6.6.13

Aula de história no cinema


Veja as nossas dicas de filmes para o seu filho ficar mais por dentro da História - e se divertir ao mesmo tempo!


Texto Jéssika Torrezan

Foto: Divulgação
Cena do filme Lincoln, protagonizado por Daniel Day-Lewis (esq.), vencedor do prêmio de Melhor Ator no Oscar 2013

De olho em Lincoln, campeão em duas categorias (Melhor Ator e Melhor Direção de Arte) do Oscar 2013, listamos dez longas que são uma verdadeira aula de história. Prepare a pipoca!
Para ler, clique nos itens abaixo:
Lincoln

EUA, 2012. Dir. Steven Spielberg. Com Daniel Day-Lewis e Sally Field

O filme, que tem 12 indicações ao Oscar deste ano, conta a história de um dos presidentes mais famosos dos EUA. Foi durante o governo dele que aconteceu a libertação dos escravos, por exemplo.

"
Forrest Gump, o Contador de Histórias

EUA, 1994. Dir. Robert Zemeckis. Com Tom Hanks e Robin Wright

A aventura de Forrest Gump, um homem não muito inteligente que, desde garoto e quase sempre por acidente, participa de fatos importantes e marcantes da história, desde a Guerra Fria aos anos 90.

"
Ben-Hur

EUA, 1959. Dir. Willian Wyler. Com Charlton Heston e Stephen Boyd

O clássico, que levou 11 estatuetas no Oscar, mostra o início do cristianismo e o auge do império romano por meio do conflito entre dois amigos.

"
Guerra de Canudos

BRA, 1997. Dir. Sérgio Rezende. Com Cláudia Abreu e José Wilker

O filme narra um momento importante da história do Brasil: a guerra do governo brasileiro contra sertanejos liderados por Antônio Conselheiro. massacrados pelo Exército.

"
O que é isso, Companheiro?

BRA, 1997. Dir. Bruno Barreto. Com Pedro Cardoso e Fernanda Torres

O longa mostra uma das fases mais conturbadas da ditadura militar no Brasil e retrata o sequestro do embaixador dos EUA por jovens militantes de esquerda, em 1969. Para libertá-lo, o grupo exigiu a soltura de presos políticos.

"
Alexandre

EUA, 2004. Dir. Oliver Stone. Com Collin Farrel e Angelina Jolie

A superprodução conta a história de Alexandre, o Grande. O rei da Macedônia foi um dos responsáveis pela aproximação entre Ocidente e Oriente, em cerca de 340 a.C. Para aprender sobre a Antiguidade.

"
Cartas de Iwo Jima/A Conquista da Honra

EUA, 2006. Dir. Clint Eastwood. Com Ryan Phillipe e Ken Watanabe

Os dois filmes, dirigidos por Clint Eastwood, abordam uma sangrenta batalha da Segunda Guerra Mundial, na ilha japonesa de Iwo Jima em 1945, vista sob dois pontos de vista diferentes - um dos EUA e o outro do Japão.

"
O nome da Rosa

EUA, 1986. Dir. Jean-Jacques Annaud. Com Sean Connery e Christian Slater

No século 14, monges começam a morrer misteriosamente em um mosteiro, e um monge de fora é chamado para investigar o mistério. Como pano de fundo, a Idade Média e o controle que a Igreja Católica exercia no período. Aula das boas.

"
Carlota Joaquina, Princesa do Brasil

BRA, 1995. Dir. Carla Camurati. Com Marieta Severo e Marco Nanini.

Com muito humor, fala da história da chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808. As dificuldades de adaptação no Rio e a personalidade da realeza são as atrações desse longa, que mostra um dos períodos de maior evolução cultural do país.

"
Diários de Motocicleta

ARG/BRA/ING/CHI, 2004. Dir. Walter Salles. Com Gael García Bernal

O filme retrata a viagem pela América Latina do jovem Che Guevara. A experiência fez com que se tornasse um dos mais famosos revolucionários do mundo. Para conhecer mais sobre América Latina e Che Guevara.



Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/aula-historia-cinema-736036.shtml