10.1.12

Ariel Sharon


Ariel Sharon, nascido em 27 de fevereiro de 1928, é um estadista e militar de Israel. Ele teve forte participação na Guerra do Líbano na década de 1980.

No mundo político, Sharon ocupou o cargo de primeiro-ministro de Israel, entre 7 de março de 2001 e 2006. Ele também se destacou em posições de comandante e oficial de inteligência.

O líder israelense estudou História e Cultura do Oriente Médio na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Sharon ficou viúvo duas vezes. Sua primeira esposa, Margalit, morreu num acidente de carro em 1962. E seu filho, fruto deste primeiro casamento, chamado Gur, também morreu, em outubro de 1967 ao ser atingido por um rifle.

Depois disso, Sharon se casou com a irmã mais nova da primeira esposa. Com Lily, Sharon teve dois filhos: Omri e Gilad. Lily Sharon morreu de câncer em 2000.

Sharon foi filiado ao partido Mapai, de esquerda, mas, depois de afastar-se da vida militar, ele foi ingressou no partido liberal de centro-direita.

Ariel Sharon esteve presente de forma muito efetiva na política de Israel, chegando a ocupar diversos cargos de grande importância.

Em 2006, durante o exercício do cargo de primeiro-ministro de Israel, Sharon sofreu um AVC e entrou em estado vegetativo permanente.
Fonte: Pesquisas e Trabalhos escolares no Grupo Escolar