7.8.12



por: Lucyanne Mano

O ator Oliver Hardy, 65 anos, morreu na Califórina, vítima de ataque cardíaco, sem conseguir se restabelecer do derrame cerebral sofrido um ano antes, que comprometeu seus movimentos locomotores e a fala. Suas cinzas foram depositadas em Hollywood.

Chegava efetivamente ao fim a maior dupla cômica do cinema em todos os tempos. Stan prometeu nunca mais aparecer nas telas, limitando-se a escrever textos, roteiros e peças humorísticas até morrer, em 23 de fevereiro de 1965. Juntos, fizeram 99 filmes.

Último registro de Laurel e Hardy, um ano antes da sua morte

Oliver Norvelle Hardy nasceu em 18 de janeiro de 1892, na Geórgia, EUA. Filho de imigrantes ingleses, estudou canto no Conservatório de Atlanta e fez direito na Universidade da Geórgia. Em 1913, sem qualquer pretensão (talvez por seu trejeito caricato), ingressou na carreira artística, contratado pela Lubin Studios, interpretando papéis secundários. Participava na série Plump and Runt (1915), até ser convencido pelo diretor Leo McCarey, dos estúdios de Hal Roach, a atuar com Stan Laurel.



Assim nascia O Gordo e o Magro - um gorducho sério e zizudo e um magrelo sentimental e desastrado, que transformavam situações cotidianas em inusitadas. O viés cômico evidenciava a ingenuidade dos personagens, que buscavam interagir com o público, sempre encarando a câmera. O resultado foi imediato. Já no ano primeiro ano de trabalho emplacariam treze comédias de sucesso. Referência de humor na infância de uma legião de fãs por seguidas gerações, O Gordo e o Magro produziram quase cem filmes ao longo de três décadas de parceria, até que deixassem as telas de cinema para dedicar-se a apresentações em casa de espetáculos, experiência que lhes rendeu duas turnês ao longo de cinco anos. Em 1950, voltariam ao cinema, sem conseguir, contudo, alcançar o sucesso original. Nunca houve na comédia cinematpgráfica outra dupla com a longevidade, nem a eterna popularidade deles.

Hardy, então, começaria a conviver com uma saúde fragilizada.

Fonte: JBlog