28.12.12

Visconde de Mauá





Juliana Miranda

O Visconde de Mauá se chamava na verdade Irineu Evangelista de Souza. Ele nasceu em 1813, no município de Arroio Grande, no Rio Grande do Sul.

O visconde atuou como industrial, banqueiro, político e diplomata. Ele é considerado um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX.

Sua trajetória de sucesso começou em 1846, quando abriu uma pequena fábrica de navios em Niterói (RJ). Essa empresa se tornou a maior do país na época, empregando mais de mil operários e produzindo navios, caldeiras para máquinas a vapor, engenhos de açúcar e tubos para encanamentos de água.

Depois disso, o Visconde de Mauá investiu numa companhia de gás para a iluminação da capital federal (Rio de Janeiro) e foi responsável por inaugurar o trecho inicial da primeira rodovia pavimentada do Brasil.

Ele atuou ainda na construção de três ferrovias e na instalação dos primeiros cabos telegráficos submarinos entre Brasil e Europa. Em 1860, o Visconde de Mauá abriu o Banco Mauá, MacGregor & Cia.

Na vida política, ele se destacou como um deputado liberal e abolicionista. Por causa de seus ideais, o Visconde passou a sofrer sabotagens aos seus negócios. Em 1875, o Banco Mauá decretou falência.

Em seguida, o Visconde de Mauá teve que vender todas as suas empresas a capitalistas estrangeiros para pagar suas dívidas. Ele faleceu em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, em dia 21 de outubro de 1889.

Fonte: GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/visconde-de-maua.html