12.8.11

Revolução Inglesa ou Puritana


Revolução Inglesa ou Puritana

A revolução Inglesa ocorrida em meados do século XVII, mais conhecida como absolutismo por representar a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna.

O grande poder monárquico que cedeu a maior parte de sues privilégios ao parlamento onde instaurou-se o grande regime conhecido o regime parlamentarista que permanece até hoje, onde tudo se deu inicio a Revolução Puritana que ocorrer em 1640 onde terminou com a Revolução Gloriosa que se deu em 1688, ambas do mesmo processo revolucionário.

Com esse movimento revolucionário criou-se algumas condições impossíveis de serem dispensadas para a grande Revolução Industrial do século XVII, assim considerando a Primeira Revolução Burguesa da historia da Europa onde antecipou em 150 anos Revolução Francesa.

Tópicos para análise:
Dinastia Tudor:
- Henrique VIII - através do Ato de Supremacia, criou a Igreja Anglicana.
- Elizabeth I - No seu mandato, a Inglaterra se torna uma potência marítima. Também inaugurou a colonização da América do Norte, fundando a Colônia de Virgínia.


Economia:
- Cercamentos (Enclouser)
- Economia feudal p/ comercial
- Corsários - Através da sua frota marítima, os ingleses impuseram sua superioridade comercial em função da sua superioridade marítima.


Política:
- 1ª carta magna (constituição).
- Acordo da Rainha com o parlamento prevalecendo o sistema absolutista monárquico como forma de governo.


Dinastia Stuart:
Jaime I é apoiado pela aristocracia da Religião Anglicana e é alvo da oposição da burguesia de Religião Puritana. Perseguiu a oposição, aumentando o fluxo migratório para a América do Norte, fundando a Colônia de Nova Inglaterra.

Carlos II não cumpriu a 2ª carta Magna e dissolveu o parlamento. Esse ato autoritário do rei levou à eclosão de uma guerra civil.


A Guerra Civil (1641 - 1649):
A guerra civil foi, basicamente, a disputa de interesses entre a aristocracia absolutista anglicana e a burguesia parlamentarista puritana, liderada por Oliver Crommonwelth. Oliver Crommonwelth representava a burguesia puritana, a qual venceu a guerra civil e implantou a República. Foi a primeira vez que o Parlamento inglês decapitou um rei na história.


República:
Oliver Crommonwelth fez um governo associado ao Parlamento. Em 1653, dissolveu o Parlamento e implantou uma ditadura.


Ditadura de Crommonwelth:
Através dos Atos de Navegação, incentivou a Indústria Naval. Criou leis protecionistas e levou a Inglaterra a se estabelecer como Potência Mundial. Entrou em guerra com a Holanda, seu concorrente comercial, destruindo-na. Em 1658, morre Crommonwelth e o período Republicano da História Inglesa acaba, restaurando assim a Monarquia.


Leia também:
Antecedentes das Revoluções Inglesas


Fonte:
http://www.estudanet.hpg.ig.com.br/revolucao-inglesa.htm
http://kendiria.blogspot.com/2009/09/revolucao-inglesa.html