10.11.11

10 de novembro de 1971: Uma revolução musical chamada Secos & Molhados

"E o que me importa é não estar vencido..."
Secos&Molhados. Reprodução
Secos & Molhados é o nome genérico de chouriços e bebidas que enfeitam velhos armazéns. É também o nome do grupo pop que se tornou o grande fenômeno musical do início dos anos 70.

Criada no dia dez de novembro de 1971, a partir da idéia do compositor João Ricardo, a formação original da banda se formava pelo próprio João - voz, harmônica e violão, Gerson Conrad - voz e violão, e Ney Matogrosso como vocalista. Aliás, foi esta voz singularíssima, com um registro de contratenor surgindo como uma das mais insólitas e bonitas da MPB que se tornou a grande vedete do conjunto, despontando Ney como seu astro central - sem desmerecer a sua presença de palco, sob cuidadosa maquiagem, com exagerada expressão (ou contorção?!) corporal, sempre com exóticas fantasias. Além do feliz achado Ney, coube a João Ricardo - teórico do conjunto-, o mérito de redescobrir a língua portuguesa para o rock numa combinação entre textos próprios e emprestados da literatura, garantindo o grande nível poético de seu repertório.

"O que queríamos era uma nova solução em termos de espetáculo, porque tudo estava gasto e era urgente descobrir alguma coisa nova. Sentimos também que as pessoas estavam desestimuladas a saírem de casa para assistir a alguma coisa e então pensamos ser hora de mudar. Penso que com as nossas apresentações as pessoas se divertem, participam".
Ney Matogrosso






Ney estava certo. O público lotava as casas de espetáculos. Lançado em outubro de 1973, o LP Secos & Molhados vendeu mais de 300 mil cópias em apenas dois meses, desbancando o até então inexpugnável recorde de vendas pré-natalinas de Roberto Carlos, e chegou segundo a gravadora Continental, a marca de um milhão de cópias.

Sucesso de vendas e bilheteria, inclusive em turnê internacional, o grupo não conseguiu, contudo, manter sua formação original. Logo após o lançamento do segundo LP Flores Astrais, em agosto de 1974, já sob fortes especulações de desentendimentos entre seus integrantes, o fenômeno Secos&Molhados chegava ao fim. Em janeiro de 1975, cada um dos artista já trilhava destino distinto na carreira musical.

João Ricardo adquiriu os direitos autorais sob o nome Secos & Molhados, após algumas brigas na justiça, e saiu a procura de novos músicos para que a banda tivesse novas formações. Uma aconteceria ainda nos anos 70. A terceira na década seguinte. Até que em 1999, João Ricardo lança sozinho Teatro? mostrando definitivamente a marca do criador dos Secos & Molhados.