30.9.11

Cartografia

Cartografia é a arte de conceber, de levantar, de redigir e de divulgar os mapas. A manutenção da rota de um avião ou navio , a análise e definição de estratégias militares de ataque e defesa , a localização de jazidas e possíveis vias de acesso , ou a simples orientação rodoviária numa viagem de turismo , todas essas atividades exigem mapas específicos com diferentes objetivos e usuários : este é o campo da cartografia.

Com a atual tecnologia que nos permite olhar o planeta através dos olhos eletrônicos priviligiadamente posicionados dos satélites, não há mais segredos para seus contornos. Mas por séculos a situação foi diferente: para que o homem pudesse desenhar mapas e localizar-se no planeta foi imprescíndivel que ele olhasse para o céu, mais precisamente para os astros, e utilizasse a matemática...

Movidos pela necessidade os homens das primeiras civilizações já rabiscavam representações gráficas dos lugares por que passavam, isso talvez mesmo antes de começarem a escrever. O mapa mais antigo que sobreviveu até hoje é uma placa de argila encotrada nas ruínas da cidade de Gasur, cerca de 300 Km ao norte da Babilônia, desenhado por volta de 2 300 a.C.. Medindo 7 cm, tão pequeno que cabe na palma da mão, ele mostra o Rio Eufrates cercado por montanhas.

É bem provavel que os chineses tenhan sido os precursores , pois há indicios de que sua cartografia tenha aparecido por volta do século IV a.C. e era voltada não apenas para localização mas para fins administrativos (impostos, fronteiras) e militares. Tambem com fins administrativos os egpicios desenvolveram suas técnicas. Utilizando seus conhecimentos matemáticos aplicavam o princípio da triangulação para medir a área das terras.

A Grécia contudo, desenvolveu as bases cintíficas da observação. A escola pitagórica e o sábio Aristóteles desenvolveram a idéia de esfericidade da Terra, medida por Erastótenes. Devemos ao astrônomo Hiparco ( e a Matemática ) a idealização do sistema de coordenadas geográficas . O trabalho clássico "Guia de Geografia", obra de Ptolomeu, lançou as bases da geografia matemática e da cartografia.

Durante o período romano e Idade Média a cartografia sofreu um período de estagnação e até retrocesso. A influência religiosa foi marcante em todo o período medieval e os mapas mais utilizados eram os de T em O, pois eram feitos mostrando a Terra em formato circular divida em 3 partes (como a Trindade) cortada por braços de mar em T representando as regiões citadas na Bíblia: a Europa á esquerda , a África à direita e a Àsia (sede do paraíso terrestre) acima.

Nesse período foram os árabes que deram impulso à cartografia, traduzindo clássicos como o de Ptlomeu e desenvolvendo suas prórprias técnicas, que só voltariam à Europa no período das cruzadas e do comércio marítimo das cidades italianas que precisavam de cartas náuticas para suas atividades comerciais.

O ciclo das grandes navegações foi o responsável pela retomada definitiva do progresso na cartografia, já que os mapas precisavam de maior exatidão. Data de 1512 o mapa-mundi Orbis typus universalis tabula, do veneziano Jerônimo Marini, que é o primeiro em que se registra o nome do Brasil. É dessa época o apogeu da cartografia dos países baixos (como a Holanda, por exemplo que tinha colônias por várias partes do mundo) e um dos nomes mais importantes da cartografia: Gerard Mercator que criou a projeção que leva o seu nome, própria para mapas náuticos, segundo a qual os meridianos são ângulos retos aos paralelos de latitude.

No século XVIII a Academia de Ciências de Paris com o fim de resolver as questões levantadas por Cassini e Newton sobre a forma da Terra mediu o arco do meridiano terrestre. A medição provou que Newton estava certo: A Terra tinha a forma de um elipsóide de revolução, cujo eixo menor coincidia com o eixo de rotação. Resolveram então adotar o elipsóide como forma matemática correspondente a um geóide médio - o geóide é um sólido geométrico irregular que corresponde quase exatamente ao esferóide terrestre.


Fonte:http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat010392k2/ens22k2/xyz/cartografia.htm