22.8.11

Plano de Aula - A formação do Islã

Objetivos
- Conhecer a formação do mundo islâmico.
- Desconstruir a associação entre Islamismo e terrorismo.

Conteúdos
- Islamismo.
- Formação do mundo islâmico.

Anos
6º e 7º.

Tempo estimado
Quatro aulas.

Material necessário
Vídeo do 1º bloco do Jornal Nacional do dia 11 de setembro de 2001, notícias sobre o crescimento do preconceito contra muçulmanos após os atentados e durante a campanha presidencial dos Estados Unidos em 2008, vídeo do Jornal Nacional sobre a renúncia de Hosni Mubarak da presidência do Egito, mapa da expansão do islamismo e sites para pesquisa (comobrasilescola.com/historia e historianet.com.br).

Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
Providencie cópias das notícias em braile para o aluno cego ou um computador com acesso a programas como o DOSVOX ou o Jauss para que ele também participe das atividades de leitura e pesquisa. O mapa também deve ser fornecido com legendas em braile e contornos em relevo. Se necessário amplie o tempo de realização das atividades e forneça textos de apoio aos vídeos que serão exibidos (com as notícias lidas ou sinopses, por exemplo). Você e os colegas também podem ajudar o aluno com deficiência visual na descrição das cenas dos telejornais. Estimule a participação do aluno nos debates com a turma.

Desenvolvimento
1ª etapa
Questione os estudantes sobre o que sabem do islamismo. Deixe que eles contribuam com suas impressões, mesmo que elas pareçam superficiais ou preconceituosas. Podem surgir informações de vários tipos, entre elas associações do islamismo ao terrorismo e comentários sobre o fanatismo religioso. Para evitar abordagens muito abrangentes, destaque apenas os dois temas mencionados, que evidenciam o olhar preconceituoso sobre o islamismo que se tornou ainda mais forte no Ocidente na última década. O objetivo das aulas seguintes será desconstruir essa visão. Introduza questões que envolvem o mundo islâmico, destacando a associação comum entre a religião muçulmana e os atos terroristas dos últimos anos. Exiba o vídeo do Jornal Nacional do dia 11 de setembro de 2001. Explique os motivos do atentado, lembrando a atuação imperialista dos Estados Unidos no mundo árabe, aliada ao fortalecimento de organizações fundamentalistas na região, como a Al Qaeda e o Taleban. Fale da dimensão do ataque, mencionando o fato de a maior potência do mundo ter sido atingida no centro de seu poder econômico. Explique suas consequências imediatas, citando a "guerra ao terror" lançada pelo governo norte-americano e o aumento do preconceito contra os muçulmanos no Ocidente. Leia uma notícia
sobre esse tema.

2ª etapa
Divida a turma em grupos e entregue cópias do mapa sugerido. Peça que analisem e discutam a expansão islâmica. Apresente as origens da religião com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos. Fale sobre a península Arábica no século 7 e os povos que a habitavam, citando a importância das práticas comerciais e das crenças politeístas para eles. Relate a trajetória de Maomé, ressaltando seus contatos com as duas grandes religiões monoteístas (cristianismo e judaísmo) e a rápida disseminação de suas ideias religiosas. Encerre com a leitura de uma notícia sobre o preconceito contra muçulmanos no mundo atual e a discussão sobre ela. Peça que os alunos façam uma pesquisa na internet e em livros didáticos de História (possivelmente disponíveis na biblioteca da escola) sobre o significado da palavra jihad e sua importância para a religião muçulmana. Na aula seguinte, eles apresentarão os resultados.

3ª etapa
Proponha uma discussão sobre os resultados da pesquisa sobre jihad. Durante o debate, aponte para o caráter religioso do termo, que exprime a luta interior do muçulmano pela concretização da fé plena. Na crítica ao olhar ocidental sobre o islamismo, pode ser interessante levar os alunos a refletir sobre a existência dessa "luta" em outras religiões, como o cristianismo e o judaísmo. Fale sobre as crenças básicas da religião muçulmana, mencionando o monoteísmo e o Corão como livro sagrado.

4ª etapa
Agora que os alunos já possuem mais conhecimentos sobre o tema, retorne à atualidade, iniciando uma discussão sobre as recentes revoltas em países do mundo árabe, como o Egito. Mostre o vídeo do Jornal Nacional sobre a revolução egípcia, que tirou Mubarak do poder. Esse momento é importante para desconstruir a imagem negativa da região: vêm de lá exemplos de luta contra governos autoritários, como evidenciam esses acontecimentos. Encerre mostrando que boa parte dos atos terroristas feitos por muçulmanos nos últimos anos está ligada à exclusão (como visto nas diversas notícias trabalhadas com os alunos) e/ou de ocupação do solo nacional por tropas estrangeiras. Com base nos exemplos dados sobre os levantes populares no Egito, leve a turma a concluir que o terrorismo não é o único meio usado pelos povos islâmicos para enfrentar seus problemas sociais.

Avaliação
Avalie a participação dos estudantes nos debates relativos à islamofobia e na realização da pesquisa. Com base nas notícias vistas em classe, oriente a produção de um texto dissertativo individual sobre o que aprenderam sobre a formação e expansão do mundo islâmico. Nos textos, observe se a garotada compreendeu o processo de disseminação do islamismo e aprendeu a desvincular a religião do terrorismo.

Fonte:
NOVA ESCOLA, edição agosto