10.9.17

Você sabia que o primeiro mouse de computador era de madeira? Aqui está a história do mouse de Douglas Engelbart



Hoje, o mouse é um dispositivo de entrada essencial para todos os computadores modernos, mas não faz tanto tempo que os computadores não possuíam nenhum mouse e nenhuma interface gráfica do usuário. Os dados foram inseridos digitando comandos em um teclado. O mouse foi inventado por Douglas Engelbart em 1964 e consistiu em uma concha de madeira, placa de circuito e duas rodas metálicas que entraram em contato com a superfície em que estava sendo usado.

O primeiro rato do computador foi concebido no início dos anos 1960 por Engelbart, então diretor do Centro de Pesquisa de Aumentação (ARC) no Stanford Research Institute (SRI) , em Menlo Park, Califórnia.



Douglas Engelbart em 1984, mostrando o primeiro mouse e um novo.



O mouse era apenas um pequeno pedaço de um projeto muito maior, iniciado em 1962, com o objetivo de aumentar o intelecto humano. No momento da invenção do mouse, Engelbart já estava explorando possíveis formas de as pessoas aumentar sua capacidade para resolver problemas complexos por quase uma dúzia de anos. Engelbart e William (Bill) English (um colega de Engelbart e o fabricante do mouse) imaginaram solucionadores de problemas usando estações de trabalho auxiliadas por computador para aumentar seus esforços. Eles exigiram a capacidade de interagir com exibições de informações usando algum tipo de dispositivo para mover um cursor ao redor da tela. Havia vários dispositivos em uso, ou sendo considerados para uso: a caneta leve, joysticks, etc. Os autores, no entanto, estavam procurando o melhor e mais eficiente dispositivo.

Eles se aproximaram da NASA em 1966 e disseram, vamos testá-los e determinar a resposta de uma vez por aí. Com o financiamento da NASA, a equipe desenvolveu um conjunto de tarefas simples e agendou um grupo de voluntários ao fazer essas tarefas com os vários dispositivos. Por exemplo, o computador geraria um objeto em uma posição aleatória na tela e um cursor em outro lugar. Eles cronometraram quanto tempo demorou os usuários a mover o cursor para o objeto. Ficou rapidamente claro que o mouse fora executado todos os outros. Dispositivos como a caneta leve simplesmente demoraram muito tempo, exigindo repetidamente que o usuário pegasse o ponteiro e chegasse até a tela, o que era muito cansativo.



Inventor Douglas Engelbart segurando o primeiro mouse do computador, mostrando as rodas que fazem contato com a superfície de trabalho.



Em 1964, o primeiro protótipo do mouse do computador foi feito para usar com uma interface gráfica de usuário (GUI), 'janelas'. O mouse original tinha o cabo na frente, mas eles rapidamente o moviam para a parte de trás para tirá-lo do caminho. Era um dispositivo mecânico simples com dois discos montados perpendicularmente na parte inferior. Você pode inclinar ou balançar o mouse para desenhar linhas horizontais ou verticais perfeitamente retas. Engelbart solicitou uma patente em 1967 e recebeu como um cedente de SRI para a casca de madeira com duas rodas de metal em 1970, descrevendo-a no pedido de patente como um "indicador de posição XY para um sistema de exibição". "Foi apelidado de mouse porque a cauda saiu do fim", revelou Engelbart sobre sua invenção.



Primeiro mouse de Doug Engelbart.



No início de 1967, Engelbart e Bill English publicaram um artigo, discutir este teste também se referiu a um dispositivo de "controle do joelho" que parecia promissor. Esse dispositivo baseava-se na observação de Engelbart de que o pé humano era um controlador muito sensível do acelerador em carros. Eles descobriram que o joelho ofereceu um controle ainda melhor em ligeiros movimentos em todas as direções. Em testes, ele superou o mouse por uma pequena margem. Um dispositivo de amostra foi preparado pelo laboratório da Engelbart para mover o cursor na tela de exibição.



Concorrente do joelho no mouse.



Depois que Engelbart teve a ideia, contratou Bill English, que trabalhava em outro laboratório da SRI, para fazer o design da ferragem. Posteriormente, o grupo se juntou a Jeff Rulifson, que fez uma grande diferença na qualidade do software envolvido.



Bill English, o engenheiro principal da Engelbart, testando o primeiro mouse e teclado no escritório do ARC.



A primeira estação de trabalho de produção e o mouse foram feitos em 1967. O mouse tinha uma caixa de plástico em uma placa de base de metal. Embora o invólucro tenha sido projetado originalmente para que o cordão seja preso ao lado do pulso do dispositivo, é visto aqui com o cabo saindo da outra extremidade.



A primeira estação de trabalho de produção e o mouse.



O mouse, bem como outras tecnologias avançadas, foram demonstradas por Douglas Engelbart na famosa demonstração de tecnologias informáticas experimentais em 9 de dezembro de 1968. Na chamada " Mãe de todas as Demonstrações", Engelbart apresentou a introdução do mouse do computador, videoconferência, teleconferência , e-mail, hipertexto, processamento de texto, hipermídia, endereçamento de objeto e ligação de arquivos dinâmicos, bootstrapping e um editor colaborativo em tempo real.



Patente para o primeiro mouse do computador.



É interessante que o inventor de um dos dispositivos de interface de computador mais populares do mundo não tenha recebido royalties para sua invenção de mouse. Como ele recebeu a patente como um cedente da SRI, a SRI licenciou a Apple por algo como $ 40000, o que foi ridículo. Engelbart não recebeu nada!




O primeiro mouse sem fio foi enviado em setembro de 1984, com o computador Metaphor de David Liddle e Donald Massaro, ex-engenheiros da Xerox PARC. O computador também possuía teclado e teclado de função sem fio. O mouse foi construído para a Metáfora pela Logitech e usou sinais infravermelhos (IR) para transmitir dados de mouse para o computador. O problema com os dispositivos que utilizavam a tecnologia IR era que, para funcionar, eles precisavam de uma clara linha de visão entre o mouse e o receptor do computador, um problema potencial em uma mesa desordenada. Por isso, ratos sem fio não conseguiram tração até que este problema fosse resolvido. Isto foi realizado substituindo IR por comunicações de radiofrequência (RF).

Fonte: http://www.vintag.es/2017/01/did-you-know-first-computer-mouse-was.html