24.5.12

24 de maio de 1543: A morte Nicolau Copérnico, e o mundo nunca mais seria o mesmo...

por: Lucyanne Mano
"A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil".Nicolau Copérnico


Quando Nicolau Copérnico nasceu, em 19 de Fevereiro de 1473 , a Terra era o centro do mundo. Quando morreu, em 24 de maio de 1543, era o Sol que ocupava o lugar central no universo. A Terra havia sido posta em seu lugar de planeta qualquer, de onde, aliás, jamais havia saído, e onde está até hoje.

Tido como louco, não foi fácil para Copérnico fazer os homens daquela época mudarem de ideia sobre o centro do universo. Mas a importância da sua teoria, que causou uma revolução na Astronomia, se fez sentir nos séculos seguintes.

Nicolau Copérnico nasceu na Prússia Oriental, filho de um mercador de cobre. Com seu grande interesse pela literatura, acabou por descobrir as teorias que os gregos formulavam 17 séculos antes dele. Uma delas, baseada em Pitágoras, falava justamente sobre o heliocentrismo ( o Sol como centro do universo), e Copérnico resolveu reforçá-la.

Mas levou mais três décadas até publicar o seu Livro das Revoluções. Tinha 62 anos quando conseguiu e estava, então, agonizando. Por isso, sempre houve controvérsias se ele viu realmente o seu planeta girar em torno do Sol, já que não estudou Astronomia no céu, e sim nos livros. De qualquer forma, sua teoria, estabeleceu impiricamente as leis do movimento planetário, definindo as bases sobre as quais, meio século depois de sua morte, Isaac Newton criou a Lei da Gravitação Universal, desencadeando a grande revolução do homem moderno.


Fonte: JBLOG