24.5.12

Batalha do Atlântico


Por Emerson Santiago

Ficou conhecida como Batalha do Atlântico a mais longa campanha da Segunda Guerra Mundial, ocorrida no Atlântico Norte onde a Alemanha Nazista e as forças aliadas (Estados Unidos e Reino Unido) se enfrentaram pela supremacia nosmares. Iniciada a 3 de setembro de 1939 e concluída a 7 de maio de 1945 com a vitória aliada, a Batalha do Atlântico resultou no naufrágio de 3500 navios cargueiros aliados, 175 navios de guerra aliados, 119 porta-aviões de escolta aliados e 783 submarinos alemães.



À época, a marinha britânica ainda constituía uma potência a ser batida, sua superioridade era inquestionável. Assim, os alemães buscaram alternativas para vencer esta grande obstáculo, e apostaram suas fichas no submarino, os famososU-boats, mais leves e rápidos, que atacavam furtivamente e em grupo, as grandes embarcações de guerra do inimigo.

A estratégia alemã consistia em atacar à noite e estando em superfície, evitando assim a detecção por radares. Organizando-se em grupo, suas presas eram navios desacompanhados, sem qualquer escolta, ou em comboios mal organizados e dispersos. Karl Doenitz, grande almirante (“grande almirante” era a maior patente atribuída entre os militares da marinha alemã) desenvolveu a estratégia designada como “alcateia”, simulando as táticas de caça do lobo, que chama outros de sua espécie para capturar a presa à noite, no momento de maior calmaria. A estratégia se revela bastante eficaz, pois os primeiros anos da guerra foram de completa vantagem aos alemães (os chamados “anos felizes”, de 1939 a 1943). Na realidade, as marinhas do Reino Unido e da Alemanha não podiam estar numa situação mais oposta. Os britânicos tinham uma frota enorme mas em sua maioria composta por navios de linha da Primeira Guerra Mundial. Os alemães tiveram que reconstruir o seu poder naval em poucos anos e apostavam nos submarinos e em cruzadores modernos, muito rápidos e bem armados e, apesar de estarem em menor número, conseguiram importantes vitórias.

Apenas em maio de 1943 os aliados conseguem reverter os inúmeros reveses experimentados até então. Entrava em cena o radar centimétrico, construído pelo cientista britânico John Sayers, de tamanho compacto e funcionando por ondas curtas, que combinado ao sonar (o equivalente do radar aos navios, que identifica movimentos em meio a um ambiente marítimo), permitiu aos aviadores aliados localizarem os submarinos alemães na superfície, à noite, com certo êxito e afundá-los utilizando cargas de profundidade. Ao mesmo tempo, os aliados desenvolveram a tática da “matilha” em resposta à alcateia alemã, que consistia na perseguição dos U-Boat por equipes de três contra-torpedeiros com armamento cada vez mais preciso.

Bibliografia:
Batalha do Atlântico – 783 submarinos e 3500 navios de carga afundados. Disponível em <http://www.hardmob.com.br/estrategia-and-defesa/370746-batalha-do-atlantico-783-submarinos-3500-navios-de-carga-afundados.html>. Acesso em: 08 abr. 2012.

CARDOSO, Rui. Como os aliados ganharam a Batalha do Atlântico. Disponível em <http://expresso.sapo.pt/como-os-aliados-ganharam-a-batalha-do-atlantico=f527109>. Acesso em: 08 abr. 2012.




Fonte: