3.3.15

Fossilização



Fossilização: processo de formação de um fóssil

O que é, importância histórica, como ocorre, formação de um fóssil, definição, resumo, petrificação
O que é (significado)
Fossilização é um conjunto de processos que transformam restos de um organismo (animal ou vegetal) em um fóssil.


Como ocorre (processos)

1. Mineralização

A fossilização pode ocorrer por mineralização (também conhecida como petrificação). Neste processo, o corpo do animal ou o vegetal é coberto, rapidamente após a morte, por matéria mineral e sedimentos finos. Depois da decomposição, os restos orgânicos duros (ossos e dentes, por exemplo) são petrificados pelos sedimentos minerais. Ao serem achados e abertos por arqueólogos ou paleontólogos, podem ser encontrados os restos preservados e petrificados.

2. Moldagem

A fossilização pode ocorrer também pelo processo de moldagem. É parecido com a mineralização, porém os restos orgânicos desaparecem com o tempo, ficando apenas um molde dos ossos, dentes, ou carapaças dos animais.

3. Marcas

Outro processo, talvez o mais encontrado na natureza, é a formação de marcas. Seres humanos ou animais que andaram por determinados tipos de solos, deixaram pegadas. Estas, podem ter sido conservadas por milhares de anos, a partir da constituição do solo ou fatores climáticos. Estas marcas revelam informações importantes, principalmente relativas a circulação e deslocamentos de grupos de pessoas e animais.

4. Conservação em âmbar



Embora alguns cientistas não considerem um tipo de fossilização, a verdade é que a conservação de material orgânico em âmbar é também muito importante para a ciência.

O âmbar é uma resina produzida por algumas plantas. Insetos e aracnídeos de pequeno porte, por exemplo, tiveram seus corpos envolvidos em âmbar no passado remoto. Esta resina conservou estes corpos, que chegaram até os dias de hoje praticamente intactos.

Importância da fossilização


A fossilização é de extrema importância para o estudo de épocas antigas, pois se constituem ótimas fontes de pesquisa, principalmente da Pré-História. Historiadores, arqueólogos e paleontólogos podem extrair muitas informações valiosas para o estudo de uma determinada época. A fossilização é como se vestígios históricos fossem preservados no tempo, para que nós, na atualidade, pudéssemos desvendar como era a vida dos homens e animais no passado distante.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/fossilizacao.htm
INTERCEPTOR G5

Clique na imagem do Youtube abaixo para ir direto ao canal.
Inscreva-se: