29.2.12

28 de fevereiro de 1994: Governo cria a URV, pedra fundamental do Plano Real

Jornal do Brasil: Segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
O governo editou a medida provisória que criou a Unidade Real de Valor, que entraria em vigor em março, com valor no intervalo de US$ 0,80 a US$ 1.0. Além de estabelecer regras de conversão de valores, a medida determinou o lançamento de uma nova moeda, o Real (que só seria lançada de fato em junho do mesmo ano). A decisão relativa à edição da MP do Plano Real foi tomada em uma reunião ministerial no dia 27, realizada no Palácio do Planalto por convocação do então Presidente da República, Itamar Franco, a qual durou mais de oito horas. Nessa reunião também ficou decidido que a nova MP permitiria ao ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, intervir em casos de abusos por parte de especuladores de preços. Porque, segundo ele, as medidas do governo contra a inflação não teriam efeito sem o apoio da sociedade, deixando impune os especuladores, como aconteceu no Plano Cruzado (de 1986).

“Daqui pra frente, trabalhador nenhum terá o salário menor do que o custo de vida”, declarou Fernando Henrique ao dar detalhes sobre o novo plano econômico, informando que não haveria mais perdas salariais a partir de março. “Nós mudamos a regra. Mudamos de uma maneira favorável ao trabalhador. Isso tem que ser entendido. Não adianta vir com uma conversa do passado para prever o futuro. Será diferente”, acrescentou o futuro Presidente da República.

Desde 1986, com a criação do Plano Cruzado, o Brasil sofreu uma série de planos e medidas econômicas que resultaram, ao longo de oito anos, em uma inflação total de 689.363.100%. Ao todo, foram oito programas de estabilização, cinco congelamentos de preços e salários, um confisco de ativos financeiros, 54 alterações no sistema de controle de preços, 16 políticas salariais e quatro moedas (cruzado, cruzado novo, cruzeiro e cruzeiro real), o que resultou em um corte de nove zeros em relação ao cruzeiro que vigorava no início de 1986. Por mais fortes que tivessem sido as medidas, a inflação continuou a se acelerar, havendo a necessidade de mais um plano, o que desta vez mostrou-se eficaz e duradouro. O novo plano econômico teve como consequência a redução brusca da inflação, a ampliação do poder de consumo da população, a modernização do parque industrial brasileiro e o crescimento econômico com geração de empregos, além de ter tornado Fernando Henrique o político mais influente do Brasil, fazendo com que fosse eleito Presidente da República em outubro do mesmo ano.

Fonte: JBLOG