23.7.13

A corrida espacial


Tripulantes da nave espacial Apollo XI: Michael Collins, Edwin Aldrin Jr e Neil Armstrong




Em 1945 a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, dando início a hegemonia de dois países: Estados Unidos e União Soviética. Os Estados Unidos se fortaleceram com a vitória dos aliados na Primeira Guerra. Enfrentaram uma crise econômica em 1929 e, com os lucros obtidos na Segunda Guerra, consolidaram sua economia, desenvolvida em bases capitalistas. Já a União Soviética, após a vitória sobre a Alemanha, fortaleceu sua política socialista. O mundo se dividiu em dois grandes blocos e ambos se tornaram ameaças recíprocas. Estava instaurada a Guerra Fria, uma guerra sem combate físico (entre EUA e URSS) que mergulhou o mundo em uma grande tensão.

Durante a Guerra Fria (1945 – 1991), os blocos se prepararam para uma possível guerra. Investiram pesado em tecnologia, com destaque para a indústria bélica. Essa passagem ficou conhecida como “Corrida Armamentista”. Os Estados Unidos, visando conter a expansão socialista, investiram bastante nos países da Europa Ocidental. Para se precaver de possíveis ameaças do inimigo, criaram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como membros, além dos EUA, países da Europa Ocidental e o Canadá. A União Soviética não ficou atrás: junto com os países da Europa Oriental fundou o Pacto de Varsóvia. A tensão aumentava.

Após a derrota da Alemanha, na Segunda Guerra, os EUA e a URSS capturaram os melhores engenheiros alemães para sua própria produção. Wernher Von Braun, cientista alemão responsável pela criação da bomba-foguete V-2, foi um dos capturados. Do outro lado, no dia 4 de outubro de 1957, a URSS lançava ao espaço o satélite artificial “Sputnik”. Com a tensão acirrada entre os dois países, teve início a Corrida Espacial.

Um mês depois, a URSS começou a mostrar seu poderio. Lançou o satélite Sputnik II. A bordo do satélite, somente a cadela Laika, primeiro ser vivo a adentrar o espaço. No dia 12 de abril de 1961 foi a vez de um humano viajar pelo espaço: o astronauta russo Yuri Gagarin fez uma viagem em torno do planeta. Oito anos depois, os EUA revidaram lançando a espaçonave Apollo XI em uma missão de reconhecimento à Lua. Estavam a bordo da aeronave os astronautas Michael Collins, Edwin Aldrin Jr e Neil Armstrong, que proferiu a célebre frase: “Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.

Em 1989, a Alemanha, dividida em dois blocos, foi unificada. O confronto ideológico entre os países foi amenizado. A URSS, a fim de se desenvolver economicamente, reduziu os orçamentos militares e destruiu mísseis nucleares construídos na Corrida Armamentista. Em 1991, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) se desintegrou. Com o fim da tensão ideológica que dividia a Europa, a Guerra Fria acabou.

Por Demercino Júnior




Fonte: http://www.brasilescola.com/historiag/a-corrida-espacial.htm