22.8.11

Conceito de Desenvolvimento Sustentável


Conceito de Desenvolvimento Sustentável

O termo sustentabilidade foi cunhado pela primeira vez nos anos 80 em simpósio realizado pela (IUCN - Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), World Conservation Strategy (Estratégia para conservação do Mundo), como sugestão para uma integração da conservação ambiental com o desenvolvimento econômico, visando preservar a biodiversidade, utilizando seus recursos de maneira responsável e sustentável.

Anos mais tarde, em 1987, a definição de desenvolvimento sustentável tornou-se famosa e foi reverenciada no relatório “O Nosso Futuro Comum”, e publicado pelo World Commission on Environment and Development (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento). Tal documento ficou conhecido como "Relatório Brundtland (1987)", no qual, ditava como seria o desenvolvimento sustentável:
“(… ) desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações vindouras satisfazerem as suas próprias necessidades”.

A base fundamental do desenvolvimento sustentável é o compromisso com as gerações futuras, assegurando que os recursos naturais supram suas necessidades, integrando um equilíbrio entre os sistemas econômicos, sócio-culturais e o meio ambiente, com aspectos institucionais para que haja entre os lideres mundiais um compromisso de governar seus estados de maneira consciente respeitando o meio natural.

O alicerce do desenvolvimento sustentável sugere que haja:


  • Preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural;

  • Redefinição dos critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício a curto, médio e longo prazos, de forma a refletirem os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da conservação;

  • Distribuição e utilização equitativa dos recursos entre as nações e as regiões a nível global e à escala regional.



Por conceito, a sustentabilidade guarda por ser eficiente e não prejudicar a produção futura, ou seja, produzindo alguma coisa atualmente, estabeleceremos uma maneira de produzi-la no futuro, de tal maneira que não acarrete impactos negativos nas reservas naturais. Deduzimos como uma proteção de curto a longo prazo para a produção.


Por: Mariana Ferreira

Fonte:Pesquisas e Trabalhos escolares no Grupo Escolar