6.6.13

Circo Máximo de Roma



Edificios destinados aos jogos publicos

Tinham os povos antigos tres especies de edificios destinados aos jogos publicos: o circo, o theatro, e o amphitheatro. Muitas vezes teem confundido os três sob a mesma denominação, de circos; porém a forma, as dimensões, e o destino estabelecem entre elles diferenças notaveis.

Os circos eram mais bem considerados que os amphitheatros e os theatros; a forma d'aquelles edificios era de um parallelogrammo prolongado, circular em um dos topos, e quadrado ou levemente convexo do lado opposto. Os dois lados maiores apresentavam exteriormente duas ordens de architectura sobrepostas, limitadas por uma attica e cobertas com terraço. Lojas e passagens cobertas conduziam ao interior do circo, e occupavam o primeiro renque das arcadas. Seis torres quadradas, quatro d'estas nos pontos de juncção dos grandes e pequenos lados do circo, e duas nas extremidades, sobresaiam aos terraços; as quaes torres eram ornadas de quadrigos, ou grupos de andarilhos.


Circo Maximo de Roma


A entrada para os carros destinados ás corridas era pela extremidade convexa do circo; doze arcadas, não comprehendida a que se achava debaixo da torre, fechadas por grades de ferro, serviam de cocheiras, carceres, onde os cavallos eram guardados antes do começo das corridas.

É fácil comprehender a disposição dos assentos postos no interior de um circo: sobre os dois grandes lados e no hemiscyclo opposto aos carceres, levantavam-se os palanques, tendo acima a galeria ornada de columnas correspondentes ás paredes que separavam as arcadas exteriores da segunda ordem, e por meio das quaes podiam circular os espectadores.

Havia tambem, por cima dos carceres, outros palanques, e era ahi, superior á entrada principal na torre collocada ao centro das cocheiras, que estava a tribuna reservada para o imperador ou para o magistrado que presidia aos jogos.


Figura 56: Tribuna de um circo

Entre os assentos dos espectadores e o espaço destinado para os jogos (area), havia, em alguns circos, um canal, de largura de 10 pés, cheio de agua (euripus), resguardado por engradamento do lado da area. Porém os circos não eram rodeados de tal fosso: ainda não se encontrou nenhum vestigio no de Caracalla em Roma, embora fosse um dos principaes, assim como em outros explorados depois.

O euripus não se abria nunca do lado dos carceres, para não interromper a entrada para o circo.

No centro da area dos circos levantavam uma parede de 4 pés de altura e 12 de largura, prolongando-se em quasi todo o comprimento do recinto. A esta construcção, que dividia o circo longitudinalmente, davam o nome de spina. O imperador Augusto foi o primeiro que fez levantar sobre a spina um obelisco dedicado ao Sol.

Havia também sobre a spina dos circos pequenos templos, altares, estatuas e sete bolas, ova, sustentadas em eixos, que serviam para indicar o numero de voltas executadas pelos carros, ova ad metas curriculis numerandis, e sete delphins postos em pedestaes, ou em architrave sustentada por columnas. Os delphins tinham sido escolhidos em veneração de Neptuno, porque se suppunha serem estes os animaes mais ageis do mar. Nas duas extremidades, e na parte exterior da spina, havia sempre tres pyramides firmadas na mesma base, e servindo de ponto de limite. Era junto d'estes marcos (metœ) que os carros deviam voltar para as extremidades do circo, evitando tocar no marco. O ponto de partida era collocado de modo que os concorrentes tinham sempre á esquerda a spina e os marcos.

Os conductores de carros (aurigæ) traziam um vestuario como especie de librés de côres differentes e formavam partidos ou facções. Primeiramente houve quatro librés: a branca, alba; a encarnada, russea; a azul, veneta, e a verde, prasina. O imperador Domiciano juntou a estas mais duas: a purpura, purpurala; e dourada, aurata.

Quando os espectadores se enthusiasmavam faziam apostas para que alcançasse triumpho outra facção, ou côr. Tempos depois, as côres usadas nos circos deram logar a formarem-se verdadeiras facções politicas, a que pertenciam milhares de cidadãos.[15]

Naumachia.—Suppõem-se que os circos serviam ás vezes de naumachia. A naumachia era para a simulação de combates navaes, que se davam em grandes caldeiras cheias de agua, rodeadas de construcções análogas ás dos circos; todavia, concebe-se difficilmente como um circo podia estar apropriado para este genero de divertimentos sem grandes inconvenientes e sem obras preparatorias. A transformação da area dos circos em lagos devia acontecer raras vezes, porque em algumas cidades mandavam abrir lagos apropriados para os combates navaes.




Fonte: Project Gutemberg