15.12.11

Carlos Drummond de Andrade

Biografia de Carlos Drummond de Andrade:

Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) foi um poeta, contista e tradutor brasileiro. É autor de vasta obra literária e considerado um dos maiores poetas do país.

Drummond nasceu em Itabira, interior de Minas gerais. Vindo de uma família de fazendeiros decadentes, estudou em colégio jesuíta na cidade de Belo Horizonte e formou-se em Farmácia, porém, não iria exercer a profissão. Fundou a publicação A Revista no intento de divulgar o movimento modernista brasileiro.

Em 1934, ingressou no serviço público, época que o poeta foi para o Rio de Janeiro trabalhar com o então ministro da Educação e Saúde Gustavo Capanema. Entre os anos de 1945 e 1962, foi funcionário do Serviço Histórico e Artístico Nacional.

O modernismo exerceu grande influência em Carlos Drummond de Andrade. O seu estilo poético era permeado por traços de ironia, observações do cotidiano, de pessimismo diante da vida, e de humor. Drummond fazia verdadeiros “retratos existenciais”, e os transformava em poemas com incrível maestria.

A poesia de Carlos Drummond de Andrade era facilmente entendida e captada pelo grande público, o que o tornou poeta popular, o que não quer dizer que seus poemas fossem superficiais. A Rosa do Povo é um poema muito conhecido e comentado. A rosa nesse poema funciona como metáfora do entendimento universal, dos valores da democracia e da liberdade, valores típicos da modernidade no século 20.

Carlos Drummond de Andrade foi também tradutor de autores como Balzac, Federico Garcia Lorca e Molière.
Em sua obra poética, podemos encontrar volumes importantes como Alguma poesia (1930), Sentimento do mundo (1940), José (1942), A Rosa do povo (1945).

Carlos Drummond de Andrade morreu em 1987, poucos dias depois do falecimento de sua filha, a escritora Maria Julieta Drummond de Andrade.

Fonte:

E-Biografias