19.9.13

Segunda Guerra Sino-Japonesa


Por Felipe Araújo

No período em que a Segunda Guerra Mundial acontecia, uma sangrenta batalha envolvendo China e Japão foi travada entre os anos de 1937 e 1945: a Segunda Guerra Sino-Japonesa. Porém, os confrontos entre as duas nações orientais já aconteciam desde 1931, tendo criado uma série de desentendimentos entre os países, que iniciaram uma grande guerra no mês de julho de 1937. O conflito só terminou ao final de 1945, quando o Império Japonês rendeu-se de forma incondicional ao bloco dos Aliados.



Uma das principais causas da Segunda Guerra Sino-Japonesa foi o interesse do Império Japonês em anexar áreas da China ao seu território. Naquela época, os japoneses tinham uma política de governo de caráter militarista e pretendiam começar uma nova etapa do colonialismo. Decadente e desestruturada, a China havia passado, no século XIX, por dois processos que a levaram a um enfraquecimento político: uma guerra civil entre os comunistas de Mao Tsé-Tung e os republicanos, além da queda da monarquia. Neste contexto, o Império Japonês viu a chance perfeita para iniciar confrontos com o objetivo de anexar a Manchúria e a região da Península da Coreia.

Este pequenos embates iniciais eram chamados de“jihen” (incidente) pelos japoneses, pois não havia nenhuma declaração formal de guerra entre o Japão e a China. A estratégia do governo japonês, ao não declarar guerra aos chineses, era de evitar que outras potências como Estados Unidos e Grã-Bretanha interferissem nos conflitos.

Os chamados incidentes começam a ocorrer com muita frequência. Mas o confronto que deu início à Segunda Guerra Sino-Japonesa ocorreu no ano de 1937: o Incidente da Ponte Marco Polo. Até 1941, a China enfrentava o Japão sozinha e com séria desvantagem. Ao se configurar uma guerra em larga escala, outros países envolveram-se no conflito. Após o ataque japonês à ilha de Pearl Harbor (EUA) ao final de 1941, os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial e também nas operações realizadas no Pacífico.

Ao longo da guerra, os EUA desenvolveram uma arma com imenso poder de destruição, o que levou os conflitos que estavam sendo realizados naquele período a terminarem muito antes do esperado. No mês de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica sobre Hiroshima e outra sobre Nagasaki, destruindo completamente as duas cidades. Assim, o Império do Japão rendeu-se de forma imediata aos Aliados, que tinha a China como um de seus membros. Era o fim da Segunda Guerra Sino-Japonesa e da Segunda Guerra Mundial.

Fontes:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china_9.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Sino-Japonesahttp://www.portalmie.com/japao/tradicao/ojapaoeasguerras.htm