15.10.12

Jean Jacques Rousseau e a França do seu tempo



Quem transmitiu a paixão pela leitura a Rousseau foi seu pai, um modesto relojoeiro, com quem passou a compartilhar as noites devorando páginas e mais páginas, por vezes até o amanhecer, de todo o tipo de literatura
Foto: Getty Images



Nascido há 300 anos, em 28 de junho de 1712, em Genebra - cidade suíça, mas de fala francesa -, Jean Jacques Rousseau, órfão de mãe ao nascer, foi talvez um dos mais importantes pensadores da Idade Contemporânea. Seus livros e suas conclusões revolucionariam a teoria política (O contrato socialcom os conceitos de "a vontade geral", "a soberania popular" etc), a educação (Emilio ou da educação), o sentimento (A Nova Heloisa), os costumes (As confissões, As confissões de um vigário Saboiano), e tantas outras coisas mais.

Quem lhe transmitiu a paixão pela leitura foi seu pai, um modesto relojoeiro, com quem passou a compartilhar as noites devorando páginas e mais páginas, por vezes até o amanhecer, de todo o tipo de literatura. Ainda jovem, sua erudição tornara-se imensa, o que lhe deu a confiança necessária para sair pelos portões da sua cidade-natal assim que se sentiu suficientemente maduro para enfrentar as amplitudes do mundo. Desta forma começou a sua impressionante aventura intelectual que deixou seu nome marcado para sempre entre os maiores filósofos da cultura ocidental.

Confira, a seguir, alguns fatos que marcaram a formação do pensamento de Rousseau.