18.11.13

O comércio e a guerra na Mesopotâmia



Rivalidade entre cidades-Estado

A unificação de Suméria e Acádia, primeiramente sob os reis de Acádia e depois sob a terceira dinastia de Ur, revestiu-se de um caráter excepcional. Apesar de não existirem obstáculos geográficos de destaque, raramente um único governante conseguiu dominar as planícies aluviais da Mesopotâmia e, em menos ocasiões ainda, um monarca pode se vangloriar de que o seu reino se estendia "do Mar Superior ao Inferior" (do Mediterrâneo ao Golfo Pérsico). Muitos governantes posteriores da Mesopotâmia continuaram a se esforçar em emular os êxitos dos reis de Acádia. No final do terceiro milênio, quando o poderio de Ur declinou, o seu império foi dividido em vários reinos, e Assur, Eshnunna, Der e Susa alcançaram a independência.

Ishbi-Erra, antigo oficial do exército de Ibbi-Sin, fundou uma nova dinastia em Isin em 2017 a.e.c. e subjugou a maior parte do que fora o núcleo do império de Ur. Nos séculos seguintes a dinastia de Isin tentou proteger o seu território contra invasores provenientes do norte e do sul. O principal rival de Isin era a cidade de Larsa, e este período é conhecido com o nome de época de Isin-Larsa. No entanto, existiam outras cidades igualmente poderosas no Oriente Médio, entre elas Yamhad (cuja capital ficava em Alepo), Eshnunna, Suasa e Babilônia.

A documentação textual sobre este período é extraordinariamente abundante. Os arquivos de Mari, com mais de duas mil tabuinhas, abrangem todos os aspectos da vida palaciana. Em Kanesh, na Anatólia central, foram desenterrados registros de mercadores que comerciavam com a Assíria. Já foram publicadas mais de quatro mil destas tabuinhas, e mais do dobro desta quantidade, provenientes de escavações recentes, ainda precisa ser estudado. Em Qatna, Alalah, Terqa, Haridum, Chagar Baza, Kahat, Shubat-Emlil, Qatara, Nínive, Assur, Susara, Susa e Anshan, assim como nas cidades do reino de Eshnunna e em vários povoados da Suméria e Acádia, foram encontradas coleções mais reduzidas de tabuinhas. Estes textos tratam sobre política, administração, economia, práticas religiosas, teologia, comércio, leis e ciência. O mundo de que nos falam estendia-se da Anatólia ao Golfo Pérsico, e os vínculos eram estabelecidos por mercadores nas suas caravanas de asnos que organizavam expedições para trocar mercadorias de países longínquos. No Sul e no Oeste as povoações sedentárias encontravam-se ameaçadas por grupos de pastores nômades, enquanto no norte e no leste as ferozes tribos das montanhas devastavam as cidades das planícies.



Amorreus e hurritas

Os últimos séculos do terceiro milênio configuram a época em que novos povos entraram em contato com as regiões ocupadas no Oriente Médio. Entre eles, estavam os amorreus (amurru em acadiano), que falavam um dialeto semita ocidental, e os hurritas, cuja língua não apresentava qualquer contato com nenhuma das línguas conhecidas por então no Oriente Médio. Os amorreus, como depois os árabes e os arameus, apareceram pela primeira vez nas margens do deserto da Arábia. Foram derrotados por Sarkah-sarri (2217-2193 a.e.c..) em Basar (situado segundo se acredita em Jebel Bishri, a oeste de Mari), mas isso não os afastou para sempre. Nos últimos anos da terceira dinastia de Ur, o quarto ano de reinado de Superfície-Sin chamou-se "o ano em que se construiu o muro de Amurru". Outro texto traz mais informações sobre esta obra de fortificação, construída escavando um dique do Eufrates ao Tigre, na parte norte da planície. Existiam, em primeiro lugar, alguns antagonismos entre os amorreus e os habitantes das cidades. Os amorreus eram acusados de não conhecer o grão, de não enterrarem os mortos e de serem, em geral, um povo não civilizado. No entanto, não puderam ser contidos, e em poucos anos, tinham se estabelecido em muitas das cidades mesopotâmicas. Chegaram até a se apoderar do governo, e muitos dos governantes dos primeiros anos do segundo milênio tinham nomes amorreus. Os hurritas foram associados às culturas primitivas transcaucasianas. As referências a Subartu em textos da época da Acádia aludem a um Estado hurrita no Norte da Mesopotâmia. Além disso, foi identificado um nome hurrita em uma tabuinha deste período proveniente de Nippur. Na época da terceira dinastia de Ur aparecem no Norte da Mesopotâmia e na região a Este do Tigre governantes com nomes hurritas: Atal-Sin, rei de Urkish e Nawar, e Tish-atal, rei de Karahar. Outro ou o mesmo Tish-atal, rei de Urkish, deixou em uma tabuinha de pedra uma inscrição em língua hurrita comemorando a construção de um templo em Nergal. Na primeira época do segundo milênio, hurritas, ou pelo menos reis com nomes hurritas, governavam nos Estados próximos do limite norte da Mesopotâmia, de Simurru, Tukrish e Susarra, nas montanhas de Zagros, a Hassum e Urshum, a noroeste do Eufrates. Encontram-se nomes hurritas entre os habitantes de Nuzi, Ekallatum (próximo de Assur), Qatara (Tell Rimah), Chagar Bazar, onde pelo menos um quinto da população tinha nomes hurritas, e Alalah, nas margens do Orontes, na Síria ocidental, onde pelo menos metade dos nomes próprios dos textos são hurritas. Na Anatólia, os hurritas comerciavam em termos de igualdade com os mercadores assírios, e os seus deuses foram adotados por outros povos. O rei de Yamhad invocava a deusa Hepa, e a cabeça do panteão hurrita, o deus do templo Teshup, foi adotado com o nome de Tishpak como deus principal de Eshnunna.



A luta pelo poder na Mesopotâmia

A população das terras centrais da Mesopotâmia continuou a ser na sua maioria suméria e acadiana, embora a maior parte dos reis tivessem nomes amorreus. Foi uma época em que a fortuna política era incerta. Um líder carismático era capaz de exercer controle sobre muitos outros Estados, mas, se um governante menos hábil o sucedesse, esses Estados vassalos escolhiam outro líder. Esta caótica situação fica resumida em uma carta de 1770 a.e.c., aproximadamente, em que se dá conta de um discurso destinado a persuadir as tribos nômades a reconhecerem a autoridade de Zimri-Lim de Mari.

Não há rei que possa ser poderoso por si, dez ou 15 reis seguiram Hamurábi, o babilônio; outros tantos seguiram Rim-Sin, o de Larsa, Ibal-pi-El, o de Eshnunna, Amur-pi-El, o de Qatna, e 20 reis seguiram Yarim-Lim, o de Yamhad."

A luta pelo controle do Sul da Mesopotâmia reflete-se nos nomes dos anos deste período. Se o nome do ano dado pelo governante de uma cidade era utilizado em outra, era um indício da sua subordinação à primeira. Da mesma forma, um rei que restaurava um templo ou designava um ou vários sacerdotes em outra cidade, manifestava o seu domínio sobre esta. No entanto, embora seja este o padrão geral, as provas não são em certas ocasiões confiáveis e a localização das cidades é incerta. Por exemplo, alguns especialistas identificaram a cidade de Eresh com a povoação de Abu Salabikh, enquanto outros situavam Eresh 90 quilômetros mais ao sul. Por acréscimo, existe a possibilidade de que batalhas registradas como vitórias fossem, na realidade, pouco decisivas, ou de que a captura de uma cidade não fosse seguida por um período de governo, ou de que as manifestações de soberania de algumas inscrições reais fossem exageradas.

A prosperidade das cidades do Sul dependia não apenas da aptidão diplomática ou militar dos seus governantes, mas do seu potencial econômico. O comércio e a indústria eram importantes, mas menos vitais para a cidade que a abundante e segura provisão de água. Na sua maior parte provinha do Eufrates, cujas águas fluíam por canais ligados entre si, como atualmente. O curso do Eufrates mudou muito durante os séculos, mas os antigos canais podem ser traçados em parte com a ajuda da localização das povoações primitivas.



A ascensão de Isin

Durante os primeiros 70 anos do século XX a.e.c., Isin dominou o sul. Isbi-Erra (2017-1985 a.e.c.) fundou a dinastia com o remanescente do reino de Ur. Depois, durante o seu reinado, expulsou os elamitas de Ur, enquanto o seu filho e sucessor Shu-Ilishu (1984-1975 a.e.c.) recuperou a estátua de Nanna, deus principal de Ur, que tinha sido roubada pelos elamitas e levada para Anshan. Shu-Ilishu adotou o título de rei de Ur e reclamou para si um estatuto divino. Como importante centro religioso situado entre vários reinos, Nippur foi sempre objeto de disputa. Em meados do século XIX, Isin perdeu Nippur depois da sua queda nas mãos de um invasor desconhecido. No sudeste, Zabaya (1941- 1933 a.e.c.), que se descrevia como chefe amorreu, reconstruiu o templo de Shamash em Larsa. Na Lista Real, a dinastia de Larsa remonta à terceira dinastia de Ur, mas Zabaya (ou talvez o seu pai) foi o primeiro da dinastia em deixar evidências do seu governo. Zabaya foi sucedido por seu irmão Gungunum (1932-1906 a.e.c.), que estendeu o reino de Larsa em sucessivas campanhas contra Susa, onde foi encontrada uma tabuinha com um epônimo seu, e possivelmente controlava Nippur.



Comércio no Golfo Pérsico

No oitavo ano do seu reinado, Gungunum apoderou-se de Ur e adquiriu o controle sobre o poderoso comércio com o Golfo Pérsico iniciado no período dinástico prematuro. Os Estados de Dilmun, Magan e Meluhha ficavam nas rotas comerciais marítimas que passavam pelo Golfo Pérsico. Dilmun incluía provavelmente as ilhas de Failaka (na cabeceira do Golfo Pérsico) e Bahrein (a dois dias de distância rumo ao sul), juntamente com a costa oriental da Arábia Saudita. Magan, com as provas encontradas nas povoações de manufaturadores de cobre do terceiro milênio, foi identificada com Omã, enquanto Meluhha fazia parte da civilização de Harappa ou do vale do Indo. No período dinástico prematuro, Dilmun fornecia madeira de construção a Ur-Nanshe de Lagash, e certos textos posteriores de Lagah mencionam a importação de mineral de cobre e a exportação de lã, tecido, prata, sebo e resina. Sargão (2334- 2279 a.e.c.) orgulhava-se de que as embarcações de Dilmun, Maan e Meluhha atracassem nos molhes de Acádia, e o filho Manishtushu (2269-2255 a.e.c.) e o neto Naram-Sin (2254-2218 a.e.c.) reivindicam a conquista de Magan e de terem trazido dali pedras preciosas. As estátuas de diorito de Manishtushu e de Gudéia, o governante de Lagash, demonstram a existência de contatos entre a Mesopotâmia e Omã. As inscrições de Gudéia também falam de cobre, diorito e madeira provenientes de Magan, assim como de madeira de construção, ouro, estanho, lápis-lazúli e pedra vermelha, provavelmente cornalina, de Meluhha. Certas inscrições de Ur mostram que o comércio estava a cargo de mercadores financiados pelo templo de Nanna de Ur, e que era praticado sobretudo com Magan, que também servia de centro intermediário para as mercadorias de Meluhha.

Depois do colapso da terceira dinastia de Ur, as tabuinhas de Ur da época do reinado de Gungunum e dos seus sucessores dão conta de que o comércio já não era controlado por uma administração central burocratizada, estando nas mãos de cidadãos ricos que recebiam um lucro fixo em troca do capital que forneciam.

O templo da cidade e o palácio também exigiam um dízimo. Os mercadores eram conhecidos pelo nome de alik Dilmun, por causa do nome do principal porto comercial, aonde também chegavam as mercadorias provenientes do Extremo Oriente. A atividade básica dos mercadores mesopotâmicos era a importação de cobre. Um texto informa de que em uma ocasião recebeu-se em Dilmun o equivalente a mais de 18 toneladas de cobre. Também se importavam artigos de luxo, ouro, lápis-lazúli, contas, marfim e "olhos de peixe", que foram identificados com as renomadas pérolas do Golfo Pérsico. Em compensação, exportava-se prata, azeite, tecidos e cevada.

Nas escavações no Bahrein e em Failaka foram encontradas provas da existência de uma civilização florescente nos primeiros séculos do segundo milênio. Esta cultura caracterizava-se pela cerâmica vermelha de Barbar, pelos numerosos túmulos funerários e por alguns sinetes muito particulares. Também se encontrou cerâmica de Barbar no Este da Arábia Saudita e no Qatar, testemunho talvez da extensão de Dilmun. Havia aproximadamente 200.000 túmulos na ilha de Bahrein e encontraram-se outros em terra firme. Alguns dos escavados mais recentemente continham cerâmica local de Barbar e cerâmica do tipo do da cultura de Harappan, no vale do Indo. Também em Omã e nos Emirados Árabes Unidos foram encontradas importações de Harappan. O reverso dos selos encontradoos tem forma arredondada ou cônica, com gravações em estilo muito particular. Conhecidos como "selos do Golfo Pérsico", eram típicos da cultura de Barbar, mas também foram encontrados em Susa, no planalto iraniano e no Sul da Mesopotâmia. Até se encontrou um no povoado de Harappan de Lothal, na índia. O estilo destas gravações aparece também nas impressões de um selo proveniente de Acemhuyuk, na Turquia, no outro extremo da rota da prata. No Bahrein usavam-se pesos do estilo de Harappan e foram encontrados selos do estilo do vale do Indo no Bahrein, Failaka, Ur e Eshnunna. No Sul da Mesopotâmia foram achadas contas típicas de Harappan que datam do período de Acádia.

A relação entre a cronologia da Mesopotâmia e a da índia é difícil de estabelecer. Foi datada o fim da cultura de Harappan entre 2000 e 1700 a.e.c., mas ainda não foi determinado como as modificações nos esquemas de comércio no Golfo Pérsico, do ponto de vista mesopotâmico, puderam influenciar os acontecimentos de uma região situada a mais de 2.500 km, no vale do Indo.



Decadência de Isin

Enquanto, do sul, Gungunum usurpava o trono, outros soberanos amorreus apoderaram-se da Babilônia, Kish, Kazallu, Marad e Malgium, no Sul da Mesopotâmia. Até Uruk, a 20 km de Larsa, passou a ser sede de uma dinastia amorréia que controlou Nippur por algum tempo, até 1880 a.e.c.



Cercado ao norte e ao sul, o reino de Isin ficou limitado à área central da planície aluvial, apesar de ter conseguido formas de sobreviver durante um século. A linhagem de Ishbi-Erra foi expulsa por um usurpador e, 60 anos depois, outro rei de Isin foi substituído em circunstâncias que são descritas em uma crônica babilônica tardia.

"Erra-imitti, o rei, entronizou Enlil-bani, o jardineiro, como seu sucessor no trono. Colocou a tiara real sobre a sua cabeça. Erra-imitti (morreu) no seu palácio quando bebeu um gole de caldo quente. Enlilbani, que ocupou o trono, não cedeu e assim se converteu no rei".

Como se sabe, desde época assíria tardia, se um augúrio predizia infortúnio a um rei, designava-se um rei suplente a quem era dada morte imediata. A predição era, assim, cumprida e o verdadeiro rei podia continuar no trono. Neste caso parece que o estratagema não saiu como planejado por Erra-imitti, já que, em vez de ser assassinado, Enlilbani (1860-1837 a.e.c.) reinou durante 24 anos e até se divinizou.



Larsa, a grande rival de Isin

Em Larsa, o plebeu Nur-Adad apoderou-se do trono em 1865 a.e.c., em meio a crescente descontentamento, fomentado talvez pelos problemas no fornecimento de água na cidade Sin-Kashid, o rei de Uruk, casado com a filha de Sumu-la-El, rei da Babilônia, manteve a sua independência de Larsa e bloqueou a comunicação direta pelo Eufrates entre Larsa e Nippur. O domínio sobre esta cidade passava continuamente das mãos de Larsa para as de Isin, como o indicam as mudanças nos nomes dos anos. Os documentos de Nippur levam o nome de anos de Larsa em 1838, 1835, 1832 e 1828, e de anos de Isin em 1836, 1833, 1830 e durante alguns anos entre 1813 e 1802.

Durante este período, Kudur-Mabuk, o soberano de Emutbal (a região ao leste do Tigre entre Eshnunna e Elam), nomeou o filho Warad-Sin (1834-1823 a.e.c.) rei de Larsa e a filha sacerdotisa entu de Nana em Ur (habitualmente prerrogativa dos reis de Acádia e Suméria). Kudur-Mabuk e Warad-Sin embarcaram em um ambicioso projeto de restauração dos templos de Ur, Larsa, Zabalam, Mahkan-shapir, Nippur e outros. Kudur-Mabuk chamava-se a si mesmo pai de Emutbal e pai de Amurru, designações ambas de grupos tribais amorreus (embora o seu nome e o do seu pai sejam elamitas). Os seus dois filhos, Warad-Sin e Rim-Sin, tinham nomes acadianos, mas o da filha era sumério. Esta mistura reflete a composição da população da Mesopotâmia assim como as dificuldades para determinar a origem étnica a partir dos nomes próprios.

Rim-Sin (1822-1763 a.e.c.), sucessor de seu irmão Warad-Sin, desfrutou de um dos reinados mais longos da história da Mesopotâmia. Em 1804 a.e.c., Rim-Sin derrotou um exército de coligação de Uruk, Isin, Babilônia e Rapiqum, e dos nômades de Sutu e pôs fim à independência de Uruk. Em 1794 a.e.c, o vigésimo nono ano do seu reinado, conquistou Isin e acabou com a primeira dinastia de Isin. Tão impressionado ficou com a sua vitória, que chamou aos outros anos do seu longo reinado de "ano I da conquista de Isin" a "ano 30 da conquista de Isin", data em que foi derrotada por Hamurabi, um rei da Babilônia cuja fama eclipsou a de Rim-Sin.



Os azarados avatares de Assur

Mais ao norte, a povoação de Assur está encravada num promontório rochoso que domina uma importante passagem do Tigre, no limite da área da agricultura de sequeiro. A sua posição fez dela sempre vulnerável às incursões dos pastores nômades das estepes. Além disso, encontrava-se nas importantes rotas comerciais do Tigre e ao longo das colinas de Jebel Hamrin e de Jebel Sinjar. Mas, devido à escassez de terras cultiváveis e de recursos humanos, as possibilidade de se tornar capital de um império eram mínimas. Quando os soberanos de Assur dominaram mais territórios, a sede do poder foi transferida para regiões mais ricas, quer nas planícies de Habur (sob Shamsi-Adad I), quer na área que rodeava Nínive (na época assíria tardia, IX-VII a.e.c.).

Nas primeiras épocas Assur tinha sido um posto avançado das influências meridionais, como provam as estátuas da dinastia antiga e as inscrições dos reis de Acádia ali encontradas. Um dos níveis mais antigos do templo de Ishtar continha uma inscrição de Zariqum, governador de Assur sob o reinado de Shulgi e Amar-Sin e outra de um soberano nativo chamado Ilushumma, que também aparece na Lista dos Reis Assírios redigida no primeiro milênio a.e.c. Depois de 29 reis, de quem se diz que viveram em tendas e dos antepassados amorreus de Shamsi-adad, aparecem os seguintes reis com nomes acadianos: Puzur-Ashur I, Shalimahu, Ilushumma, Erishum I, Ikunum, Sharrum-ken (Sargão I) e Puzur-Ashur II. As datas são, contudo, incertas. Uma crônica posterior apresentava Ilu-Shumma como contemporâneo de Sumu-abum (1894-1881 a.e.c. aproximadamente), primeiro rei da Babilônia, e segundo a Lista dos Reis Assírios, Puzur-Ashur II foi rei de Assur antes de Naram-Sin de Eshnunna. Há poucas provas arqueológicas da cidade de Assur neste período e estão enterradas a grande profundidade sob as ruínas dos edifícios posteriores. A 800 km de distância, na Anatólia central, foram encontradas, entre milhares de tabuinhas pertencentes a uma colônia de mercadores assírios estabelecida em Kanesh, uma cópia de uma inscrição monumental de Erishum I e uma breve decisão com a implantação de um selo de Sargão I.



Comércio Assirio com a anatólia

As escavações no karum, o subúrbio de mercadores fora da muralha da cidade de Kanesh, comprovaram a existência de comércio com Assur durante três gerações (sessenta anos), de Erishum a Puzur-Ashur II (1880-1820 a.e.c. aproximadamente) e depois com Shamsi-Adad e Samsu-iluna (1800-1740 a.e.c., aproximadamente), que reinaram contemporaneamente. Foram achadas mais de 10.000 de época remota, mas menos de 200 do período final.

Tecidos de lã e um metal chamado annakum eram transportados no lombo de burros pelas extensas planícies do Norte da Mesopotâmia, através das montanhas do Tauro, até Kanesh, de onde eram distribuídos para outros postos comerciais. O annakum decerto era estanho, um componente básico do bronze que tinha substituído o cobre arsenical usado antes. De acordo com textos ligeiramente posteriores de Mari e Sippar, o annakum era trazido de Elam para Mari e comercializado no Oeste. É de pressupor que os elamitas importavam o estanho de regiões mais orientais, já que não foram encontrados restos de minas nem jazidas de estanho em Elam. O registro das mercadorias comercializadas no Golfo Pérsico entre Dilmun e Ur inclui o annakum. No entanto, alguns textos encontrados em Shusharra, nas montanhas do leste da Assíria, fazem pensar que o annakum era trazido do planalto iraniano, ou talvez do Afeganistão, onde se acredita que minas de estanho eram exploradas desde o terceiro milênio a.e.c.

Cada asno levava uma carga de cerca de 90 kg, composta de 30 peças de tecido ou de dez peças de tecido e 130 minas (65 kg) de estanho, assim como dez minas de estanho solto para os gastos e tarifas ocasionais da jornada. Ao deixar Assur era preciso pagar 1/120 do valor das mercadorias ao funcionário limmu (que na Assíria dava o nome ao ano). A tarifa de entrada em Kanesh era de 2/65, pagos ao soberano local. Uma partida especialmente grande de mercadorias incluía 350 peças de tecido, transportadas por 14 burros, mas em geral as quantidades consignadas eram muito menores. Estes grandes envios podiam ser resultado de longas caravanas compostas de vários mercadores.

Embora o contrabando fosse uma atividade reconhecida, não parece que os roubos causassem problemas nas travessias longas. De acordo com os textos publicados, aproximadamente um terço dos conhecidos, de Assur a Kanesh foram enviadas cerca de 13,5 toneladas de estanho, 17.500 peças de tecido e 800 carregamentos de asno, o que não representava mais que um décimo do total real. Por sua vez, levava-se a Assur ouro e prata, mas da falta de menção do uso de asnos como animais de carga na viagem de regresso pode-se deduzir que eram em sua maioria vendidos ao chegar à Anatólia. O comércio assírio estava nas mãos de empresas familiares. O cabeça de família vivia em Assur enquanto um dos membros mais jovens exercia o papel de agente comercial residente no karum de Kanesh. Normalmente a família financiava a empresa comercial, mas por vezes eram formadas associações para reunir o capital necessário.

Kanesh era o centro do comércio, mas existiam outros nove karum em outras cidades, incluindo Hattusha (Boghazkoy), Alishar (Ankuwa possivelmente) e Acem-huyuk (Purukshanda?) e outros dez ou mais estabelecimentos comerciais menores na Anatólia. Eram postos autônomos, governados por um príncipe local a quem eram pagas as tarifas.



Governo e comércio na Anatólia

Entre as populações autóctones da Anatólia, não eram os assírios os únicos habitantes dos karum. Viviam na região central e norte da área escavada, separados dos anatólios nativos da região sul por áreas industriais. Os mercadores assírios participavam do comércio local, além dos negócios de importação e exportação. O cobre era um produto importante; em um dos textos de Kanesh mencionam-se quantidades da ordem das 30.000 minas (15 toneladas). Entre os povos com quem os assírios comerciavam encontravam-se os haitianos (povoadores autóctones da Anatólia), hurritas e indo-europeus, com inclusão dos hititas, que falavam um dialeto conhecido depois pelo nome de neshili (derivado talvez do nome de Kanesh) e dos luvitas, cuja língua, chamada luili nos textos hititas, era de escrita hieroglífica.

As cidades anatólias eram regidas por príncipes cujos nomes eram em geral indo-europeus e que, como na Mesopotâmia, combatiam entre si. Um incêndio destruiu a cidade e o karum mais antigo de Karesh (nível II) em 1820 a.e.c. Um texto hitita incomum escrito 500 anos depois descrevia como Pitkhana, rei de Kussara, conquistou, com o seu filho Anitta, a cidade de Nesa, que talvez fosse Kanesh, e fez dela a sua capital. Derrotou também Zalpa, Puruskhanda, Shalatuwar e Hatti (talvez Hattusha, a capital hitita posterior). Pitkhana e Anitta foram possivelmente responsáveis pela destruição do karum do nível II, já que ambos são mencionados nas tabuinhas do período seguinte (nível Ib), e em uma adaga com a inscrição "palácio de Anitta, o príncipe" encontrada em Kanesh.

Entre a época de Anitta e os reis hititas sabe-se pouco da situação na Anatólia. Os soberanos hititas remontavam as suas origens a Labarna I, rei de Kussara (1650 a.e.c., aproximadamente). O seu filho, com o nome de Labarna, transferiu a capital de Kussara para Hattusha, e adotou o nome de Hattusili. O seu neto e sucessor, Mursili, conduziu o exército hitita através do Tauro, pelas rotas usadas pelas caravanas de asnos 300 anos antes para destruir os restos do que fora outrora o grande reino de Hamurabi na Babilônia.



O palácio de Eshnunna

Eshnunna, sob o governador Ituriya, foi a primeira província a abalar a terceira dinastia de Ur. O filho de Ituriya, Ilshu-iliya, que tinha sido um escriba de Ibbi-Sin, incorporou o templo construído para o culto a Shu-Sin (o rei divino de Ur) ao novo palácio dos governantes de Eshnunna. O palácio era um exemplo clássico da arquitetura da antiga Babilônia. Incluía um templo com um pátio que conduzia a uma ampla antecâmara e à cela (o local onde se colocava a imagem do deus) e a sua planta era de um típico palácio mesopotâmico. A um dos lados do pátio exterior havia uma ampla sala de recepção, e mais adiante um pátio interior com as habitações privadas do soberano. É o mesmo desenho que foi encontrado nos palácios dos últimos reis assírios, mil anos depois.

No final do século XIX a.e.c., depois de quinze soberanos pouco conhecidos, Naram-Sin, o filho de Ipiq-Adad II, conquistou Assur e estendeu o seu poder até o oeste, nas planícies de Habur. Naram-Sin figura na Lista dos Reis Assírios como se fosse de um soberano nativo da Assíria.



Shamsi-Adad, o conquistador, Segundo a Lista dos Reis Assírios:



"Shamsi-Adad, filho de Ila-kabkabi, chegou à Babilônia em tempos de Naram-Sin. No limmu de Ibni-Adad, Shamsi-Adad surgiu da Babilônia e apoderou-se de Ekallatum, e residiu três anos em Ekallatum. Depôs Erishum, filho de Naram-Sin, apoderou-se do trono e governou 33 anos".



São incertas as origens de Shamsi-Adad, mas possivelmente tratava-se de um amorreu do curso médio a cabo a conquista de Assur, mas é possível que tivesse aproveitado a confusão resultante da invasão de Naram-Sin. Shamsi-Adad também tomou o poder em Mari, arrebatando-o talvez a um usurpador que tinha deposto Yahdun-lim. O filho deste, Zimri-Lim, procurou proteção junto ao sogro, Yarim-Lim, rei de Yanhad, e recuperou o governo de Mari com a morte de Shamsi-Adad. Este último não fez de Assur a sua capital, mas residiu em uma cidade que chamou de Shubat-Enlil, recentemente identificada com a povoação de Tell Leilan. Instalou o seu primogênito, Ishme-Dagan, em Ekallatum e o seu filho mais novo em Mari.

Segundo as suas inscrições, em suas conquistas Shamsi-Adad chegou até o Mediterrâneo:



"Uma estela escrita com o meu grande nome fiz colocar no país de Laban (Líbano) nas margens do Grande Mar."



Não parece que tivesse exercido um controle direto sobre a região ocidental, embora tivesse casado o seu filho Yasmah-Addu com a filha do rei de Qatna. Um texto cuneiforme inclui a lista dos presentes de casamento, entre os quais havia quatro ou cinco talentos de prata (cerca de 200 kg).

Os domínios de Shamsi-Adad, que se estendiam do Eufrates aos Montes Zagros e, em uma trama de alianças, ainda mais longe, eram de fato controlados pelos seus dois filhos, instalados em Ekallatum e Mari. O mais velho, Ishme-Dagan, herdou o talento do pai, mas parece que seu irmão mais novo, Yasmah-Addu, foi um soberano fraco e incompetente. Em Mari foram encontradas cartas trocadas entre os três, incluindo esta dirigida por Yamah Addu ao pai:



"Li a carta que (tu) me enviaste, papai, em que me dizias: Por quanto tempo ainda temos que te sustentar? És uma criança, não és um homem crescido, não tens barba nas tuas faces. Quanto tempo falta ainda para levar os teus assuntos como se deve ? Não vês que teu próprio irmão dirige exércitos

imensos? A única coisa que deves fazer é guiar os teus assuntos como deve ser! Foi isto que (tu), papai, me escreveste. Como posso ser uma criança incapaz de dirigir os meus assuntos se (tu), papai, me promoveste? Como pode ter acontecido que, apesar de ter crescido contigo, papai, desde que era pequeno, agora um servidor qualquer ou outras pessoas tenham conseguido afastar-me do afeto do meu pai? Assim dirijo-me ao teu encontro imediatamente, para tratar contigo, papai, da minha infelicidade."



No flanco oriental de Shamsi-Adad, os soberanos de Eshnunna e de Elam não deixavam de trabalhar. Uma carta dirigida a Shamsi-Adad por um vassalo de Susarra informava-o da presença de um exército de 12.000 homens do soberano elamita Shiruktuh. Dadusha, que sucedeu o irmão Naram-Sin no trono de Eshnunna, reclamou para si a vitória sobre Ishme-Dagan e a conquista de Arbil e de outras cidades na região. Depois da morte do pai, Shamsi-Adad, Ishme-Dagan foi derrotado apesar das certezas que dera ao irmão de que mantinha "em respeito" aos elamitas e o seu aliado Ibal-pil-El, rei de Eshnunna. Shubat-Enlil caiu diante dos elamitas e os exércitos de Elam e Eshnunna combateram no país de Idamaraz, ao norte da Síria. Nessa época Zimri-Lim reconquistou o trono de Mari, à frente do qual se manteve até pouco antes de Mari ter sido definitivamente arrasada por Hamurábi em 1757 a.e.c.



Mari durante o reinado de Zim-Lim

A destruição de Mari pelas mãos de Hamurábi paradoxalmente a preservou para os arqueólogos. A cidade foi abandonada e as ruínas do palácio de Zimri-Lim, cobertas pelo desmoronamento do piso superior, foram salvas dos construtores posteriores. A entrada do palácio de Mari era voltada para o norte. Um amplo portão conduzia, através de um pequeno pátio, para outro pátio muito maior com um compartimento que podia ser a sala do trono ou um santuário, rodeado por uma ala de degraus de escadas.

As pinturas murais mostram pelo seu estilo que esta parte do palácio foi construída antes de 2000 a.e.c. e habitada durante mais de 250 anos. Sob o palácio de Zimri-Lim havia outros mais antigos pertencentes aos soberanos da dinastia primitiva de Mari. Na área ocidental havia outro grande pátio, decorado também com pinturas murais. O painel da peça central representa o rei a receber os símbolos de realeza das mãos da deusa Ishtar, e do outro lado aparecem árvores altas, figuras divinas e animais mágicos. No lado sul do pátio havia duas habitações amplas de aproximadamente 25 m de comprimento cada uma. O local exterior continha uma grande estátua de uma deusa agarrando uma jarra, à qual a água chegava através de um orifício na base da estátua. No extremo ocidental da segunda habitação há uma plataforma em que provavelmente se apoiava o trono real, e no extremo oposto, uns degraus conduziam a uma pequena cela. Aos pés das escadas encontrou-se uma estátua derrubada de um soberano anterior de Mari. Ao redor destes alojamentos oficiais havia armazéns, oficinas, cozinhas e salões.

Em Mari foram encontradas mais de 20 mil tabuinhas, das quais foi publicada uma quarta parte que oferece um retrato detalhado da vida da época. As povoações viviam sob a ameaça constante dos belicosos membros das tribos nômades, alguns dos quais se encontravam integrados no exército, enquanto a outros se oferecia um suborno ou eram encurralados pela força. Os iammitas (chamados por vezes benjaminitas, que significa literalmente "filhos do sul") e os sutus eram os que mais problemas causavam. Também se destacavam os hapirus, um grupo de bandidos. Quando os textos foram decifrados pela primeira vez, sugeriu-se, parece que erradamente, que esses hapiru eram os antepassados dos hebreus.

Os exércitos rivais lutavam entre si com freqüência. Os cercos eram comuns e mencionam-se exércitos com dez ou vinte mil homens. Os carros a cavalo, que dominaram as campanhas dos milênios seguintes apareceram pela primeira vez no início do segundo milênio a.e.c. O cavalo tinha sido domesticado havia mais de dois mil anos na Rússia, e nos estratos do Calcolítico e da Idade do Bronze foram encontrados restos de ossos em Israel e Turquia. Há referências ocasionais a cavalos nos textos escritos antes de 2000 a.e.c., mas os cavalos não se tornaram animais comuns até alguns séculos depois, quando são encontrados no Oriente Médio, no Egito e na Europa. A princípio os cavalos eram montados como os asnos, e controlados com anéis nasais como se fossem bois. Contudo, o desenvolvimento do freio (um pouco antes de 1700 a.e.c.) e a introdução das rodas radiais, rápidas e sólidas fizeram dos carros de cavalos uma formidável arma de guerra.

As informações sobre a vida no palácio de Zimri-Lim são muito pormenorizadas, já que o rei mantinha correspondência com os seus funcionários sobre os assuntos mais variados: um leão foi capturado no telhado de uma casa e enviado em uma jaula de madeira a Zimri-Lim; era preciso consertar as margens de um canal; uma praga de gafanhotos chegou a Terqa e o governador os capturou e enviou ao rei. Em outra carta, Zimri- Lim escreve à sua esposa, prevenindo-a contra uma epidemia na família:



"Disseram-me que Narina sofria de uma doença e que, como está muitas vezes no palácio, contagiaria todas as mulheres que estão com ela. Dê, portanto, ordens estritas. Que ninguém beba da taça que ela usar; que ninguém se sente no assento que ela emprega; que ninguém se deite no leito que ela usa para que não se contagiem todas as mulheres que estão com ela. É uma doença muito contagiosa".



O rei possuía uma geleira onde armazenava o gelo trazido das montanhas para resfriar as bebidas nos meses de verão. As tabuinhas também nos informam da comida e bebida servidas na mesa real e das tarefas dos serventes palacianos, que incluíam trabalhos de tecidos, tapetes e metal. Fiar, tecer, cozinhar, cantar e tocar instrumentos musicais eram atividades desempenhadas pelas mulheres, mas havia também mulheres escribas e até uma mulher médica.

Não é de estranhar que a religião desempenhasse um papel importante. Regularmente celebravam-se rituais religiosos, oferendas aos deuses, recitações e salmos durante os festejos, e cerimônias para aplicar os espíritos dos mortos. Antes de tomar qualquer decisão com conseqüências consultavam-se os auspícios, o mais comum dos quais era o exame do fígado de uma ovelha previamente sacrificada. Esta ciência era muito desenvolvida, e mil características do fígado davam origem a diferentes prognósticos. Em Mari foram encontrados modelos de fígados feitos com argila, gravados com predições deste tipo, que provavelmente foram usados como referências. Um templo bem conservado e o zigurate de Tell dão uma idéia da proeminência da religião na época. Ambos dominam a cidade enquanto o palácio se esconde à sua sombra.



O levante e Palestina

As tabuinhas de Mari e, em menor medida, as encontradas nas margens do Orontes em Qatna e Alalah clarificaram os acontecimentos na parte ocidental. Os dois reinos principais foram Yamhad, com a sua capital, Alepo e Qatna, mas mencionam-se também cidades como Ugarit e Hazor. No final do terceiro milênio produziu-se uma decadência nos povoados urbanos do Levante e da Palestina. Mas em 2000 a.e.c., que é considerado o começo da Idade do Bronze, mudou a tendência. Segundo as fontes egípcias da época, no reinado de Amenemhat I (1991-1962 a.e.c.) o viajante egípcio Sinuhe visitou o território asiático, habitado principalmente por tribos nômades. Contudo, os "textos de execração" da XII dinastia relatam algo de muito diferente. Essas figuras e vasilhas de argila levavam inscrições com os nomes dos rebeldes e dos inimigos do Egito, e eram ritualmente destruídas. Um grupo mais antigo destas incluía os nomes de Jerusalém, Ashkelon, Beth-Shan e Biblos. Outras, cem anos mais recentes, demonstram o florescimento da maior parte das cidades cananéias. Surpreendentemente, não se menciona a cidade de Meggido, talvez porque esta mantinha fidelidade ao Egito. Os nomes dos soberanos de quase todas estas cidades eram semitas ocidentais. As listas mais antigas registram mais de um soberano por cidade, mas não as mais recentes, o que pode ser prova da passagem de uma organização tribal para uma urbana.

A arqueologia ajudou a completar este quadro. Aproximadamente depois de 1800 a.e.c., quase todas as povoações da Idade do Bronze no Levante - incluindo não apenas as grandes cidades, mas também povoações de menos de um hectare de superfície - eram fortificadas. Típica do estilo das fortificações era a alvenaria "ciclópica", que empregava pedras de mais de dois ou três metros de comprimento, e com um peso superior a uma tonelada. Fora da muralha existia um declive empinado, chamado glacis, feito de terra e pedras e coberta com uma camada de gesso fino endurecido. Servia provavelmente para evitar que as muralhas fossem cavadas, e como proteção contra aríetes e escadas. Em certo momento as muralhas de Qatna cercaram uma praça de um quilômetro de largura, com plataformas fixa de altura variando entre 12 e 20 m. Os muros da casamata e as portas com câmaras triplas acrescentavam uma proteção adicional.

As escavações em Ebla, Shechem e Hazor revelaram templos com torres-fortaleza (templos de Migdad) que foram o protótipo dos templos da Idade do Bronze tardia que, por sua vez, serviram de modelo do Templo de Salomão.

O Levante era uma área de encontro de influências egípcias e mesopotâmicas, embora faltem provas concretas que relacionem os reinados dos soberanos egípcios com os mesopotâmicos. Em algumas estátuas de Megiddo, Qatna e Ugarit foram encontradas inscrições dos soberanos egípcios do Reino Médio. Os habitantes de Biblos gozavam também de boas relações com os egípcios, escreviam os nomes semíticos dos seus reis com escrita hieroglífica e adotaram o título egípcio de "governador". Quando se deu o colapso do Reino Médio, no início do século XVIII a.e.c., aumentou a importância das influências provenientes do Norte e do Leste. Um século depois, o Norte do Egito estava em poder dos hiksos, descritos como "os senhores de um país de colinas estrangeiro", estreitamente relacionados com os habitantes da Palestina do período médio III da Idade do Bronze. Talvez a realização mais surpreendente da Palestina deste período médio tenha sido a invenção do alfabeto, cujo uso se estendeu na Idade do Bronze tardia.



Hamurabi, rei da Babilônia

A figura mais destacada de princípios do segundo milênio a.e.c.. foi Hamurabi, o rei da Babilônia que reinou entre 1792 e 1750 a.e.c. Paciente, mas ambicioso; cauteloso, mas resoluto, criou um império que, apesar da sua curta vida, transformou a perspectiva histórica da Mesopotâmia. A Babilônia converteu-se em centro político, cultural e religioso. Segundo os nomes dos anos de Hamurabi, capturou Uruk e Isin em 1787 a.e.c.. e lutou contra Rapiqum e Malgium em 1784 a.e.c. Um contrato datado de 1783 faz pensar que naquele tempo Hamurabi era vassalo de Shamsi-Adad.

De acordo com a sua cronologia, durante os vinte anos seguintes Hamurabi dedicou-se a construir templos e canais, mas no vigésimo nono ano do seu reinado afirma ter vencido uma coligação de Elam, Subartu, Gutium, Eshnunna e Malgium. No ano seguinte, em 1763 a.e.c., conquistou Larsa com a ajuda de Mari e Eshnunna, pondo fim ao longo reinado de Rim-Sin I. Dois anos depois derrotou Mari e destruiu-a em 1757. Em 1755 capturou Eshnunna desviando as águas da cidade, apoderando-se assim da sua última rival na Mesopotâmia. No prólogo do seu código, Hamurabi enumera os deuses e as cidades que o apoiaram, de Mari e Tuttul, no oeste, a Assur e Nínive, nas margens do Tigre, e Ur, Eridu e Girsu, no sul.



As quase 150 cartas preservadas que tratam da administração de Hamurabi em Larsa mostram o seu interesse pela marcha dos assuntos quotidianos das cidades conquistadas e deixam ver que delegava poucas responsabilidades. É recordado, sobretudo, pelo seu código de leis. Outros códigos de leis antigos que seguem de perto seu modelo foram promulgados por Shulgi de Ur, Lipi-Ishtar de Isin e Dadusha de Eshnunna. Hamurabi descreveu assim os objetivos do seu código:



"Fazer que a justiça prevaleça no país, destruir o perverso e o mau, que o forte não oprima o fraco".



A seguir aconselha os que fazem justiça a examinar o código e a buscar a sentença apropriada ao caso. Na verdade, há poucas provas de que o código tivesse sido usado para desfazer a injustiça, se excetuarmos uma menção ocasional em um documento legal de uma estela que parece do próprio Hamurabi. Os 282 artigos do código tratam muitos aspectos: direito mercantil e privado, da propriedade, da legislação sobre escravos, das tarifas, preços e salários, mas como código não se pode dizer que seja nem completo nem exaustivo.

As leis de Hamurabi pressupõem uma visão idealizada da sociedade da antiga Babilônia. No alto estava o rei, que podia e de fato intervinha em todos os assuntos do reino. Por baixo dele havia três grupos sociais: os avnlum (homens em acadiano) ou homens livres; os muskhenum, cujo estatuto concreto é desconhecido, mas que dependiam de certo modo do Estado, e os wardum ou escravos. Os escravos podiam, contudo, ter propriedades privadas e com freqüência parece que tinham uma vida mais fácil que a de alguns membros da awilum, que se viam obrigados a vender a si mesmos e aos filhos como escravos para saldar suas dívidas. O juro médio dos empréstimos era de 33 por cento se fosse cavada, e de 20 por cento no caso da prata. O awilum também tinha responsabilidades perante o Estado e por vezes devia pagar impostos e cumprir o serviço militar no exército real. A morte de um awilum, a sua propriedade era dividida entre os filhos, e deste modo as propriedades diminuíam ainda mais. O equilíbrio econômico exato entre o templo, o palácio e os cidadãos privados é difícil de estabelecer com as fontes que possuímos. Em geral, os palácios adquiriram maiores atribuições nas cidades da antiga Babilônia e o poder dos reis sobre os templos não derivava tanto da sua condição de sumos sacerdotes como do aumento do seu poder secular. Esta evolução reflete-se também na adoção cada vez mais difundida de títulos laicos, embora os soberanos continuassem a reivindicar para si uma designação e um apoio divinos.

Na medida em que aumentou o poder do palácio, expandiu-se o setor privado na agricultura, indústria e comércio, como demonstra o crescente número de contratos, de empréstimos e de vendas de propriedades entre particulares nos períodos de Isin-Larsa e da antiga Babilônia.



Os sucessores de Hamurabi

O trono de Hamurabi passou sem nenhum incidente para o seu filho Samsuiluna. Contudo, em 1742, no nono ano do seu reinado, Rim-Sim II de Larsa, um rival do Sul, ocupou Nippur. No ano seguinte Samsuiluna recuperara o controle sobre a cidade. Dois anos depois, em 1739, a desgraça aconteceu no Sul da Mesopotâmia. As tabuinhas de Nippur mostram que se produziu uma crise econômica e aumentaram as vendas de terrenos e de dignidades sacerdotais. Pode ser que um dos motivos fora o fato de que Samsu-iluna desviara as águas do Eufrates ao sul da Babilônia para obrigar Rim-Sin a se render. O nome do décimo primeiro ano de Samsu-iluna faz referência à destruição das muralhas de Ur e de Larsa, e as escavações em Ur provam que a cidade foi efetivamente arrasada nessa época. A derrota final de Rim-Sin deu-se em 1737.

Nippur sobreviveu à crise, mas 20 anos depois também foi abandonada e, como as cidades mais meridionais, esteve desabitada durante vários séculos.

Segundo uma tradição tardia, a primeira dinastia de Sealand exerceu o seu domínio no Sul, mas até agora não se encontrou nenhuma prova textual ou arqueológica da sua presença nesta região naquela época. A dinastia amorréia da Babilônia, contudo, sobreviveu e dominou as cidades nas margens do Eufrates quase até Mari. Rio acima, o reino independente de Hana floresceu depois da destruição de Mari. A sua capital era Terqa, cidade que tinha sido antes governada por Mari. O achado de cravo em um recipiente de cerâmica encontrado em Terqa durante a escavação de uma modesta casa prova a existência de vínculos comerciais entre a Mesopotâmia e o Extremo Oriente, já que o lugar originário de cultivo do cravo nessa época eram as índias Orientais, e só muito depois foi introduzida na África oriental.

No último século do domínio da antiga Babilônia não aparecem menções de campanhas militares nos nomes dos anos. No entanto, a este último período, em particular ao reinado de Ammisaduqa (1646-1626 a.e.c..) foram atribuídos dois importantes documentos, o édito de Ammisaduqa e as tabuinhas de Vênus. O primeiro era um decreto real do primeiro ano de reinado de Ammisaduqa, pelo qual se cancelavam as dívidas pessoais dos awilum, o grupo social que se tinha formado no reinado anterior. Soberanos precedentes, incluindo o próprio Hamurabi, tinham publicado decretos semelhantes de apoio às atividades econômicas do Estado.



As tabuinhas de Vênus, que datam ao que parece do reinado de Ammisaduga, já que nelas aparece a referência a um dos nomes de ano deste rei, são uma coleção de observações sobre o nascimento e o ocaso do planeta Vênus. A ordem de sucessão descrita nas observações só pode ter lugar em certos sítios e repete-se aproximadamente em intervalos de 60 anos. Podem assim datar-se com diferenças de 60 a 120 anos os reinados de Ammisaduqa e dos outros reis da dinastia. A cronologia média situa o reinado de Hamurabi entre 1792-1750 a.e.c.; a cronologia alta, cada vez mais considerada, situa-o em 1848- 1806 a.e.c.; e a cronologia baixa, adotada outrora por muitos especialistas que trabalhavam na Anatólia e no Levante, mas com poucos seguidores hoje em dia, coloca o reinado de Hamurabi entre 1728-1686 a.e.c.. Há que não perder a esperança de que no futuro se encontre, entre as tabuinhas do período, alguma referência a um fenômeno astronômico de datação mais certa, como um eclipse. Talvez as investigações no Levante permitam proximamente estabelecer uma correlação entre a ordem de sucessão mesopotâmica e a mais confiável cronologia egípcia.



As migrações de povos no Oriente Médio, que tinham causado conflitos entre os amorreus e hurritas e as populações da Mesopotâmia, continuaram com o aparecimento de novos povos, tal como se recolhe nos textos babilônicos. No nono ano do reinado de Samsuiluna, são mencionados pela primeira vez os cassitas, enquanto no princípio do século XVI a.e.c.. os hititas deixaram a sua marca na Mesopotâmia. Em 1595 a.e.c. o rei hitita Mursili desceu pelo Eufrates e saqueou Babilônia, pondo fim à primeira dinastia da Babilônia, depois do qual se entra em uma idade obscura de 150 anos, de que pouca informação se dispõe.




Fonte: http://www.historia.templodeapolo.net/fatos_ver.asp?cod_fato=237&value=O%20com%C3%A9rcio%20e%20a%20guerra%20na%20Mesopot%C3%A2mia&civ=Civiliza%C3%A7%C3%A3o%20Babil%C3%B4nica&per=Idade%20Antiga&sub=Antiguidade%20Oriental#topo