13.8.15

Batalha de Waterloo


A Batalha de Waterloo selou o fim do Império de Napoleão Bonaparte em 1815.





A Batalha de Waterloo, ocorrida em 1815, marcou o fim da Era Napoleônica




As guerras napoleônicas transformaram o mapa geopolítico da Europa em pouco mais de dez anos. Tendo tornado-se imperador da França em 1804,Napoleão Bonaparte deflagrou seus principais combates após esse ano. Em 1805, travou duas batalhas célebres: a Batalha de Trafalgar, contra a Inglaterra, no mar, e a Batalha de Austerlitz, contra uma coalizão de russos e austríacos, no continente.

A primeira (Trafalgar) dessas duas batalhas foi perdida, sobretudo em razão da genialidade do Almirante Nelson, comandante das frontas inglesas. A segunda (Austerlitz) selou o triunfo de Napoleão sobre o continente europeu, haja vista que o exército francês massacrou o número superior de soldados austríacos e russos.

Entretanto, após quase dez anos exercendo a hegemonia político-militar no continente europeu, o Império Napoleônico passou a sofrer vários problemas de ordem social e econômica. As guerras travadas em todo o continente contra espanhóis, austríacos, russos, ingleses, entre outros, eram dispendiosas e desgastantes. Além disso, o empenho contra a Inglaterra, expresso no Bloqueio Continental, agravava ainda mais a situação. Napoleão passou a ser pressionado pela NaçãoFrancesa, a partir de 1813, a abandonar o cargo de imperador.

Em 1814, Napoleão abdicou do trono e exilou-se na ilha de Elba. Entretanto, acabou fugindo desse local e retornando, triunfalmente, para a França, mobilizando novamente seus exércitos para exercer o que ficou conhecido como o Governo do Cem Dias. Em junho de 1815, Napoleão tentou dar seu “golpe final” contra as potências inimigas no Império Francês: foi deflagrada, em Waterloo, na Bélgica, a batalha que poria fim às guerras napoleônicas.

O marechal Wellington, liderando os ingleses e com o auxílio do exército austríaco, submeteu a uma desoladora derrota o exército napoleônico. A derrota em Waterloo pôs um ponto final nas conquistas, nos projetos e nas elucubrações de Napoleão Bonaparte. O imperador teve que abdicar mais uma vez e, mais uma vez, exilar-se. Dessa vez, na ilha de Santa Helena, onde morreria em 1821.

Veja o que reitera o pesquisador Marco Mondaini:

“Com a derrota final de Waterloo e a segunda abdicação de Napoleão depois do Governo dos Cem Dias, em 22 de julho, a experiência do expansionismo imperial francês chega ao fim com uma situação de desastre nacional. Porém, por mais catastrófica que tenha sido a derrota, ela não conseguiu anular aquela que talvez tenha sido a principal obra do Império Napoleônico, apesar das graves contradições presentes no seu projeto.” [1]

NOTAS

[1] MONDAINI, Marco. Guerras Napoleônicas. In: MAGNOLI, Demétrio. (org). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2013. p. 189-287. p. 212.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com/historiageral/batalha-waterloo.htm

INTERCEPTOR G5

Clique na imagem do Youtube abaixo para ir direto ao canal.
Inscreva-se: