5.2.13

Teorias sobre como os egípcios construíram as grandes pirâmides


Por Ana Lucia Santana

O turismo no Egito é até hoje impulsionado pela visita às pirâmides, construções majestosas erguidas sob as ordens dos faraós, soberanos que detinham a grandiosidade política, bélica e espiritual desta civilização. Estes monumentos visavam exibir o poder faraônico diante da posteridade e também ser a última morada do rei egípcio.



Quem nunca parou para pensar de que forma foram estruturados estes mausoléus e quem os edificou? E mais ainda: em quanto tempo as pirâmides foram construídas? As mais famosas são a de Quéops, a qual data de 2530 a.C, a de Miquerinos, que remonta a 2471 a.C., e a de Quéfren, erguida em 2500 a.C.

A mais grandiosa é a de Quéops; ela levou 25 anos para ser concluída. Seu projeto envolveu aproximadamente dez mil trabalhadores, os quais fixaram mais de dois milhões de blocos de pedras, sendo que cada um deles ostentava de duas a dez toneladas.

Por essas dimensões já é possível deduzir o imenso potencial da engenharia e da arquitetura do Egito. Hoje os egiptólogos já sabem que as pirâmides não foram edificadas apenas por cativos obrigados a empreender este esforço monumental, e sim por boa parte de seres livres que se empenhavam nesta tarefa por crerem na presença de uma divindade criadora nobre e bondosa.

Mas eles não precisavam aguardar por uma gratificação no País das Luzes, esfera transposta pelos homens após a morte. No fim da lida os servidores eram recompensados financeiramente. Esta é a única convicção unânime dos especialistas na história egípcia: as pirâmides não foram banhadas pelo sangue escravo, e sim pelo suor de cidadãos que gozavam de plena liberdade.

A de Quéfren também não fica atrás. Diante de seu santuário ele ordenou que fosse talhada em uma rocha de vasta extensão uma esfinge que espelhasse sua própria face, superposta a um corpo leonino. Desta forma o faraó simbolizou seu reinado, o mais expressivo da história da realeza em todo o Planeta.

E como, afinal, estas maravilhas foram edificadas? Ao longo do tempo surgiram várias teses sobre o tema. Uma delas disseminou que os grandiosos monumentos foram construídos por criaturas extraterrestres. Esta teoria é reproduzida fielmente na produção cinematográfica ‘Stargate’, de 1994, do cineasta Roland Emmerich.

Diversos arqueólogos, versados nas pesquisas sobre o Antigo Egito, argumentam que estes monumentos jamais foram erguidos por aliens. Há outras hipóteses sobre a construção das pirâmides; paralelamente a elas teriam elaborado planos inclinados exteriores que permitiriam o movimento dos blocos, os quais eram tracionados com a ajuda de cordas. Usavam-se igualmente caules de árvores nos alicerces para facilitar a locomoção dessas pedras.

Fontes:
http://www.alunosonline.com.br/historia/misterios-das-piramides-egipcias.htmlPedro de Campos e Yehoshua Ben Nun. Colônia Capela. A Outra Face de Adão. Lúmen Editorial, São Paulo, 2009, 411 pp.