conhecimentos do mundo antigo.

Com as riquezas do mundo intelectual prontamente disponíveis, Eratóstenes compilou um mapa do mundo conhecido, que se estendia das ilhas Britânicas ao Sri Lanka e incluía todos os países que faziam fronteira com o mar Mediterrâneo. O mapa foi útil por 200 anos. Ele também percebeu que o calendário solar egípcio ficava atrasado em um dia a cada quatro anos com relação às estações e sugeriu que se acrescentasse um dia extra de quatro em quatro anos.

Eratóstenes e a circunferência de uma coisa chamada Terra.

Eratóstenes é mais conhecido por ter calculado o tamanho da Terra, conclusão a que chegou usando um método engenhoso. Ele sabia que o Sol fica mais alto ao meio-dia de 22 de junho, o solstício de verão. Nessa hora especial, uma vara vertical projeta a menor sombra. Se o sol estiver diretamente acima, a vara não projeta sombra nenhuma. Isto acontece em Syene, cidade ao sul de Alexandria, onde se encontra hoje a represa de Aswan. Como Eratóstenes descobriu que o Sol estava diretamente acima de Syene naquela hora única? Ele sabia, através das informações contidas na biblioteca, que ao meio-dia de 22 de junho, a luz do sol brilhava diretamente até o fundo de um poço profundo em Syene e era refletida de volta para cima, em linha reta, mostrando, desta forma, que o sol estava diretamente acima. Usando geometria simples, Eratóstenes mostrou que existe um ângulo de 7,2º entre Alexandria e Syene, o que corresponde a 1/50 de um círculo. Viajava-se de Syene a Alexandria com freqüência e sabia-se que a distância media 5 mil estádios. Então, Eratóstenes calculou que a Terra tinha 50 x 5 mil estádios, ou cerca de 250 mil estádios. Esta medida é incrivelmente próxima à circunferência da Terra aceita modernamente, cerca de 39.490 quilômetros.

Eratóstenes mostrou que a Terra é um lugar muito maior do que os gregos imaginavam. Eles ficaram confusos, porque isso fazia o mundo conhecido parecer comparativamente muito pequeno, e rejeitaram o número de Eratóstenes a favor de um tamanho menor e impreciso.

Apesar de seu sucesso como estudioso e escritor, a parte final da vida de Eratóstenes foi trágica. Ele ficou cego e, aos 80 anos de idade, induziu sua própria morte parando de comer.

Fonte: http://www.ahistoria.com.br/eratostenes/