6.4.12

A Independência da Indochina e da Indonésia



Geograficamente, o sudeste da Ásia é a região compreendida entre a China ao norte e a Índia a oeste, uma encruzilhada de civilizações, onde se encontravam a antiga Indochina francesa e a Indonésia holandesa. Em ambas as regiões o movimento nacionalista foi anterior à Segunda Guerra e se intensificou na luta contra a ocupação japonesa. Na Indonésia, essa resistência foi formada por nacionalistas islâmicos, socialistas e comunistas. Quando o Japão capitulou, o exército da resistência, liderado por Sukarno, saiu das florestas e tomou o poder, proclamando a República da Indonésia. Mas logo se reimplantou o domínio holandês, fazendo crescer a luta pela independência. Os Estados Unidos exerceram pressões sobre a Holanda, que, em 1950, concedeu a independência à Indonésia.

Na Indochina francesa, a luta era mais antiga e foi mais longa. O Movimento de Libertação Nacional da Indochina nasceu em 1914, liderado pelos filhos das grandes família da casta dos mandarins. Desde 1930, as autoridades francesas tiveram de enfrentar revoltas de camponeses e motins militares, que, entre outras coisas, exigiam a independência. Porém, a ampliação do movimento nacionalista deu-se com a ocupação japonesa de toda a Indochina, entre 1940 e 1941. O Vietminh, do qual faziam parte também os comunistas, organizou a resistência contra os japoneses, cooperando com os aliados, de quem recebia armas para expulsar os invasores.

Em 1945, ao terminar a guerra, em Hanói, atual capital do Vietnã, foi proclamada a República Democrática do Vietnã, com Mmli na presidência. Como a França não reconheceu a independência e atacou o norte do país, o governo de Ho Chi Minha iniciou a guerra de guerrilhas e acabou derrotando os franceses em 1954. Nesse mesmo ano, em Genebra, Suíça, realizou- se uma conferência, da qual participaram Estados Unidos, União Soviética, França e República Popular da China, com a finalidade de pôr fim à Guerra da Indochina. Nessa conferência, decidiram-se as independências do Laos e do Camboja e a divisão do Vietnã em duas partes, estabelecendo o Paralelo 17 como linha divisória: nasciam assim a República Democrática do Vietnã (Norte), socialista, e o Vietnã do Sul, capitalista.

Fonte:http://www.clickescolar.com.br/a-independencia-da-indochina-e-da-indonesia.htm