17.4.13

4 bandas e artistas que tiraram seus nomes de personagens históricos

Júlia Matravolgyi

A história é uma fonte inesgotável de personagens peculiares e seus feitos incríveis. Alguns deles serviram de inspiração para a cultura pop. O História sem fim preparou uma lista com alguns exemplos de artistas e bandas que tiraram seus nomes de figuras históricas. Veja a seguir.

1. Jethro Tull



Assim como várias bandas em início de carreira, os britânicos do Jethro Tull passaram por várias casas noturnas no início dos anos 1970 antes de conquistarem o reconhecimento do público. Para se apresentar muitas vezes em certos bares, a banda mudava sempre de nome –assim, a banda teve várias primeiras oportunidades em alguns locais.

Jethro Tull era o nome que usavam quando conseguiram, pela primeira vez, marcar uma segunda apresentação.

Você quis dizer… O Sr. Tull, o homenageado da vez, foi um grande nome da agricultura britânica do período da Revolução Industrial. Apesar de algumas ideias equivocadas sobre o tratamento do solo, era conhecidamente um estudioso de maneiras para tornar a terra mais fértil. Além disso, foi o inventor da semeadeira, criada em 1701.



2. Franz Ferdinand



A banda de rock alternativo escocesa foi considerada uma revelação no início dos anos 2000. Os caras já se apresentaram no Brasil seis vezes, sendo a última no Lollapalooza desse ano.

Você quis dizer… Você já deve ter decorado o nome do arquiduque do império Austro-Húngaro em meados da sétima série. Afinal de contas, foi ele o responsável pelo início da Primeira Guerra Mundial – na verdade, seu assassinato foi o que costumamos chamar de estopim, uma vez que a guerra já estava prestes a acontecer por causa da tensão existente entre grandes impérios europeus.

Franz Ferdidand, ou Francisco Ferdinando, foi assassinado em 28 de junho de 1914 em Sarajevo, pelo sérvio Gravilo Princip, membro do grupo Mão Negra. Pouco mais de um mês depois, a guerra começou pra valer.



3. Tesla



O heavy metal do Tesla surgiu na Califórnia, lá para a metade dos anos 1980. Seu disco de estreia chegou ao top 50 da Billboard, em 1986. Os metaleiros buscaram um nome que estivesse à altura de sua intensidade musical.

Você quis dizer… O escolhido foi Nikola Tesla, cientista sérvio radicado nos EUA, com grandes contribuições para o estudo do eletromagnetismo.

Foi ele quem, no início do século XX, inventou o sistema elétrico das correntes alternadas – método tão eficaz que é usado até hoje. Também trabalhou no estudo das transmissões de rádio e dá nome a unidade do sistema internacional de medidas (SI) que mede a densidade do fluxo magnético. O primeiro álbum da banda se chama “Mechanical Ressonance”, também em homenagem a Nikola Tesla.

Saiba mais sobre a vida e as ideias de Tesla



4. Marilyn Manson



A banda, que leva o mesmo nome de seu vocalista, foi formada em 1989, nos Estados Unidos, com a proposta do “não conformismo”, que é constantemente exposta em suas atitudes e músicas. Não foi à toa que a escolha do nome do grupo (bem como do nome artístico de seus integrantes), deu-se a partir de uma junção contraditória: Marilyn Monroe e Charles Manson.

Você quis dizer… Marylin Monroe (precisa mesmo apresentar?) foi uma estrela do cinema americano das décadas de 1950 e 1960, estrelando mais de 30 filmes. A diva é um símbolo eterno de sensualidade.

Já a outra metade do nome da banda é um tanto destoante: Charles Manson ficou famoso como o mentor de um grupo responsável por vários assassinatos brutais no final dos anos 1960. O crime mais famoso do bando foi o assassinato da atriz Sharon Tate, esposa do diretor de cinema Roman Polanski (que na época estava grávida de 8 meses), além de 4 amigos do casal. Na cena do crime foram encontradas muitas drogas e mensagens escritas com sangue nas paredes. Bizarro.



Fontes: Royal Berkshire History, História das Agriculturas no mundo, de Mazoyer e Roudart, documentário: Tesla, o mestre dos raios., marilynmonroe.com e sites oficiais das bandas citadas.

Imagens: Wikimedia Commons / Getty
Superinteressante