18.6.13

Civilização Mesopotâmica




Arte Babilônica




A palavra “mesopotâmia” significa “terra entre rios”. Essa era uma das características da região, delimitada entre os vales dos rios Tigre e Eufrates e ocupada atualmente pelo território do Iraque. A Mesopotâmia estava inserida numa região de solo bastante produtivo, denominada “Crescente Fértil”, uma referência ao formato da região que parecia uma Lua crescente.

Foi na Mesopotâmia, que por volta do VI milênio a.C, surgiram as primeiras civilizações. As primeiras cidades foram Lagash, Uma, Kish, Ur, Uruk e Gatium. Vale ressaltar que a civilização mesopotâmica não apresentava uma unidade política. Na verdade, haviam cidades-estados dotadas de total autonomia política e econômica.
A economia desses povos era baseada principalmente na agricultura. Cultivavam trigo, cevada, linho, gergelim, etc. Havia também uma atividade comercial realizada através de trocas, uma vez que a moeda ainda não era utilizada. Outra atividade que realizavam era a criação de animais, bastante desenvolvida.

Os mesopotâmicos eram povos politeístas. Sua organização política era baseada na centralização do poder. Todos os meios de produção estavam sob o controle do déspota, a personificação do Estado. Os principais legados deixados pela civilização mesopotâmica foram a escrita cuneiforme, criada a partir da necessidade de contabilização dos templos; e o Código Hamurabi, considerado o primeiro código de leis da atualidade.

Vários povos habitaram a região da Mesopotâmia. Podemos destacar os principais:

Sumérios

Habitantes do sul da Mesopotâmia, esses povos construíram grandes complexos de irrigação e drenagem de água, além de desenvolverem a escrita cuneiforme e ter construído as primeiras cidades da história da humanidade.

Babilônios

Foram os responsáveis pela elaboração do primeiro código de leis da atualidade, o Código de Hamurabi. O Código foi feito baseado na Lei de Talião (olho por olho, dente por dente). Os babilônicos também construíram os Jardins Suspensos da Babilônia, considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Assírios

Povos extremamente militares, os assírios eram cruéis com seus inimigos e consideravam a guerra a principal forma de conquistar poder e desenvolver a sociedade.




Fonte:http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/civilizacao-mesopotamica.htm