16.8.11

1977 - Adeus ao rei do Rock

Jornal do Brasil: Quarta-feira, 17 de agosto de 1977
Elvis Presley morreu aos 42 anos em Memphis, Tennesse, EUA. Seu empresário, Joe Esposito, encontrou-o inconsciente, caido no chão da sua casa.

Elvis Aron Presley nasceu em 10 de abril de 1936 em Tupelo, no Mississipi. Foi o sobrevivente de dois gêmeos, e depois do parto sua mãe tornou-se incapaz de gerar mais filhos. O futuro rei do Rock canalizou então todo o afeto dos pais. Morou com eles em condições precárias por bastante tempo, mas tudo mudaria para ele - e para a indústria americana do disco - com a gravação de aniversário para a sua mãe.

Na primavera de 1954 um rapaz alto, de longas costeletas e pernas compridas, entrou na modesta gravadora Sun Records, em Memphis, e pagou quatro dólares para gravar um disco que daria à sua mãe de presente de aniversário.

O controlador da mesa de gravação falou para Elvis que ele tinha uma voz incomum, e pediu-lhe para deixar o contato. Passou-se quase um ano até que ele recebesse um telefonema de Sam Phillips, da Sun Records, propondo-lhe gravar, como experiência, uma balada. Elvis começou a batucar no violão acompanhando-se em That's All Right Mama de uma maneira totalmente original. Logo em seguida, de um só fôlego, Elvis emendou I Don't Care if The Sun Goes Down e Blue Moom of Kentucky. As duas últimas músicas foram postas em disco e lançadas no mercado regional. Apenas uma semana depois, já haviam sido vendidas 7 mil cópias da gravação. Em 1955 Elvis foi contratado pela RCA e começaram os tours. Aos poucos ele descobria que podia fazer as platéias gritarem histericamente com o rebolado.

O verdadeiro estouro veio em janeiro de 1956, quando a RCA lançou seu primeiro disco com Elvis Presley, Heartbreak Hotel.

Seus dicos não pararam de vender

A cada novo disco lançado os índices de venda subiam a alturas nunca dantes imaginadas. Em pouco tempo Elvis tornou-se milionário, com uma mansão que chamou de Graceland - em homenagem a sua mãe, Grace. Casou-se com Priscila e teve uma filha, Lisa Marie. Mesmo sem gravar, faturava milhões de dólares em royalties. E bastava abrir a boca nos estúdios para começar a bater recordes. Em 1973, divorciado, ele voltou ao cinema, à televisão e aos shows. Ainda era capaz de levar multidões a seus espetáculos. Elvis morreu apavorado com a idéia de mostrar-se em público obeso e quarentão.

Fonte: JBlog